Notícias

[OFF] Sony quer processar geohot por ter criado o jailbreak no PlayStation

O assunto beira ao off-topic em um site sobre iOS, mas mesmo assim não tem como não comentar sobre esta notícia que atinge diretamente o primeiro e maior hacker do iPhone no mundo, George Hotz (mais conhecido como geohot), pois isso pode afetar até mesmo futuros jailbreaks do telefone da Apple.

Há tempos geohot declarou ter se afastado do mundo iPhone para se dedicar a sua nova paixão (apesar de ter surpreendentemente voltado à cena em outubro). Ele foi a primeira pessoa no mundo a conseguir quebrar a segurança do PlayStation.Depois que ele postou em seu site as chaves de segurança que permitem a qualquer um colocar programas independentes do console, a Sony entrou na terça-feira com um processo judicial contra o hacker, por violação de propriedade intelectual.

O pequeno gênio (que agora responde como ‘Especialista em Segurança’) respondeu aos advogados da multinacional rebatendo diversos argumentos dela, como o fato de que não fez o jailbreak especificamente para rodar jogos piratas ou dizendo que o pedido que eles fizeram (o de tirar da internet os códigos publicados por eles) é impossível.

Em uma entrevista à televisão, geohot afirma não estar com medo, mas apenas com a adrenalina alta com tudo isso. Se você entende bem inglês, pode conferir no vídeo:

O que interessa a todos nós é se ele continuará se empenhando ou não em soluções para o mundo iPhone, pois ele participou ativamente em 80% dos desbloqueios nos últimos anos. Ele leva apenas alguns dias para criar ferramentas que outros levam meses para tentar elaborar, e seria uma pena que um processo destes acabasse com seu interesse em descobrir as falhas de segurança dos dispositivos.

Mesmo que dependamos cada vez menos do jailbreak e do desbloqueio do iPhone, historicamente foi ele quem nos deu acesso à funções que só depois a Apple liberou, como o copiar e colar, o tethering e o ponto de acesso wi-fi.

dica do edlsdsolution e do Tales Pimenta

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ravem

    Sou fã dele. E não acho que ele vai desistir de tentar descobrir como quebrar segurança de equipamentos. Pode ser que ele faça apenas por prazer. O problema é que ele pode desistir de publicá-los.

    Aí sim seria um problema para nós.

    • Marcelo Fabiano

      concordo contigo

  • Douglas

    A micro$oft deveria contratar ele para trabalhar no windows. Quem sabe melhorava…

    • JanjaBoy

      Hahahahahah…… 😉

    • Jardel Mattos

      uihauhauihiuhua
      Verdade!!

  • Algus Helm

    Só o fato de rodar emuladores de outros consoles já é interessante…

    O que falta para o geohott é mulher isso sim…

    • IDimilson

      Não vem dando idéia…deixa o cara trabalhar hihihi

    • Maicon

      kkkk

  • Gerson

    Em breve será contratado…

    • ed

      Mas ele já trabalha no Google

  • SAMURAI

    KKKKKKKKKK, Algus Helm, acho que se ele arrumar mulher vai parar com os jailbreaks…

    • Déda

      Opa… mas isso é certeza!!!

  • Otávio Castro

    Na verdade não falta mulher pra ele não. Acompanhava-o no Twitter (ele acabou com sua conta) e vez ou outra ele postava fotos dele com a galera dele. Ele é um cara normal, com amigos, amigas, deve ter tido namoradas, deve beber igual a todo mundo. Só que, devido ao conhecimento que tem, suas distrações são outras. Enquanto uns gastam tempo jogando Angry Birds, o cara dibuia em cima de sistemas para tentar quebra-los. Cada macaco no seu galho. Nem por isso ele é melhor ou pior que ninguém. Ele tem um talento que tem que ser respeitado. Tomara que ele fique no mundo do iPhone/iPad/iPod Touch por muito tempo!

  • Bruno Costa

    ILex so corrige o texto e coloca empenhando ao invés de emprenhando… Depois pode apagar meu comentário

    • JanjaBoy

      É, se não ele estaria “grávido”.

      • PauloAndre

        kkkkkkk

      • Juaruh

        Não considero um erro de digitação e
        sim um ATO FALHO. Acredito que era
        exatamente isso que, a nível inconsciente, ele queria escrever! Eis um cara (Geohot) que estará sempre GRÁVIDO de IDÉIAS !

        Ato falho

        Acto falhado (português europeu) ou Ato falho (português brasileiro), lapso freudiano ou parapráxis, ou ainda a expressão latina lapsus linguae, é um erro na fala, na memória ou numa ação física que seria supostamente causada pelo inconsciente.

        Fonte : Wiquipedia

  • Jarbas Junior

    Bem… eu uso o meu iPhone totalmente original e pago pelos meus aplicativos, pq acredito q alguem teve o trabalho e merece ganhar por isso; certo que através do GeoHot a comunidade passou a ter acesso a funções que somente depois seriam liberadas pela Apple, entretanto ninguem morreria por esperar.
    Tbm uso o PS, totalmente original, tenho mais de 100 jogos, paguei por eles e acredito que da mesma forma, pessoas se envolveram com projetos pra que esses jogos existissem, e merecem ganhar por isso.
    Infelizmente no nosso pais, a política nos barra de obter muitos bens q desejamos, pois as tarifas são astronômicas, mas isso é culpa da Sony? Pq o PS3 é que paga por isso?…
    Desculpa os fãs do rapaz, mas pra mim, se vc mexe de qualquer forma em algu q esta escrito “Segurança” já mostra que vc tem má fé, pois ninguem aki é criança pra saber q se é seguro é pq não é pra mexer!
    Então pra mim, ele tinha q pegar Cadeia sim, e simples assim!

    Abraço a todos e desculpa qualquer coisa!

    • Concordo plenamente!!!

      Todos os meus apps e jogos do PS3 são originais (inclusive o Windows..uia!!).

      • Fábio

        Vocês conhecem a realidade do Brasil? Vocês já ouviram falar em exclusão digital? E em aumento das diferenças sociais?

        Parabéns por terem conseguido comprar seus mais de 100 jogos e aplicativos e viverem fora da pirataria.

        Acredito que de alguma maneira o pai de vocês deve ter ajudado a ter um meio de pagar por essas coisas. E os que não tem um pai desses?

        Abraço,

        Fábio

        • Tenho 43 anos e meu pai é falecido, não precisei da ajuda dele para comprar meus apps e jogos.

          Se você comprar algo pirata então você está cometendo uma contravenção.

          Mesmo não querendo assumir você sabe que a pirataria é errado.

          • Gustavo

            Concordo plenamente com Versuri. A pirataria é ilegal e deve ser combatida .E eu tb não peguei o dinheiro do meu pai para comprar os jogos. Não entendo , o pessoal vive querendo acabar com o narcotráfico, mas acho isto normal, pessoal acordem !!!!!!!!! Desculpem a sinceridade .

          • Evertonhxc

            Dúvido que vc não tenha nenhuma musica que vc baixou?

            Isso também é piratria.

        • Max

          Eu não tenho dinheiro pra comprar uma BMW, mas sempre quis ter uma. E não é por isso que vou comprar uma roubada ou roubar uma! Esse argumento de que não ter dinheiro para comprar as coisas não justifica a pirataria!

          • Max, esse é o melhor argumento.

          • Rafael Nogueira

            EXATAMENTE!!
            Achei perfeita a sua analogia!

          • Alexandre

            Vc nao pode ter uma BMW nao tenha, nada impede que vc compre peças nao originais para seu carro… Ou será que vc tambem nao compra peças paralelas? É quase que fazer um jailbreak no seu carro!!! Ou vc acha que o cara que projetou aquela peca nao merece ganhar por isso?

            • Max

              Cara, estava falando da pirataria, argumentando contra o cara acima que estava defendendo ela, e não do jailbreak. Concordo contigo!

        • Diego Felipe

          Meu querido. Cuidado com o que fala. Meu pai é falecido e tive muita dificuldade. Estudei em escola publica minha vida inteira e com estudos hoje tenho um bom emprego que me dá direito e capacidade para comprar tudo original (PS3 e seus jogos, iPhone e seus aplicativos, e até meu Windows é original) não culpe seus pais por aquilo que você é. Culpe somente a você mesmo.

        • Pedro

          A verdade é que se vc não pode pagar por algo, então não pode ter.

          A lógica é muito simples: Eu não posso comprar um carro mas nem por isso vou roubar o seu. Eu não posso comprar uma casa mas nem por isso vou roubar a sua. Eu não posso comprar um iPod mas nem por isso vou roubar o seu. Eu não posso comprar jogos de um PS3 mas nem por isso eu vou… acho que você já entendeu =)

          É triste, é frustrante e é muito desagradavel você querer possuir algo mas não poder pagar. Mas nem por isso você pode ser mal carater e simplesmente roubar dos outros.

          Roubar é errado. Pirataria é roubo. Se você se aproveita da pirataria então vc é ladrão e é corrupto tanto quanto nossos políticos ou quanto a qualquer outro traficante ou bandido que podemos encontrar na rua.

          Dois pesos duas medidas? Não.

    • Eu penso que se eu paguei por um aparelho eu tenho direito de fazer o que eu quiser com ele.
      E ao meu ver ele fez o que ele quis. Ele não está ganhando nada com as brincadeiras dele (eu acho).

      É a lei da selva, quem pode mais chora menos. Se eles querem um sistema seguro que ninguem possa mexer, contrata o cara ai e pede pra ele achar o maximo de falhas possíveis.

      • Você pagou por um apareelho mas está sob um contrato da operadora e da Apple.

        Não estou dizendo que o Jailbreak é errado mas estou que abriu as portas para muitas pessoas que fazem coisas erradas.

        • A internet tb abriu as portas para muitas pessoas fazerem coisas certas e coisas erradas e nem de longe é uma coisa negativa.

          • PauloAndre

            BOA!

          • Comparar Internet com Jailbreak é tão profundo quanto comparar Televisão com uma Rodovia.

          • Quando alguém usa a internet para pedofilia ou outra coisa do genero também é preso, então o seu argumento está furado pois quem usa jailbreak para usar produtos piratas devera ser preso também.

        • Gleisson

          Uso tudo original, a única coisa que ainda não licenciei foi o winrar, pois já se passaram os 30 dias de trial. O fato e apesar de ter tudo original uso jailbreak, gosto de ter controle sobre os produtos que uso. No Windows gosto de fazer as coisas sem ficar restringido ao que a fabricante deseja. Se a questão e se o jailbreak permitiu que as pessoas fizessem coisas erradas, isso não muda muito para o mundo real ou qualquer outro cenário. Alguns querem vigiar a internet, mais não vigiam nem a própria casa.

