Confira algumas fotos feitas com a função Panorâmica do iOS 6 no iPhone 4S
Alguns leitores ficaram indignados com o fato da nova função de fotos panorâmicas só ser compatível com o iPhone 4S e com os novos dispositivos da Apple (iPhone 5 e novo iPod touch), mas a razão disto pode ser além da simples hipótese da obsolescência programada.
Confira algumas imagens feitas com o novo recurso.
O fato da função só ser compatível com o iPhone 4S pode ter uma boa razão: o sensor do aparelho é melhor que o dos modelos anteriores. A câmera do 4S foi a primeira a ter estabilizador de imagem, coisa que a do novo iPad não tem, e isso influencia diretamente na qualidade da imagem final (veja uma comparação entre o vídeo feito pelo iPhone 4 e o 4S). Como a captura da imagem panorâmica da nova função é feita em tempo real, é importantíssimo que haja o mínimo de desestabilização na imagem.
Veja como é feito o registro da foto panorâmica:
Como se vê, é preciso movimentar a câmera para registrar a amplitude da cena e mesmo com a marcação digital da seta branca (que deve seguir a linha central), é muito comum tremermos em certos momentos. Daí a importância de um sensor com estabilizador, presentes somente no iPhone 4S, iPhone 5 e novo iPod touch.
Confira algumas fotos feitas com o novo recurso. A primeira foi feita pelo nosso leitor Edinho (clique nas imagens para abri-las em tamanho maior):
Já estas outras duas foram feitas por Luigi Freitas, no museu da TAM:
Como se percebe, a técnica não é perfeita e apresenta falhas em alguns pontos, pois é preciso girar lentamente o aparelho para captar melhor a imagem. Será que com o iPhone 5 será diferente?
Se você não tem um dispositivo compatível com a função, não fique triste. Na App Store há boas opções de aplicativos que fazem fotos panorâmicas, como o Dermandar e o Photosynth, que funcionam em todos os aparelhos.
Ou então, você pode ativar a função do iOS 6 fazendo um pequeno hack, mas isto não é aconselhável.