Por que a Apple chamou o novo iPad apenas de “novo iPad”?
Uma das coisas que chamou a atenção de muitos ontem foi o fato da Apple ter optado por tirar qualquer numeração do nome do iPad, chamando-o simplesmente de “iPad“. Com isso, ela adota a mesma linha de nomenclatura de seus outros produtos, como o iPod touch, o iMac, o MacBook, que são diferenciados apenas tecnicamente pela geração.
Mas por que ela fez isso?
O vice-presidente de marketing, Phil Schiller, explicou isso após a conferência de ontem. Em um comentário rápido para o The Wall Street Journal, ele disse que a razão é “porque não queremos ser previsíveis“.
De fato, todo mundo tenta adivinhar o nome do iPhone e do iPad antes de serem lançados (e alguns até perdem apostas por isso), e quando o nome não é como a maioria gostaria, muitos reclamam. O caso do iPhone 4S pode ser um exemplo disso, em que a decepção com a forma como ele foi chamado acabou tirando o brilho das várias novidades apresentadas pela empresa.
Para simplificar, a Apple passa a chamar o seu tablet simplesmente de iPad, acabando assim com especulações e expectativas antes dos lançamentos.
Outra mudança de nomenclatura que a Apple fez foi com a câmera traseira do iPad: agora ela adota um antigo nome, “iSight“. A câmera frontal continua se chamando câmera FaceTime, e isso deixa claro que há uma diferença de definição entre as duas. Provavelmente isso serve para evitar que muitos pensem que a câmera frontal também grave em 1080p ou faça fotos de 5 megapixels, coisa que não é verdade.
O engraçado é que antigamente o nome iSight era dado à webcam da Apple (e posteriormente às câmeras de vídeo dos MacBooks), que hoje se chamam “FaceTime”. Mudança de conceito.
Seja como for, o novo iPad veio com ótimas novidades e promete ser mais um sucesso de vendas, indiferente do nome que dermos a ele (nós aqui continuaremos a chamá-lo de iPad 3).
Afinal, o que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume… ;)