          Um exemplo de jailbreak recente foi o kinect da Microsoft. Depois de ela ter visto os bons resultado não falou que era errado faze-lo, afinal você comprou um produto que e dono dele você ou a empresa que te vendeu.

          • PauloAndre

            use o 7zip. É free.

        • Não estou sob contrato nenhum, o unico papel que assinei foi o da nota fiscal. Após comprado eu posso abrir ele, colocar as peças de molho, transformar ele em um megatron(rsrs) etc… O mesmo com o software, desde que seja para meu uso, e não esteja ganhando dinheiro com isso. Claro isso no meu ponto de vista!

        • Quem ta falando que o criador do jailbreak errou ao faze-lo. Imaginem, se o jailbreak não existisse…Será que tería-mos o que temos hoje nos iOS4 ou superiores? Tipo, MyWi Multitasking …?

    • JanjaBoy

      Discordo em gênero, número e caso.
      Não misture Jailbreak com pirataria.
      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
      Jailbreak?
      Sim, por favor! 😉

      • Jailbreak não é pirataria mas abriu as portas para….

        • PauloAndre

          Concordo, Versuri. Mas esbarra numa série de coisas…

          Carro foi feito pra se dirigir dentro da Lei, mas muita gente faz mau uso dele.

          Arma de fogo foi feita não sei pra que (pra intimidar talvez), mas usam pra matar gente.

          a Internet foi feita pra ligar computadores, mas hoje é ferramenta usada por pedófilos.

          Não se pode deixar de criar carros, armas e acabar com a internet só porque fazem mau uso deles – ou vc discorda que esses três exemplos sejam ferramentas que possam ser utilizadas para o bem ?

          • Não querendo ser polêmico, mas não vejo outra utilidade para armas de fogo que não seja matar gente (e patos). 😛

            • PauloAndre

              td bem , o exemplo das armas foi foda… hehehehe

            • Daniel Borel

              po tem varias utilidades pra uma arma..
              fazer barulho pra assustar
              perfurar a parede pra colocar um prego
              desligar uma lampada 😀
              entre outros sauasuhahsuhasa

          • Alguém precisou fazer um jailbreak na internet? Só se for na China e quando faz é preso.

            Quando alguém usa a internet para pedofilia ou outra coisa do genero também é preso, então o seu argumento está furado pois quem usa jailbreak para usar produtos piratas devera ser preso também.

            • felipe

              e quando alguem usa o jailbreak para a pirataria também é preso!!

              JAILBREAK SIM. PIRATARIA NÃO

            • Paulo

              Acho que a analogia correta seria dizer que jailbreak é a arma e matar é a pirataria, nesse caso.

              Os que não fazem pirataria com jailbreak são os que dizem que usam só para intimidar. Agora as proporções estão certas…

              De acordo com essa teoria o iLex também acha que jailbreak só serve para pirataria 😉

        • JanjaBoy

          O gravador de CD/DVD também…. 😉

      • Marcus

        Jailbreak?
        Sim, por favor! (2)

      • Claudio Bauer

        Seus comentários são sempre muito sábios.

        Concordo plenamente com sua opinião.

      • Caio Haibi

        jailbreak nao eh pirataria eh legalizado nos eua, esses caras nao sabem o que falam

    • Meus caros, não sei se vocês entenderam, mais o que o Geohot fez foi desbloquear a plataforma do PS3 para que um usuário rode o que bem entender nele. Isso significa que a intenção principal dele, é que você possa instalar Linux, emuladores, ou um game ou app que você tenha desenvolvido ou baixado gratuitamente na internet.

      Além disso, o homebrew, através de aplicativos de outros hackers, possibilita que você faça backup de seus games originais para que evite estragar o disco original, e até mesmo rode o jogo mais rapidamente usando um HD externo ou interno.

      Não tem nada de ilegal em fazer isso: o video game é seu, você pagou. O jogo é seu você pagou. Se quiser rodar o que você bem entender nele, o problema é seu. Se você quiser piratear um jogo, a responsabilidade é sua, e não do GEOHOT. O usuário é quem faz sua escolha e quem viola as leis ou não.

      Imagina você ser um desenvolvedor de software, e a Microsoft ou Apple resolvem bloquear você de desenvolver seu próprio aplicativo????

      Sinceramente, acho a atitude da Sony mesquinha e irracional, e com certeza, isso queimou o filme da empresa com muita gente. O Xbox já foi desbloqueado , o Wii já foi desbloqueado, assim como várias outras plataformas de sucesso. Até onde sei a Nintendo ou a Microsoft não processaram ninguem por conta disso.

      Além disso, não adianta querer lutar contra algo na internet: eles podem até conseguir tirar o site do Geohot do ar, porém milhares de pessoas já copiaram todas as informações e já espalharam na internet de forma viral.

      • Hori

        O Video-game pode ser seu para o uso ao qual ele foi projetado. O que tem dentro dele, seja hardware e software não é seu em hipótese alguma. Para isso que existe patente e propriedade intelectual. Senão qquer um poderia comprar um programa qualquer descompilar, modificar e usar sem qquer problema. Ou o mesmo com um Video-game.

        • E qual o problema nisso?? O hardware não é meu? claro que é! Se eu quiser abrir e trocar o Hd eu posso. Se eu quiser desmontar ele todo e montar um robô, eu posso!

          O software não é de minha autoria, existem leis que protegem o autor, fato.

          Com certeza devem existir cláusulas que dizem a respeito do assunto em meio ao manual do console. Porém:

          1- não me foram apresentadas no momento da compra
          2- não assinei nenhum termo

          O mundo está passando por transformações, principalmente no que tange à tecnologia. Várias fronteiras já foram derrubadas, estamos em direção a um mundo mais livre. Um exemplo é o termo relacionado ao Jailbreak de celulares, que foi oficializado e liberado legalmente nos EUA.

          A Sony se mostrou um gigante ferido, achava que ninguem iria conseguir desbloquear o PS3. Ao invés de tomar proveito da situação, ela tenta bater de frente, o que já foi mais do que comprovado que não funciona.

        • André

          Como assim o hardware não é seu em hipótese alguma?! Avisem os rapazes do Will it blend URGENTE!!!

          • JanjaBoy

            Ôpa!! 😉

    • Rferreira

      “…se vc mexe de qualquer forma em algu q esta escrito “Segurança” já mostra que vc tem má fé…”

      Desculpe mas a meu ver, se o pensamento fosse este pra todo mundo, não estaríamos no nível tecnológico atual.
      Se exploram uma falha de segurança, é porque ela existe, posteriormente ela é reparada e este processo
      faz com que o sistema caminhe para a perfeição.

      Se você acompanhar a evolução do IOS vai ver que hoje é muito mais difícil de se conseguir um
      exploit.

      Não concordo e nem discordo de ninguém, cada um tem seu ponto de vista.

      Transpor barreiras significa evolução!

      • Jardel Mattos

        Tu tem razão!

        Somente assim ocorre e ocorreu a evolução.

    • TiãoGavião

      Depender cada vez menos do jailbreak?? Acho que não!!
      Concordo com vc tbem, só que: pagamos muito caro por algo que vem totalmente bloqueado para funções das mais basicas, por isso o Android tá crescendo, se a Apple não mudar sua politica vai ficar para trás. Sem jailbreak eu sou um que mudo para o Android, veja como a Apple vai perder só no meu caso, uso e comprei todos os equipamentos da Apple de Iphone a MacBook.
      Jailbreak não é só para Apps ou jogos cackeados, isso é o de menos, vc precisa conhecer para entender!! O Cydia tbem proporciona a desenvolvedores que ” entre aspas” a Apple não aceita seus trabalhos. São pagos, vc compra no Cydia, todos ganham com isso. Quem tem que mudar urgentemente sua politica é a Apple!!

    • Frederico

      Jarbas, não é assim que funciona as coisas, você tem sua parcela de razão, mas tem ver a coisa por outro ângulo.

      O Geohot não é culpado pela pirataria, assim como o dono da Tramontina não é culpado se alguém usa a faca fabricada por ele para matar alguém.

      Se é bem verdade que através do JB se tornou possível a pirataria, é verdade também que o desbloqueio do iOS acelerou sua evolução para tentar conter a debandada em função de recursos interessantes que não eram oferecidos nativamente.

      Admiramos a Apple e sua capacidade inovadora. Mas pense se realmente tudo fosse como o Jobs queria que fosse se hoje o iOS seria o que é.

      Talvez até seria, não posso julgar, mas é mais fácil pensar que a concorrência paralela forçou a Apple a evoluir, porque é assim que as coisas acontecem.

      Respeito demais sua opinião e é um direito seu defendê-la, e você não está errado não, apenas pense um pouco que é não é o Geohot, é sim a LIBERDADE a causa de todas as coisas. Mas uns a aproveitam para o bem; e outras para mau. É assim em tudo na vida, aqui também não seria diferente.

    • ed

      Dizer que jailbreak é pirtaria é ignorãncia. Meu iPhone é desbloqueado oficialmente e tds os apps tbm são devidamente comprados mas fiz jailbreak pra ativar e até melhorar recursos. O msm funciona pro PS3, coloca pirata quem tiver essa mentalidade, jailbreak pode customizar o sistema dele. Se fosse por isso acha q a Apple já não teria processado ele ?

  • Manoel Junior

    Bom, acredito que não vai dar muita coisa. O JB do iPhone já é legal no EUA, então acredito que o julgamento vai tomar isso como base.

  • “Todo indício de mal no bem é totalmente mal. 1/2 verdade é uma mentira inteira.”

    Ele pode ter feito grandes coisas liberando o Iphone e o PS3 porém se isso foi “do bem” eu não concordo pois foi através disso que veio a pirataria de apps e jogos PS3.

    Pra mim tem que ser preso mesmo!!!

    • Leonardo

      Opa, já que vamos prender o GeoHotz por fazer o jailbreak, com a intenção de personalização do aparelho, ir para cadeia pois alguns usam o mesmo para pirataria, então vamos prender quem inventou a internet, pois mesmo com as inumeras vantagens, ela transmite virus, muitas vezes com virus trabalhadores são roubados ao acessar sua contas bancarias via internet, alguns utilizao para pedofilia, e tudo mais.

      • TiãoGavião

        Acho que tem gente mais importante na fila, antes do GeoHot:
        Senadores, politicos, traficantes, contrabandistas e por ai vai!! Só o que vai de encontro a grandes empresas é crime, será?? Ou a preocupação é o lucro?
        Será que o que o GeoHot faz, vai afetar as pobres criançinhas?? Que vão ter uma idéia dubia sobre legalidade?? Vai afetar seu desenvolvimento, seu cerebro?? Agora fiquei com medo!

