Geohot volta à cena, e quer fazer jailbreak no seu carro
Quem é novo no mundo iPhone talvez não conheça o nome George Hotz, um jovem hacker apelidado de Geohot que, aos 17 anos, foi a primeira pessoa do mundo a desbloquear um iPhone e permitir que se instalasse aplicativos em um tempo que a App Store nem existia.
Ele fez história ajudando a criar diversos métodos de jailbreak, até se cansar do iOS e tentar outras plataformas, sendo o primeiro a desbloquear um PlayStation.
Isto lhe rendeu um grande processo nas costas por parte da Sony, o que lhe incentivou a fazer um rap de protesto.
Depois disso ele ficou mais calmo e chegou a trabalhar de estagiário no Facebook e no Google, mas não ficou muito tempo; ele prefere criar as próprias coisas do que trabalhar para os outros.
E sua última investida está desafiando os grandes da indústria tecnológica: está desenvolvendo em sua própria garagem um sistema barato de carros autônomos, que dirigem sem a intervenção humana.
A moda agora entre os gigantes da tecnologia é investir em carros que dirigem sozinhos. O Google é o que mais aparece nos noticiários, mas a Tesla (empresa de carros elétricos) e até a Apple estão realizando suas próprias pesquisas, criando uma corrida para ver quem levanta voo primeiro (fazendo uma alusão à época de Santos-Dumont).
O problema é que no momento elas estão realizando testes em protótipos caríssimos, usando equipamentos cujo custo impossibilita atualmente uma produção em série.
Geohot está desenvolvendo ele mesmo seu próprio sistema de carros autônomos, com a grande diferença que está usando sensores e câmeras de baixo custo, que podem ser adquiridos no mercado comum.
Em uma entrevista ao Bloomberg Business, ele mostrou como está o avanço de suas pesquisas, inclusive mostrando um carro dirigindo sozinho na estrada. Confira o vídeo (em inglês):
“Eu acredito que muitas empresas atualmente estão fazendo um trabalho realmente ruim.”
É impressionante ver que ele já chegou em um ponto que muitas grandes empresas ainda não conseguiram, mesmo investindo milhões.
O próprio CEO da Tesla, Elon Musk, procurou o jovem e lhe ofereceu um contrato milionário para desenvolver e incorporar o seu sistema na atual solução da Tesla, o Mobileye. Geohot respondeu:
“Agradeço a oferta. Mas como eu disse, não estou procurando um emprego. Eu ligo para você quando eu aniquilar o Mobileye.”
Com o talento que tem, é bem possível que Geohot faça este mercado avançar alguns anos mais rápido com suas descobertas e experimentos.
O cara que mudou o iPhone (forçando a Apple a criar a App Store) pode também influenciar o modo como dirigiremos o nosso carro no futuro.