  • Jarbas Junior

    Bem.. entaum a partir de hj, vamos comprar iPhone sem iOS… pq se só oq vale é o aparelho, acredito q ele vá ser um ótimo peso de papel!

    e não se espantem se os softwares ficarem cada vez pior, pq ninguem trabalha “oficialmente” para melhora-los, ou os suportes das empresas ficarem cada vez pior, pq elas só lucrariam com o aparelho mesmo!

    Outra, oq levaria a Apple a criar uma App Store, e revolucionar o mercado se só o aparelho é o interessa?

    Bem… esse papo de posso fazer oq eu quiser com o aparelho é furada, sabemos que software é propriedade intelectual, e se a lei diz que é crime burlar isso, nem eu nem vc estamos acima da lei!

    Felizmente estamos num pais que leis existem, mas não funcionam… se não fizemos nossa parte isso aki nunca será um primeiro mundo.

    Abraço a todos!

    • Rafael Figueiredo

      Palmas.

      Não sei se você chegou a ler o que a DMCA fala, mas ela basicamente assegura os direitos do consumidor em usar todo o potencial de seu aparelho, mesmo que para isso o consumidor tenha que utilizar-se de meios não oficiais.

      Esse papo furado de que no Brasil as leis não funcionam não cola, cometa um crime contra a propriedade intelectual de alguém e espere pra ver.

      Nunca seremos um país de “primeiro mundo” enquanto houver pessoas que acreditem que tudo que vem de fora é melhor. Já tá na hora de acabarmos com essa “síndrome” de cachorro vira-lata que a colonização deixou na nossa sociedade.

      O jailbreak faz parte do processo de melhoramento dos sistemas operacionais, afinal, é com ele que as empresas se vêem forçadas a liberar funções que os usuários acham úteis.

  • marcos augusto

    Usar o jail break é ilegal? ter o desbloqueio tb é ilegal ? quem disse que se eu desbloquear meu iphone vou comprar ou estimular a pirataria ? eu acho que eles deveriam sim continuar a fazer i jail braik eo desbloqueio , pq é atravez deles que a apple introduz mudanças nos nossos iphone , por que senao estarimos sem muitas conquistas como ja foi dito na materia acima. Agora fazer ou nao jail braik ou desbloquear o seu iphone é uma descisao pessaol , o que nao deve ser incentivado é a pirataria isso sim é crime no meu ver …

    • Você acha realmente que a Apple só adicionou essas funções depois que houve o jailbreak? Quantosn apps do Cydia causam problemas com a bateria, temperatura, GPs, etc.

      Repetindo, jailbreak não é pirataria mas abriu a porta para isso também.

      • PauloAndre

        eu não só acho, eu tenho certeza.

      • Abel

        Explorar a energia atômica não é inerentemente danoso, mas abriu as portas pra bomba.

        O avião não é inerentemente nocivo, mas abriu as portas para milhares de bombardeios.

        As facas não são perigosas em si, mas abriram as portas para os esfaqueadores.

        As pedras pequenas não fazem mal a ninguém, mas abriram as portas para alguns meninos matarem passarinhos com elas.

        A área de comentários do blog não é má em si mesmos, mas abriu as portas para… 😉

      • PauloAndre

        Chega de polêmica. Geohot pra PRESIDENTE DO BRASIL!

      • TiãoGavião

        É uma verdade, não podemos negar! Mas como vc que só usa coisas legais e pagas, devemos usar o que o Cydia tem de legal e pago. Isso depende de seus valores e não de ter a disposição, drogas tem a venda em todo lugar, isso não quer dizer que vc é obrigado a comprar.
        Lendo todos os posts, até parece que ninguem tem ou usou o Windows Pirata, até hoje não conheci uma triste alma que pagou 1.200 conto naquela droga.

      • iGuh

        Cara, o Jailbreak ta ai pra mostrar pra apple que existe falhas no sistema dela. E ela vai la e corrige essas falhas. Se não fosse pelo Jailbreak, tenho certeza que teria alguém com algum malware no seu Gadget monitorando tudo o que você faz. E as pessoas também pagam por aplicativos no Cydia, eles também merecem ser remunerados. E a respeito de um comentário seu mais a cima, quando você compra um iPhone nem sempre está com contrato com a operadora. Jailbreak não é ilegal, não fere os termos da apple, então não pode ser considerado pirataria.

  • Sergio

    Eu acho que não é correto violar os direitos de quem fez e desenvolveu o euipamento seja qual ele for, quando compramos algo sabemos dos recursos e limitações dele.
    Meus apps são comprados e meu iPhone totalmente original, pois quando comprei sabia o que queria.
    Mas como muitos querem a lei de “Gerson”………

    Valeu…………….

    • Abel

      Pera lá, a Apple vendeu ou alugou o aparelho?

  • Max

    Na verdade não foi ele que foi responsável pela quebra da proteção do PS3, e sim o grupo de hackers fail0verflow (os mesmos que são responsáveis pelo Homebrew do Nintendo Wii). Eles quebraram, mostraram o método, porém, não divulgaram as chaves. O geohot apenas se utilizou do método deles para conseguir as chaves da criptografia e publicá-las. Ele foi arrogante, querendo se mostrar pro mundo que era bom, e agora a Sony numa tentativa de desespero está tentando acoá-lo (e a outros hackers) porque viu que o negócio é sério. O que ele fez pode até ser defensível pelas leis dos Estados Unidos, que ao que parece permite tal prática em aparelhos próprios, porém, como a Sony tem muito dinheiro e poder, vai dar uma canseira dos diabos nele.

  • o que acontece é que a Sony é muito Burra!!!!

    nao é necessario dizer que o Iphone só chegou onde esta graças aos hacks.

    estava comparando o ios 3.0 com o 4.1 é estava notando as diferenças….

    o desenvolvimento obrigatorio por parte da Apple foi consideravel.

    agora sem hacks trabalhando no PS3, PSP, PSP GO, ETC. os software nao ganha update consideravel… e tudo igual desde muito tempo….

    nao ha evolução pela equipe criadora dos games…. o mais evoluido ate agora e God of WAR…. Gran turismo e uma meia duzia mais….

    no meu ponto de vista processar hacks e dizer para de evoluir e vamos ficar na mesma.

    o trabalho dos hacks é este mesmo… descobrir o impossivel… é o papel da Sony é mostrar que é melhor em desemvolvimento do que os Hacks…. é bloquear o que foi descoberto…. como é no iphone por parte da Apple.

    sem mais

    Fabiano

    • PauloAndre

      concordo contigo. so que a Sony não é burra. Ela se faz de burra. É diferente.

    • Hori

      Se o papel do Hacker é descobrir falhas, então pq ele precisa publica-las abertamente para que qualquer um posso ver? Inclusive aqueles que vão utilizar essas falhas para uso mal intencionado? Ao meu ver isso não justifica. Se quer “ajudar” de verdade, bastava dizer que encontrou uma falha e depois mostrar somente para o fabricante as falhas.
      Essa ladainha toda é só para tentar transformar uma ação ilegal em coisa normal.

  • Diogo

    olá gente eu tenho 16 anos possuo um iMac um iPad e um iPhone 4 penso que nisso tudo gastei um dinheiro então no caso eu acho que alem. De você pagar esse vLor inteiro ter que ficar pagando appas por após as vezes ele nao e bom, meu iPad e iPhone 4 desde do primeiro dia que comprei a primeira coisa que fiz foi fazer o jialbreak pó ultimamente ta muito bom .

    • Pense!!!

      Você comprou um carro muito caro, isso lhe dá o direito de não precisar pagar para colocar rodas esportivas? Não precisar pagar para colocar um som potente?

      Você comprou um telefone caro mas isso não lhe dá o direito de colocar apps oriundos de pirataria (sem pagar).

      Repetindo, o jailbreak não é errado mas através dele se pode fazer coisas erradas, então eu considero tudo errado.

      • Lembrando que o jailbreak existe bem antes da App Store, quando não existia o que piratear… 😉

        • PauloAndre

          Lembremos tambem o quanto o iOs evoluiu graças aos hackers..

          • Marlon

            Fazer isso ajuda a própria apple a se desenvolver! Mostrando o que os usuários estão esperando. Eu tenho um iphone e não fiz jailbreak, por que até agora não senti necessidade. Mas apoio totalmente.
            O exemplo do carro, podemos comprar rodas novas sim! Mas não somos obrigados a comprar da montadora que nos vendeu o carro, porque o carro é NOSSO e a gente coloca nele o que bem entender.
            E o povo pode fazer o mimimi que quiser…que hackers sempre existirão e o jailbreak também.
            #Fato

      • Rafael Nogueira

        Versuri, sei que estás defendendo a causa com unhas e dentes. E também acho absurdo alguns concordarem com a pirataria, por qualquer desculpa que seja…

        Sou COMPLETAMENTE contra a pirataria e jamais uso software pirata… Aliás, sem ela com toda a certeza contaríamos com softwares, apps, jogos etc muito melhores.
        Contudo, sempre possuí jailbreak, e aliás, compro os aplicativos do cydia. Não tem como falar que jailbreak é feito para pirataria, se inclusive eles (dev team, etc) vivem da venda de aplicativos na “loja” do cydia.

        Eu por exemplo, utilizo não só por necessidade (como o iblacklist, my3g, etc) como também para “conforto” (SBsettings, 5 dock icons, etc). Já acho o iOS de longe, o melhor SO de celulares (de longe mesmo), só que com jailbreak, na minha opinião, ele dispara ainda mais chegando próximo ao perfeito! Portanto, acho isso uma questão de educação e de punição, uma vez que, assim como tempos meios de cometer outros crimes, também podemos ser “furtadores” de aplicativos…

  • Cleberson

    Nem essa de “desmerecer o trabalho dos outros”, nem “direito de fazer o que quiser”.

    Jailbreak não é pirataria. Os piratas usam o Jailbreak pra disseminar a pirataria, mas de início, essa nunca foi a intenção do Jailbreak (tanto no iOS quanto no PS3).

    Trata-se apenas de diversão, e de poder rodas coisas diferentes (a Sony nunca matou ninguém pelo PS2 ser desbloqueado e rodar até Super Mario World…)

    • Mesmo que tenha sido criado para algum tipo de benefício nada justifica a sua utilização de má fé.

      Se abriu as portas para coisas erradas (pirataria) então é errado completo.

      • Brunolv

        Cara, na boa, c ta falando uma besteira atras da outra. Jailbreak não tem nada a ver com pirataria (alias, isso já foi dito inúmeras vezes aqui no blog). Se a pirataria fosse tao grande assim a AppStore não seria o sucesso que é.

        • Destesto quando dizem que estou falando besteira, estou expondo minha opinião e repito novamente “eu não acho o jailbreak errado mas abriu as portas para a pirataria”.

          • Jhapa

            cara,

            vc acabou de dizer que o jailbreak eh errado por completo

            Se abriu as portas para coisas erradas (pirataria) então é errado completo

            e agora diz q n eh errado?

            “eu não acho o jailbreak errado mas abriu as portas para a pirataria”

            ????????

          • Jhapa

            Na minha opiniao,

            jailbreak usa quem quer, n tem nd de errado

            o jailbreak n instala NADA PIRATA, nem no iphone, nem no ipad, nem no ipod, nem no ps3……

            quem instala ou faz uso de pirataria é o usuário,

          • Jhapa

            muita gente julga o jailbreak como sinonimo de pirataria,

            duas coisas totalmente diferentes,

            vamos falar sobre o ps3

            quem aqui sabe do q ele é capaz?, mta coisa….

            garanto que a maioria n sabe oq se pode fazer com ele se souber fazer…..

            o jailbreak no ps3 ajuda em muito em outros campos alem do de jogos, ex:

            vc sabia que com ele pode ser feito servidores?, isso mesmo, logo q ele foi lancado a sony permitia a execucao de sistemas alternativos nele, um exemplo era a instalacao de linux no console, que hj em dia n eh possivel sem esse jailbreak….

            um exemplo real disto esta aqui:

            http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/12/pesquisadores-usam-videogames-para-criar-supercomputador.html

      • Fala Sério Versuri

        na boa, se você programar um app tipo google maps, e futuramente terroristas usarem ele para um atentado, você aceita ser responsabilizado? Aposto que não! Então porque GeoHot seria responsabilizado por pirataria já que ele não fez!? Você está sendo extremista…

        • Que pena. Um bom argumento que terá que ser moderado por colocar nome falso…

        • Putzzz…estão me clonando???? Ou fizeram um jailbreak na minha conta????
          Ilex de um jeito nisso.

        • Pabloabugo

          HAHAHA, legal que algumas pessoas ao opinarem na Internet escondem o nome, outras falam, quero dizer, ximgam sem censo. Como será que essas pessoas se comportam pessoalmente? Também fazem comentários ultrajantes, gritam, xingam? O pior é que algumas pessoas se esquecem que a comunicação é essencial para um bom relacionamento na vida, seja qual for o tipo do relacionamento.

  • Exemplo:

    Consegui criar uma chave que abre as portas de qualquer carro da Volkswagen, tenho duas opções, levar isso ao conhecimento da VW para que eles consertem isso ou publicar o desenho da chave na internet para qualquer um pegar.

    O que o Geohot fez? E se com essa chave do PS3 os crackers desenvolvam vários scripts para interceptar seu PS3 na rede (sua conta PSN)?

    É cadeia para ele mesmo.

    • Carlos

      Desculpe Versuri,

      Seu exemplo eh totalmente fora da realidade.
      Chaves para carros é voce dizer que vc pode roubar qualquer um se quiser

      Oque o rapaz fez foi: “Cara comunidade, a apple nao aceita nada difrente ou que nao seja homologado por ela, se vc fizer isso aqui, voce pode colocar oque voce quiser.” Qual o mal nisso? Mal seria o usuario que resolveu usar e colocar oque quer e ferrar seu iphone, no teu ponto de vista.

      Vou dar um exemplo que nao fica bem nesse caso, mas da uma ideia, o criador da bomba atomica, (especificamente o rapaz que inventou a fissão nuclear do urânio, Sr. Otto Hahn) voce acha que ele deveria ser preso? ou morto por ter no final das contas sido o responsavel pela bomba atomica?

      Ele nunca pensou na utilizacao da fissao, como arma de destruicao em massa.

      O problema esta no mal uso da descoberta.

      Geohot eh como esse cara… Ele faz por ciencia, prazer, ou apenas para dizer, eu fiz.

      Ele nao criou Cydia, apps crackeados, hackulous e afins…

      • PauloAndre

        Boa! A maioria capturou a essência. É isso aí.

      • Acho que os dois exemplos são um pouco vagos, mas de certa forma válidos.

        A questão é que uma empresa desenvolve um equipamento (o PS3) e daí os usuários chegam e querem usá-lo de maneira diferente do que foi projetado.

        Eu, Sony, gasto milhões de dólares para fazer um PS3, e eu, Sony, quero que ele seja usado de determinada maneira, pronto, acabou. Quem quiser usar desse jeito, que compre. Quem não quiser usar assim, não compre.

        Não é porque eu ‘gostaria’ de usar o PS3 de maneira diferente que eu tenho o direito de ir lá mexer em propriedade intelectual. Não estou dizendo que GeoHot com isso quis permitir a pirataria. Eu acho que, com pirataria ou não, o que ele fez é errado, é propriedade intelectual e pronto.

        Mais um exemplo tosco: eu quero comer na McDonald’s, mas não gosto das cores do lugar. Daí chego com um balde de tinta e pinto tudo da cor que eu gostaria. Não é assim. Se eu não gosto da forma como uma coisa que tem dono foi criada, eu não a consumo. Ou consumo e respeito a maneira como foi criada, sem modificá-la.

        • Carlos Jordan

          Mas, se eu comprei ele não é meu?….Você não comprou o Mcdonalds, você comprou o sanduíche do Mcdonalds e nesse caso, você pode fazer o que quiser com o sanduíche. Ele é seu, você pagou por ele, pode modificar da forma que quiser. Eu, particularmente, não como carne vermelha, mas adoro aquele pão queijo e cebola do chedar mcmelt. O que eu faço? Compro o chedarMcmelt e tiro a carne fora, compro um mcChicken e coloco a carne de frango no chedar e pronto, tenho o que eu quero, porque eu paguei por isso. Responsabilidade minha se vai me fazer mal, mas ao contrário, fica bom pra [email protected]éo .

          • Eu acho muito legal discutir sobre opiniões diferentes, mas tem gente que DISTORCE a lógica em favor dos seus argumentos.

            • Carlos Jordan

              A verdade, iulo, é que todo ser humano faz isso, “defende seus argumentos” e crê na “sua verdade”.

          • Pabloabugo

            Perfeito, VOCÊ pode fazer isso, mas não tem o direito de abrir uma loja ao lado do Mc Donalds e distribuir os Mc”Lanches” modificados, nem sem fim lucrativo, nem comercializar o produto; porque trata-se de uma marca, com patentes.
            E também não pode usar alface roubado, porque é crime, nem incentivar o uso do alface roubado.

        • Carlos Jordan

          Quer saber, vou continuar comendo meu ChedarMcMelt modificado para ChickenMcMelt no Mcdonalds………que que é!!! Tô pagããããããããñuuuuuuu!!!

          • Elvis Paixão

            Toda essa discussão só prova uma coisa, sempre vai existir três pontos de vista: ” O seu, o Meu e o correto.”

            • Pabloabugo

              Certo, mas o meu ponto de vista é o correto… He

        • Alessandro

          Acredito que a mentalidade das empresas também tem que mudar, muito se falou aqui em ética das pessoas que utilizam as ferramentas (seja uma faca, um carro, o jailbreak, etc).
          Mas e as empresas? Vemos a indústria automobilística nacional estar aí a anos nos vendendo carros caros e inseguros que custam a vida de milhares de pessoas todos os anos, esse negócio imbecil de regiões para CDs e Blue-ray que impedem que meu PS3 (americano) leia meus DVDs brasileiros, ou o absurdo da Sony lançando no Brasil o move que custa 99 dólares nos EUA por 800 reais, um preço que nem imposto e cambio podem explicar. Pra mim lucros e comportamentos abusivos de empresas pra cima dos consumidores é tão ruim quanto pirataria, a diferença é que a vista grossa é muito maior.
          Pra ter idéia da questão da responsabilidade das empresas, esse mesmo grupo hackers que também descobriu a falha do Wii avisou primeiro a Nintendo, que não fez nada pra resolver. A Sony só virou alvo dos hackers porque proibiu a execução de Linux no PS3, se era pra tirar o doce não devia nem ter dado antes. Não existe ninguém bonzinho no mundo, sejam pessoas comuns ou empresas, não é porque elas gastam milhões em investimento que elas podem decidir o que quiserem sobre a vida das pessoas.

    • Gerson

      Que péssimo exemplo Versuri.

      Deste modo entendemos que ele criou um jeito de roubarem todos os PS3 das pessoas.

      Quer usar o exemplo de carros?
      Eh como se ele tivesse descoberto um jeito de usar o carro da Volks não só pra andar, mas também para fritar ovos.
      Ele vai ser preso por isso?

      Se através disso alguém conseguir utilizar o carro para mals fins, isto não justifica as descobertas dele..

      (e chega de exemplos rs)

  • Victor Kzam

    Não uso o jailbreak no meu iPhone 3Gs, porque não quero, reconheço que existem muitos apps com boa usabilidade, mas não quis e respeito quem gosta do JB. Só que o que me deixa chateado é que muitas pessoas fazem JB apenas para baixar apps piratas, pô! Pirataria é crime! E vai acontecer a mesma coisa com o PS3, algumas pessoas com boas intenções, não vão fazer nada de errado, mas a maioria vai desbloquear o PS3 apenas para rodar jogos piratas. Eu acho que o GeoHot não precisa ser processado porque ele desbloqueou o PS3, na minha opinião ele pode fazer isso, a Sony que tem que se mexer e continuar bloqueando o sistema.

    • O problema é que o desbloqueio foi tão na alma do PS3 que só dá pra corrigir lançando um novo Hardware, com uma nova chave de criptografia.

      O que impediria que todos os jogos já vendidos até hoje rodassem no novo Hardware.

      Ou seja, isso é uma ação da Sony para inibir novas ações de hackers no futuro, porque o estrago já foi feito.

      • Marlon

        Você comprou o aparelho, ele é seu, e tudo que está dentro dele é SEU.
        Se você quiser fazer o jailbreak, (usar da forma que a empresa não quer que você use), blz! faça! você vai perder a garantia! E se der algum problema…a culpa é SUA!
        Acho isso muito justo! O direito você tem (como ficou acertado nos EUA), mas arque com as consequencias…Só isso. Depende do que cada um espera!
        Sou contra a pirataria…mas o cara não tem culpa por isso! Por exemplo, é errado você piratear CDS pra vender depois…mas todo pc hj vem com gravador de cd! Pra q? Pra você usar, fazer cópia pra você, e afins…se o povo usa pra piratear, a culpa não é de quem produziu o pc. Sei lá…
        Essa é a minha opnião.

  • Eu não sabia dessa história que o Jailbreak do iPhone agora é permitido por lei (ou decreto, ou sei lá) nos Estados Unidos. Curioso.

  • PauloAndre

    O problema não é o desbloqueio. O problema é o mau uso do desbloqueio.

    Um outro exemplo: é proibido copiar cds/dvds/blu-ray para fins comerciais. Mas se fabricam gravadores de cd/dvd/blu-ray. Aí o lance de piratear ou não tá na mão de quem usa o gravador.

    Muitas pessoas usam o desbloqueio (como eu, no meu Android – fazendo root), para adicionar funcionalidades que o sistema original não possui, mas eu sei que a maioria não faz jailbreak pra isso – fazem pra pegar jogos piratas mesmo…

    Nos USA o jailbreak é considerado legal. Voce tem o direito de modificar o seu aparelho, mas isso faz o mesmo perder a garantia. Normal.

    Acho válido o cara lançar a ferramenta – pra mim, quem tem que ser punido é quem faz mau uso dela.

    Quem é que vai preso? o cara que fabrica armas de fogo ou quem faz mau uso delas?

    • Anderson

      Não concordo com o seu pensamento.
      O problema não é quem fabrica ou quem utiliza.

      O problema é a propriedade intelectual de uma empresa sendo quebrada e seu conteúdo divulgado para qualquer um. E é justamente disso que se trata o processo.

  • Joaoo

    Se ele pagou pelo ps3 e pelos iDevices que tem, ele faz o que quiser com o que é seu. Livre arbítrio e capitalismo. Se não concorda está no lugar errado…

  • Bruno

    Cadeia nele.

    Obviamente por violação de propriedade intelectual. No Brasil é tudo caro, tudo um absurdo, mas isso não é culpa da Sony. Pirataria é crime. E o cara facilitou isso.

    Pensando de uma forma mais simples…

    Ele modificou um produto da Sony, de uma forma que a Sony não queria que tivesse sido modificado. Logo, ele está errado.

    • PauloAndre

      Alô Luciano HUCK! É proibido modificar carros no Lata VELHA porque ‘fere a propriedade intelectual das montadoras’ !

      Te cuida HUCK! Foge! Te esconde! Os cana tão indo atrás de ti!

      • Anderson

        Que comparação idiota.

        Os carros do programa lata velha são reformados e personalizados.
        Para uma pessoa, e nao podem ser vendidos. (Esta em contrato com os participantes)

        Se você quiser pegar o seu PS3 e pintar de rosa o problema é seu.
        Agora desbloquear o sistema e divulgar para os outros o procedimento para executar jogos PIRATAS ou qualquer outra coisa esta errado sim!

        • PauloAndre

          ô Anderson, seguinte..

          esquece o Lata Velha.

          VC tem grana. VC compra um fusca todo podre.

          Mas vc coleciona carros, e vc quer customizar o fusca. Aros novos, vidro elétrico, arcondicionado até, eu diria.

          Pergunta-se: vc nao tem esse direito? Ou isso fere a propriedade intelectual ?

          Voltemos ao caso do Iphone, pra ilustrar. Jailbreak, na sua opnião, serve pra que? só pra piratear jogos/programas? Se vc pensa assim, me desculpe, mas seu campo de visão é limitado.

          Se o cara botou o lance do ps3 na internet, a sony vai vender PS3 que nem água, parceiro. Vai vender Ps3 como nunca vendeu antes.

          Te pergunto: Tu acha mermo que a Sony ta chateada com isso? Para pra pensar.

        • Jhapa

          correcao, ele n divulgou para EXECUÇÃO DE JOGOS PIRATAS, em nenhum parte do site dele eu li sobre isso, n achei nenhuma frase do tipo:

          “ei galerinha gamer, agora vcs vao poder rodar jogos PIRATAS!!!, OLHA QUE LEGAL!!!”

          eu n li isso la,

  • Felipe Cruz

    PÔ!!! O pessoal é muito indeciso. Quando no blog tem algum topico falando que o jailbrake vai sair o pessoal fica todo feliz e da graças a Deus, louva o Geohot. Agora que dizem que ele vai ser processado o garoto ta errado?? Eu acho que o jailbrake é muito importante sim para o iphone, para o playstation e para qualquer dispositivo. Quem não gostaria de rodar um arquivo de torrent no apple tv ou então usar o iphone como hotspot (mywi)?? Sem essas ferramentas estaremos sempre esperando pela apple. Quando comprei meu iphone classic não tinha outro jeito de usar. Se não fosse pelo jailbrake ele seria um belo peso de papel até hoje. E a apple não ativou ele no Brasil!!! Ainda hoje dependemos de JB para ativar nossos iphones dos Eua. Acho que o cara não deve ser condenado e que continue fazendo o que faz. Força Geohot!!!

  • Alc~

    Longe de JB ser a causa da pirataria.

    Se você comprar um carro caro não necessáriamente você vai ter que pagar para colocar rodas caras nele, muitas pessoas ganham coisas através de publicidade e é isso que eu acho que o GeoHotz quer.

    Há países onde vender maconha é ilegal, já em outros não. Nos USA há uma cultura onde o JB é considerado normal.

    Com a absoluta certeza a Apple se usou das idéias que os Hackers tiveram para dar upgrades em seu sistema, caso contrário ainda estariamos no iOS 3.0 no máximo. Esse é uma das máximas do capitalismo, que permeia toda a cultura Presbiteriana norte americana.

    Já paguei por muitos App da Apple Store e também alguns do Cydia. Pirataria é questão de consciência de cada indivíduo, no Brasil infelizmente não temos essa cultura de ser um povo muito correto, ressalto, infelismente.

  • Flavio

    A droga toda é o JAILBREAK UNTETHERED não sair até HOJE !

    Como meu Iphone deu problema no botão home precisei ir até a loja para efetuarem o check-list e aí teria que estar sem Jailbreak heheheh fiz a BURRICE de atualizar ele e agora to aí A VER NAVIOS porque não tem NADA untethered ainda !

    To quase vendendo ele e pegando um Galaxy

  • William

    Esse cara deveria é ser contratado pela Apple ou Sony no caso….já que
    não pode com ele, contrate-o….tira o cara do lado negro do IOS
    e traz ele pro lado da segurança do sistema, pronto a Apple resolve um pá de problemas
    de segurança, se bem que sempre tem uns “defensores da lei” que vão pagar por apps…então continuem pagando por mim muuuhahahaha….e enquanto existir JB eu vou usar…e vcs continuaram pagando fikdik 😉

  • Luis

    Impressionante como as pessoas associam Jailbreak à pirataria.

    Existe esse ponto negativo sim, mas e os benefícios de se ter uma plataforma cada vez mais livre, aproveitando ao máximo a capacidade do seu hardware?

    Na minha opinião, a Sony deu dois tiros no pé:
    – Primeiro: lançando uma atualização para proibir a instalação do “Other OS”.
    – Segundo: processando Geohot, juntamente com o pessoal do fail0ver, ao invés do contratá-los como especialistas de segurança.

    Quanto à pirataria, prefiro acreditar na ética das pessoas…

  • Abdo Abdala

    É PIRATARIA sim… e quero mais ver este cara atrás das GRADES !

    É por estas e outras que existe crime organizado, drogas etc…

    CADEIA para ele é pouco !

  • Rodrigo

    Realmente se o Geohot deve ser punido ou não, é uma questão delicada…

    Acredito que simplesmente por possibilitar o jailbrake e criar ferramentas, de forma alguma ele deveria ser punido. Concordo plenamente que, se vc pagou pelo aparelho e pelo sistema contido nele, vc faz dele o que bem quiser. É isto que foi decretado com a legalização do jailbrake nos EUA.

    Bem, qnto ao PS3, o fato dele ter divulgado as chaves torna as coisas complicadas. Mas é como já citaram em comentários acima: Quem vai preso? O fabricante de armas ou quem usa de forma indevida? Os fabricantes de gravadores de CD/DVD/Blueray não deveriam ser punidos por facilitar a pirataria bem?!

    Como também já disseram, e o iLex sempre reforça isso no blog, jailbrake é uma coisa, pirataria é outra. Há aplicativos desenvolvidos por terceiros, que não pirateiam nada, só não seguem os padrões da App Store e usam recursos bloqueados. Se vc tem um iphone com jb, é opção instalar ou não estes apps.

    Focando no iOS:

    Gostaria que alguém me respondesse uma questão: Sob qual licença o iOS é distribuído? Pergunto isso, pois se o jb foi legalizado nos EUA, das duas uma: ou a licença não prevê ou libera modificações pessoais. (Entendam modificações pessoais como estas que forma citadas no post e viraram funções oficiais).

    Faço a mesma pergunta para o sistema que faz parte do PS3 (seja lá ele qual for). (Afinal, esta é a causa da briga geohot x Sony =P). Ele quebrou as regras impostas pela licença de uso da Sony?! Pode ser que a licença seja diferente do iOS. O “jailbrake” do PS3 seria legalizado como o do iPhone? Sei que o grupo de hackers fail0verflow trabalhou em cima do desbloqueio para rodar linux no PS3. Qual a intenção do geohot ao liberar as chaves? Incentivar a pirataria?! Tudo isto tem que ser analisado.

    Voltando ao iOS:

    Bem, na minha visão, pirataria é isso: apps que foram desenvolvidos para rodar no sistema fechado, modificados para rodar com sistema aberto.

    O que eu não entendo é como alguém, principalmente aqui no Brasil, paga uns R$ 1500,00 no aparelho e depois fica chorando por ter que pagar aplicativos que custam, sei lá, se for R$ 10 em casos mais extremos, é muito (há exceções). Dá pra entender?? Não consigo ver nenhuma justificativa plausível.

    Fica aí minha opinião…

  • Anderson

    Tem que processar mesmo. E ele deve pagar por isso.

    Não acho justo uma empresa investir milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, para que depois um hacker divulgue códigos ou desbloqueie os seus equipamentos para uso, quase sempre indevido.

    Não gosta do iPhone do jeito que é? Compra outro…
    Não tem dinheiro para comprar Jogos do PS3 ORIGINAL? Compra um Gameboy.

    No dos outros é refresco.

    E pode ter certeza que ele nao esta com a adrenalina alta nao, ele ta com o fiofó dele que nao passa um prego nem com martelo elétrico!

    • Luis

      “Não gosta do iPhone do jeito que é? Compra outro…”

      Talvez alguém queira fazer Jailbreak no iPhone para que ele possa fazer algo que nenhum outro smartphone consiga… como fica?

      • “Talvez alguém queira fazer Jailbreak no iPhone para que ele possa fazer algo que nenhum outro smartphone consiga… como fica?”

        Fica assim: esse alguém NÃO PODE fazer isso, por mais que queira, porque é propriedade intelectual. Fim.

        • Abel

          Eu fiz jailbreak no meu iPhone. Não divulguei nada proprietário de pessoa/empresa alguma. Agora me diga: onde foi que eu violei a propriedade intelectual de quem quer que seja?

          No caso da chave do PS3, até vá lá; ainda tenho de pensar e ler mais a respeito para formular uma opinião mais sólida.

          Mas, e no caso do iPhone? Cadê a lógica dessa ilegalidade, desse “NÃO PODE”? Não acho que o jailbreak seria considerado legal nos Estados Unidos se lá se considerasse que o ato violaria propriedades intelectuais. Existe diferença aqui?

          A sério: antes de virem falando “NÃO PODE”, provem por que “NÃO PODE”. Com leis. Com fatos. O ônus da prova está com vocês, sinto muito.

        • Lucas

          Pode sim, esta no DMCA.

  • Eu li “Jailbreak e Pirataria são questões de consciência”.

    A Apple e a Sony creem mesmo na consciência das pessoas??? Vocês creem na (boa) consciência das pessoas?

    Citaram a bomba atômica, quantas pessoas tiveram que morrer para “testarem” tal efeito?

    Ainda estou falando besteiras, me desculpe pessoal!!!!! Parei de comentar.

  • Thiago Macedo

    Versuri,

    Concordo com você em relação ao uso de aplicativos originais. Também estudei em escola pública, lutei, fiz faculdade e hoje graças a Deus trabalho num cargo bom e uma boa empresa multinacional. Portanto, tenho condições de só usar apps originais, compro filmes originais (dvds e blurays) e sou contra a pirataria.

    Mas discordo de você, quando você diz que o jailbreak abre o precedente para a pirataria. Se for assim, tudo o que for feito nesse mundo abre o precedente para algo: Ruim ou Bom. Pois não se esqueça, que todos nós temos o livre-arbítrio para fazer qualquer coisa.

    Então o Santos Dummont deveria ter ido para a cadeia, pois ele iventou o avião e abriu o precedente para usarem a sua invenção para a guerra?

    Não existe essa de “abre o precedente”. Qualquer coisa inventanda, atualizada, melhorada neste mundo pode servir para fazer coisas boas ou coisas ruins.

    • Santos Dumonte se suicidou devido ao uso dos aviões na 1ª Guerra Mundial: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont

      Todos temos o livre arbítrio mas você pode concordar comigo que o jailbreak facilitou o “lado negro” da decisão.

      O jailbreak quebrou uma regra, é diferente da internet e do próprio avião pois não havia nenhum tipo de restrição para eles (diferente da internet de alguns países – China, etc). O advento do jailbreak foi de contestar um fato, um contrato.

      • Jhapa

        jailbreak quebrou regras????

        eu n li o manual inteiro, mas acho q n esta dizendo:

        “caro comprador, vc n pode tentar nd alem do que o aparelho lhe oferece, use deste jeito”,

        a mesma coisa foi com o aviao, no modelo de santos dummond n tinha nenhum suporte para armas, ou seja, eles tbm quebraram a regra, pois eles criaram um aviao com estes suportes…

  • A questão é simples, apesar de eu não saber a resposta, porque não li o “contrato” do PS3 (nem tenho um).
    Que diz o “contrato” ao qual a pessoa que compra um PS3 se submete? Põe alguma restrição quanto ao uso de hardware e software nele contido?
    Se sim, o cara tá errado. Se não, ele pode fazer o que quiser.

    Contudo, algo é fato: quem desbloqueia video-games, troca firmwares de aparelhos por outros não-originais, altera o software do fabricante, etc, não tem direito depois de reclamar para o fabricante que o aparelho parou de funcionar.

  • Leonardo

    O fato é que o que ele faz é pirataria sim. Ele quebra o sistema PATENTEADO pela apple e disponibiliza para todo mundo. Nao e pq vc pagou por um celular que vc tem direito de fazer o que bem entender. Eu pago condominio nem por isso posso mijar na piscina ou deixar meus móveis no elevador. Vc paga por um aparelho e submete-se contratualmente às regras impostas pelo fabricante, nas quais incluem a nao inviolabilidade do sistema operacional. Ele fez isso, nao precisaria nem divulgar pro resto do mundo que ainda assim é crime. Se nao concorda com isso nao compre o aparelho, nao submeta-se ao contrato, crie seu proprio IOS, simples. Se jailbreak foi bom ou nao para para o iphone dai já é outra hist

  • Fabio

    O que ele fez de errado foi divulgar conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual. A Sony criou os códigos, fez o devido registro, e a divulgação de conteúdo proprietário é crime. Seria como, por exemplo, alguém descobrir a fórmula da Coca-Cola e divulgar na internet. É ilegal, já que a empresa detém a propriedade sobre a fórmula da Coca-Cola. Do mesmo modo, a Sony possui a propriedade sobre o código do PS3, a Microsoft sobre o código do Windows etc. Divulgar isso sem autorização da empresa é sim ilegal. E nem precisa entrar no mérito da pirataria.

    • Max

      Acho que é bom por aí mesmo. É legal modificar algo que é seu? Sim! É legal expor os segredos daquilo que você modificou? Não. Esse jailbreak do PS3, por mais que permita instalar Homebrews e softwares caseiros, o que é uma coisa muito boa, vai permitir a pirataria. Mas a pirataria se combate com “enforcement”, prendendo e multando que distribui e vende conteúdo pirateado, não há outra forma. Mas eu acho que a pirataria é o de menos nesse caso. O maior problema mesmo é a destruição da comunidade on-line da PSN pois agora irão hackear jogos para se ter vantagem nos jogos multiplayer. Isso acaba com a plataforma, e faz com que usuários percam a vontade de permanecer na mesma. Se isso ocorrer, os desenvolvedores irão pular fora do PS3. Todos saem perdendo. O Geohot não deveria ter publicado essas chaves…

  • Francisco

    Ele é dos maiores crânios a nível “informatico”…

    Se não fosse ele talvez milhões de pessoas nem usavam os seus iphones em operadoras que a apple não tem contracto…

    Graças a ele tenho 3 Iphone desbloqueados…

    O sonho da apple era que o Geohot lá trabalhasse

  • Hori

    Pessoal que apóia o GeoHot provavelmente não tem noção do quanto isto é nocivo para eles mesmos.
    A Sony gasta milhões para desenvolver o PS3, e logicamente o retorno desse investimento vem da venda do Video-game E dos jogos, não diretamente, mas através de licença para os desenvolvedores. Agora, se os desenvolvedores param de ter lucro pois os seus jogos começam a ser pirateados, quem então vai desenvolver os jogos? Só a Sony? Lógico que não… Dai todo modelo de negocio dela ruiria e seria o fim do PS3 quanto a qualidade e variedade de jogos.
    Outro cenário: caso alguém crie uma plataforma aberta, onde qualquer um poderia ter acesso. Quem investiria milhares de dólares para oferer um jogo sabendo que este seria pirateado e distribuído de graça ou, pior, aos lucros dos que pirateiam e não repassam e nem participam dos custos de desenvolvimento do jogo. Imagine então que a única forma de ganhar dinheiro com jogo seria em propagandas inseridas ou add-ons extras. Isso sem falar na baixa qualidade e pouca oferta de jogos.
    Entenda, ninguém aqui fabrica nada só por fabricar. No final disso tudo o que conta é lucro. E se uma pessoa ameaça esta forma de modelo de negocio, então ela merece ser punida. Caso contrário, vcs, eu, todos sairemos perdendo. E o UNICO que ganharia alguma coisa seria aqueles que pirateiam…
    Saiam desse mundo utópico! Se quiser, pague! Se não pode pagar, então não roube para ter. Mania de achar que pode dar um “jeitinho” para ter as coisas…

    • PauloAndre

      Com bloqueio ou desbloqueio, a Sony fatura milhoes com o PS3. Acho até que se desbloquear e usarem pro mal, venderá muito mais. Entao não é essa a questão.

      O Playstation 2 foi (e é até hoje) um sucesso de vendas pra Sony graças ao desbloqueio.

      E quanto à plataforma aberta, um exemplo é Angry Birds no Android. Lá é free. So que tem propaganda. E deve ser interessante pra eles, porque o que ta chovendo de aplicativo no Android oriundo do iOs nao ta no gibi..

      Abominamos a pirataria. Tenho Ipad, e nao uso jailbreak nele. Nem quando eu tinha Iphone, eu usava.

      Agora vamo parar com essa hipocrisia, com esse mimimi. O cara compra o aparelho, ele modifica se quiser. Se vai ser pro bem, ótimo. Se for pro mal, ele que arque com as consequencias.

      E tenho dito.

      • Hori

        Olha. Comprar o aparelho e usar como bem entender é uma coisa. Quebrar a segurança, publica-la abertamente sabendo que vai contra o modelo de negócio da empresa é outra coisa bem diferente. Ainda mais sabendo que por mais “pura” que seja a intenção, esses códigos podem ser usados abertamente para causar prejuízo à empresa, é de certa forma assumir a culpa.
        Perguntaram se o fabricante de armas é responsável pelas mortes. Claro que não, responsável é aquele que permite que pessoas sem o devido preparo tenha acesso a elas. E é isso que o GeoHot fez.
        A Apple foi boazinha em não fazer nada contra o GeoHot, e até ser que isso tenha ajudado a melhorar o iOS. Mas a Sony não deixou passar em branco. Só isso.

  • Gabriel

    Isso nao tem nada a ver com a pirataria. Ao meu ver, e com uma comparação bem grotesca, é a mesma coisa que comprar um pc que apenas funcione com programas do Windows. Não estamos falando de jogos piratas, mas de aplicativos criados por desenvolvedores menores, que tambem merecem uma ajuda. Em um mundo em plena Web 2.0(ou 3.0, como alguns dizem) criar uma plataforma fechada pode ser considerado uma controversia.

    • App Store está aí para isso.

      • Flavio

        MUITOS APPS que não tem na APP STORE são MUITO masss MUITOOOO eficientes e que irá demorar muitooooooooooooooooo tempo para que algum deles venha a se tornar OFICIAL como o compartilhando da internet por wi-fi !

        Quem não tem visão e fica centrado só nos APP da APPLE é porque não precisa MESMO DE MAIS NADA !

        • Hori

          Já te ocorreu que algumas pessoas prefiram manter suas garantias válidas? Ou preferem arriscar menos usando somente APPs disponibilizadas pelo fabricante?
          E que mesmo esses que ficam SÓ CENTRADOS na APPLE, realmente sintam falta de alguns recursos mas entendem que isto é uma limitação, mesmo que imposta pela APPLE?
          Não generalize, o seu perfil de usuário talvez não seja o foco principal da APPLE. Mas ela aceita mesmo assim. Só tome cuidado ao tentar rotular as pessoas.

  • Jefferson

    EU SOU CONTRAVENTOR !

  • daniel

    Bom, eu usava jailbreak em meu iPhone, pq realmente nao tinha grana pra comprar apps (mesmo sendo 0,99), dai minha situaçao financeira melhorou e pude deixar o jailbreak de lado… agora Apps só na app store e pagos… com outras coisas eu vo devagar como dvds originals… (compro quando o filme é mesmo muito bom) já musica, ainda estou baixando… acho q é questao de tempo para isso ficar a um preço muito popular como o DVD q dpois de um tempo sai a 12,90 e venhamos e convenhamos q 12,90 por um filme original é barato sim… resta as pessoas se conscientizar e acreditar q ela mesmo sozinha faz a diferença SIM !!!

  • Jarbas Junior

    Apoio o Hori e o Versuri…. sinceramente não acredito q estamos discutindo com pessoas q em grande maioria, pagaram mais de R$ 1000,00 no celular, e estão com frescura pra comprar apps de U$ 0,99. Putz vo nem discutir mais!

    P.S: Tenho 29 anos, trabalho desde os 12, e meus pais não compram jogos pra mim não, eu tenho meu proprio dinheiro pra isso, agora se vc vive as custas dos seus pais azar não é o seu… é deles!

    Bem… o Fábio acertou na mosca, não estou questionando a Pirataria através do GeoHot, mas sim a divulgação dos códigos.

    Thiago Macedo: filho, eu concordo com o versuri, pq tipow, a partir do Jailbreak foi possivel instalar apps piratas, se fosse o caso, pq não criar um padrão onde so se poderia instalar apps, conhecidos como Software Livres, e os da apps store seria travados… assim estaria tudo resolvido, pois so se instalaria Softwares livres e o pessoal q programou pra ganhar dinheiro teria seu produto protegido.
    Tipow, seria inviavel instalar um GPS iGO, pq ele esta na app store, mas vc poderia instalar um programa q fosse abreto vindo pelo cydia! isso é possivel, mas não se faz, pq é mais facil pegar algo q alguem desenvolveu, e usar em beneficio proprio sem dar trabalho, custanto apenas 2 ou 3 clicks.
    Acredito que seja isso q o Versuri quer dizer, e entendo o seu lado e o lado do Versuri, por isso acredito q ambos estejam certos, so falta se entenderem!

    Abraço a todos!

  • Tomara que o GeoHot continue no mundo do iOS. Atualmente, só utilizo o Jailbreak em meu iPhone 3G para colocar as funções que a Apple não disponibilizou a ele, como o wallpaper e o multitasking (mas agora já está ficando crítica a situação do meu 3G – troca inevitável :p).

    iLex, tem um pequeno erro no texto: “Em uma entrevistaà televisão” faltou um espaço aí. :p

  • Trabalho na Embraer e eu ficaria (fico) muito p*** da vida se alguém fizesse um jailbreak no computador de bordo do avião para passar filmes, jogos, etc que são proibidos pela Empresa.

    Quem daqui trabalha na Apple ou na Sony? Se trabalhassem o que vcs achariam dos desbloqueio do iPhone e do PS3?

    Você lança um app (vejo o caso bem sucedido do @felipek com o Consumo) e você descobre que estão pirateando seu software e vc nem vê dinheiro algum? Quem proporcionou? O jailbreak. Vc ficaria frustrado com quem pirateia ou quem disponibilizou o meio de piratear?

    Nota: Desculpe, não era pra ter voltado nos comentários.

    • Flavio Monteiro

      Se eu comprasse um Avião eu faria dele o que quiser É MEU !

      Mas não dá para comparar Iphone com Avião onde existem POLITICAS DE SEGURANÇA e etc…

      Iphone é um celular como qualquer outro, porém sua plataforma está aí FECHADA e como DONO do MEU celular FAÇO DELE O QUE EU QUISER ! e PONTO !

      • Negativo, você só pode modificações que a ANAC ou outros orgãos homologadores permitirem fazer.

        • Gustavo Zanandrea

          Versuri acho que a maioria não entende que dentro de um país existem leis que devem ser cumpridas , caso contrário o mundo seria uma anarquia total.

          • Hori

            Disse tudo. Poderia citar muitos outros exemplos… Mas essa discussão já cansou.

    • Danilo Gomes

      Você tem uma banda, e vê uma barraquinha vendendo CD pirata da sua banda. Você fica puto com o dono da barraquinha com a fabricante de CD’s virgens, e gravadores de CD?

  • O JB é uma ferramenta, cabe a vc fazer mau uso ou bom uso dela. Agora, que os criadores do JB sabiam que muita gente iria fazer mau uso dele, pirateando e prejudicando milhares de desenvolvedores, eles sabiam. Cabe buscar a ética de cada um. Minha opnião é a de que o JB é legal.
    No caso do PS3 a mesma coisa, ninguem lhe obriga a fazer o hack, os desenvolvedores abriram as portas para muita gente fazer o que quizer com seu console, mas por outro lado muita gente perder dinheiro. As pessoas ainda nao tem discernimento para fazer uso disso. A questao logo é: vc deve prejudicar quem faz bom uso pelos que fazem mau uso do JB?

  • Alex iPilot

    Rapaz! A discussão esta boa!

    O que falta, na minha opinião, é RESPONSABILIDADE em algumas atitudes. O tio do Homem Aranha falava para ele com muita sabedoria: “grandes poderes trazem grandes responsabilidades…”

    Tanto o GeoHot, quanto o cientista que descobriu a fissão nuclear (dentre outros gênios desastrosos) talvez não tenham avaliado seus atos com a devida responsabilidade. Então não tem muita gente boa por aí alertando que esse tal acelerador de Hadrons LHC que acabamos de construir pode criar um buraco negro? …”Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”

    Querem um exemplo aqui, próximo? Santos Dumont cometeu suicídio ao ver os aviões sendo utilizados matando pessoas em bombardeios… Isso é consciência de responsabilidade.

    • E o pior é que os americanos nem sabiam quem era ele…

      • Alex iPilot

        Pois é…

        Uma vez comprei uma briga feia com um bando de escoceses ignorantes, semianalfabetos (que nunca inventaram nada alem do Scoth) que defendiam os irmãos Wright com unhas e dentes. Aí eu mostrei para eles que o modelo de avião dos irmãos Wright usava uma CATAPULTA para decolar! Perguntei se algum deles já tinha visto uma CATAPULTA em algum aeroporto do mundo…

        Acabou a discussão…

  • Marcus

    Tanto no caso do PS3 quanto no caso do iPhone, não acho certo culpar o GeoHot por ter encontrado uma falha na segurança, a culpa é da empresa que não conseguiu “fechar todas as portas” na hora de desenvolver seu produto. Concordo também que quem devesse punido é quem pirateia ou quem consome o produto pirata. Apesar que para a empresa, é mais facil ir atras de quem encontrou a falha.

    Não serei hipócrita de dizer que nunca usei nada pirata, eu estou ciente do meu erro. Tambem acho totalmente bizarro alguém querer justificar seu erro, alegando que rouba por não ter dinheiro para comprar (porque eu vejo a pirataria como um roubo).

  • Daniel

    Meu, vocês ficam discutindo o sexo dos anjos aí em cima, muito blah blah blah pra nada.

    Se vocês enxergarem a situação em um contexto mais abrangente, não é a preocupação principal da Apple em banir o Jailbreak por causa da pirataria. Pelo menos é o que eu vejo.
    Os maiores mercados (neste caso, da Apple) é restringido à EUA e Europa em geral, onde a maioria esmagadora das pessoas compram legalmente seus apps, suas MP3, seus filmes, seus livros… não é q nem essa selva de marginais aqui da América do Sul e tudo mais, principalmente Brasileiro, que adora levar uma vantagem em cima de tudo e de todos.
    Peguem um app popular, como o Angry Birds, que fatura milhões no mundo todo… a fatia de pessoas que utiliza o app crackeado é pequena. Lógico q é significativa, mas a grande maioria comprou.
    Pessoal fica de mimimi aí de pirataria, mas todos estão analisando a situação como se o mundo todo tratasse isso como se fosse aqui no Brasil.
    Se o mercado fosse restringido só aqui, não teria um desenvolvedor ativo… já tinha falido faz tempo!
    Se o Jail infelizmente proporciona essa possibilidade de instalar apps não assinados, é um efeito colateral, mas os benefícios que ele proporciona (pirataria NÃO está incluiída nisso..) são bem maiores…

    Vocês estão pensando muito pequeno…

    Abraços,

    • Rilton

      Mais olha só, os maiores quebradores de códigos e hackeamento de sistemas e devices são justamentes os americanos e europeus, o sites de apps crackeados tanto pra Apple como pra microsoft é feito e mantido na sua maioria por americanos e europeus, muito raro um brasileiro, inventar ou desenvolver algum hack de aplicativo. Então não culpe os brasileiros pela pirataria, até pq não somos nós que desenvolvemos hacks e afins.

  • Juliano

    Ele é tipo o Mark Zuckerberg…. do Facebook… imagina esses dois juntos!?

    • Luis

      Ele é tipo o Mark Zuckerberg do filme, e não o da vida real 🙂

  • Guilherme

    Ola

    Com este jailbreak será que da para instalar adaptador para wifi b/g/n.

    Seria show ter n no wifi do ps3.

    E como o meu ps3 e americano será que daria para desbloquear a região do DVD de 1 para 4 ou livre.

    Não quero Pirataria de jogos tenho todos originais e está ótimo.

  • Alessandro

    Acho engraçado um bocado de gente aqui dizendo que o Geohot violou direito intelectual por ter mostrado qual a chave do PS3, desde quando algo como “CA 29 25 2C 89 12” pode ser autoria de alguém? São apenas letras e números, ninguém pode ter direito nenhum sobre isso ou será que alguém tem o direito intelectual sobre sua senha do e-mail?

    • Hori

      Me dá a senha do seu cartão de crédito e eu JURO que não usarei para nada. Serio mesmo.

      • Alessandro

        Não posso porque minha senha é formada de números nunca vistos antes que eu inventei, ou seja tenho direito intelectual sobre ela.

        • Jefferson

          Boa !

  • Caio

    Na verdade não foi ele que encontrou a falha no PS3. Foi um grupo de hackers.

    Ele só explorou a falha para revelar as chaves antes que outro o fizesse.

    O que não tira em nenhum sentido a genialidade do cara para esse tipo de coisa.

    Sou contra pirataria mas sou a favor de poder rodar o que quiser nos meus aparelhos.

  • Alex iPilot

    Filosofando num final de tarde de sexta-feira… Existem pessoas físicas e pessoas jurídicas… Por que somente pessoas físicas podem ter Direitos? Por que não é igualmente natural que pessoas jurídicas também tenham Direitos?

    Não me digam que é porque pessoas físicas não visam lucro… TODOS visamos lucrar. 😉

  • Felipe

    Bom saber que todos aqui trabalharam o dia todo e não tiveram tempo de comentar esse tópico =P

    bom…

    nem tenho muito o que dizer, pq ja falaram tudo o que eu penso, então…

    geohot, parabéns pelo que vc fez, e graças a vc hoje temos um iPhone fantástico cheio de recursos

    e pra quem acha errado usar o jailbreak e nao tem dinheiro pra comprar apps

    mudo para o

    GALAXYS, pq ele é fantástico assim como o iPhone

    uhhuuh =D

  • Nickcs

    Vão me jogar pedras e ovos podres, eu sei, mas não acho correto o jailbreak. Para quem não gosta do iPhone do jeito que ele é, existem várias outras alternativas por aí, inclusive muito mais baratas e abertas.

  • indiana jobs

    se fosse assim porque a microsoft nao processa os camelos de sp, os hackers pelo mundo

  • Safont

    Eu acho que esta historia do Jailbreak no PS3 será um grande divisor de águas!

    Pois a Sony já abriu processo contra o Geohot, se ela ganhar a Apple também vai tentar fazer com que o jailbreak no iPhone também seja contra as leis! ai então estaremos perdendo nossa liberdade!

    Agora se a Sony perder….hummm…se preparem pq apartir dai tudo terá Jailbreak…não haverá mais nada do que falar contra a quebra de segurança!!

    Se preparem Black Berry, Nokia, Microsoft, HP! rsrsrsrsrs

    • Gleisson

      O que aconteceu com o kinect foi um jailbreak e a posição da microsoft não foi ser contra.

    • Paulo

      A justiça americana funciona por precedentes. Considerar jailbreak do iPhone legal pode ser um precedente para considerar o jailbreak do ps3 legal. Nenhum juiz costuma ir contra uma decisão anterior de outro juiz. O processo não vai dar em nada e o jailbreak continua livre.

      Se jailbreak (fazer o que quiser) fosse bom a anarquia teria vingado 😛 É cômico ler uma pilha de pseudo-intelectuais dizendo que jailbreak é legal pra poder fazer o que quiser “exceto” pirataria quando é óbvio e ululante que a grande maioria usa pra fins não tão nobres.

      A maioria das pessoas não sabe usar a liberdade. E o brasileiro em especial não sabe que software tem preço. Levanta a mão quem tem office/iwork original? 😛

  • Como disse o Daniel, o jailbreak com pirataria é mais comum aqui…
    Infelizmente, um dos principais responsáveis (na minha opinião) pela pirataria no iPhone, iPad e iPod touch é o próprio governo, que barra os jogos…
    Nosso único método fácil de ter uma versão completa de Angry Birds ou Cut the Rope é fazendo jailbreak, pois nosso método “legal” de ter jogos é ter uma conta americana, mas para ter jogos você precisa de um gift card ou cartão de crédito americano, e você vai ter que achar alguém confiável no mercado livre, etc.
    Eu tenho um iPad comprado nos EUA, e aproveitei lá e comprei vários gift cards, no qual uso para os jogos.

    Eu sou a favor do jailbreak, mas contra a pirataria!

  • Wasgner

    Bom, eu só acho que se o Geohot for preso… Em dois das ele estará solto pois logo ele fará um “jailbreak” !!!

    • Hahahahahahaha!
      O pessoal tá ótimo nas tiradas hoje! 😛

    • Mario

      Muito boa Wasgner

  • iGuh

    Não sei pra que todo esse auê. Não sei aonde eu li, mas o Jailbreak pra iPhone foi legalizado ou não é contra a lei. Algo do tipo. Não sei pra que ficar discutindo sobre o iOS sendo que o post é sobre o PS3.

  • francisco junior

    o video não esta mais disponivel!!!

  • Matheus

    Olha, eu acho que o GeoHot não fez absolutamente nada de errado, e não entendo a Sony processar eles, pois se vocês pesquisarem a tal falha do PS3 é nas chaves que assinam cada aplicação. A geração das chaves era pra ser randômica, mas não é. Então o Fail0verflow descobriu a chave e pronto, todas as aplicações passam a rodar como assinadas oficialmente pela Sony.

    Isso é ridículo, qualquer iniciante faz o sistema de assinaturas direito.

    De qualquer forma fiz sim o JB do PS3, e aguardo liberação do drive de DVD para várias regiões e outros homebrews.

    Eu mesmo estou acompanhando de perto o JB do PS3 e vendo se desenolvolvo algo para contribuir.

    Acho que o GeoHot sai dessa.

    O fail da Sony foi tão grande que uns até pensam que eles queriam o JB, talvez para impulsionar o PS3.

  • Mario

    Temos de lembrar que sem o jailbreak nada que hoje é um sucesso na apple existiria, sem jailbreak não iria ter App Store, nem angry birds, infinity blade foram essas coisas que deixaram o iphone do jeito que ele é hoje e não um telefone qualquer com 12 apps e somente isso.

    • Cleber

      Concordo sou totalmente contra o jailbreak e a pirataria, mas admito que sem o jailbreak a Apple não teria ganhado todo o dinheiro que eles ganham com a venda daquelas 3 mil pessoas fazendo fila no dia do lançamento do iphone e os 30% de cada app vendido.

  • Jarbas Junior

    Alex iPilot…

    “Querem um exemplo aqui, próximo? Santos Dumont cometeu suicídio ao ver os aviões sendo utilizados matando pessoas em bombardeios… Isso é consciência de responsabilidade.”

    Copncordo plenamente… vamos mandar uma dose disso pra ver se o GeoHot, se enforca na JAIL e da um Break na pirataria!

    Abraço galera!

    • marcelo

      vamos combinar, stos dumont matou-se por nao conseguir sair do armario.

      • Jefferson

        Ele morreu preso no armário ???

  • TiãoGavião

    Gostei do debate, cada um discutindo e defendendo na boa seus argumentos.
    Parabéns ao blog.

  • Caio

    Video está off. Teria outro?

  • LFGodoy

    É… definitivamente o Brasil precisa atualizar as leis. O mundo está mudando, e é bem complicado discutir assuntos atuais baseado em leis antigas.

  • Junior

    Pessoal, vendo toda essa discussão interessante sobre o Geohot/Apple/Jobs, só me levou a pensar numa coisa. Se eu fosse o Tio Jobs, já tinha contratado o Geohot para sugar suas idéias para evoluir o iOS e torná-lo completamente livre e matava o Cydia.

    E tenho dito!

  • marcelo

    Nossa!!, como os brasileiros derrepente se tornaram tao eticos e corretos!
    durmam com um barulho desse!

  • Diogo

    Hahsaushaushuas concordo com vc, puritanismo do cassete Ne hsuahasuha ,por. Isso que o jailbreak foi legalizado

  • Nossa! Esse foi o post que teve mais comentários até hoje, desde quando eu freqüento o BDI. Aposto que nem o iLex previa esse barulho todo sobre esse assunto que beira ao off-topic em um site sobre iOS como ele mesmo disse.

    Gostei da discussão, muitos argumentos bons surgiram aqui nos comentários.

  • Não acredito que esse processo da Sony vai afetar o processo de jailbreak do iOS. Só se o GeoHot decidir largar de novo como ele tinha feito há um tempo (o mesmo aconteceu com o jailbreak do PS3, para quem não se lembra). O próprio hacker disse que ele e o advogado acreditam que o processo não vai dar em nada. Ele inclusive já ganhou o primeiro round nesse processo! =D

  • Isis Ribeiro

    A Sony ao invés de perder tempo tentando processar ele, deveria contratá-lo pra fazer os aparelhos mais criptografados do mundo, né?? Bando de idiotas, se não podem com ele, juntem-se!!

  • Eduardo Loos

    Até parece que a Sony está preocupada… vcs tambem acreditam em duendes ???

    A pirataria é FUNDAMENTAL para que uma plataforma se popularize. Este é sem dúvida uma das principais razões pela qual o Windows, se tornou o OS mais “popular” no mundo, mesmo sendo infinitamente inferior comparado com a concorrencia. A M$ sempre fez vista grossa pra pirataria… queria é que mais e mais pessoas usassem… se uma parcela dessas pessoas depois comprasse um original, por medo de alguma fiscalização ou outro motivo, eles já estariam mais do que satisfeitos.
    E o mesmo aconteceu com muitos outros softwares e mesmo plataformas de hardware (x-bosta, wii, etc).

    Aqui no Brasil mesmo, onde tudo é mais difícil, sem pirataria, uma plataforma não vai pra frente.

  • Valter Aragão

    Bom, ta ai uma discursão muito delicada, mas acho que o mais importante é a questão de respeito e moral. Tenho que ter respeito pelossdireitos dos outros ou propriedades dos outros e saber que moralmente usar isso sem premissão é moralmente errado. Tem dono seja de criação intelectual ou mateiral.

  • Luis Felipe Reis

    Só tenho uma coisa a falar, quem é a favor do Jailbreak, que o faca, usando para pirataria ou não, a responsabilidade é sua. Quem não é a favor, que cuide da sua vida, desufruindo do seu gadget do jeito que você bem pensar.

  • Juan

    Os que falam mal, simplesmente falam porque não são capazes de tamanha façanha, pois se fossem com certeza o fariam ou então trabalhariam para evitar que fosse feito. O iPhone é um produto de custo elevado, não é qualquer um que tem, o que ja motiva o crime e salta os olhos do minimarginal, não existe isso de pirataria financiar o crime, pois o que financia o crime é a falta de punidade, como o Brasil que tem um dos maiores códigos do mundo e que na prática não serve de nada, tudo tem que ser visto de ambos os lados, alguem ai acha que não existe espionagem entre as grandes fabricantes? Se não houvesse não haveria competitividade de mercado, agora só porque o cara é um fenomeno vão silencia-lo por ser capaz de fazer coisas que menos que 1 por cento da população mundial é capaz de fazer? Hahaha, com ou sem jailbreak, NINGUEM, ABSOLUTAMENTE NINGUEM é 100% certo, sempre vamos falhar em algo, o que vai determinar o quão falho somos são as consequências de nossas escolhas, jailbreak não vai matar ninguem, agora beber em excesso poder matar, enfim… deixa o cara ser feliz….aUHauhauAUA