CarPlay

Porsche e Aston Martin serão os primeiros carros a adotarem o CarPlay de nova geração

Quando apresentou pela primeira vez em junho de 2022 o CarPlay de segunda geração, que integraria o sistema automotivo dos carros, a Apple prometeu que ele começaria a ser implementado até o final de 2023. Pois bem, estamos já no dia 20 de dezembro e nada de novo CarPlay nas ruas.

Mas, para não passar vergonha, um anúncio foi feito nesta quarta (20) para divulgar os primeiros carros que adotarão o novo sistema automotivo totalmente integrado ao iPhone.

A Apple está colaborando com duas montadoras de automóveis de alto padrão, Porsche e Aston Martin, para implementar a nova geração do sistema CarPlay em seus veículos.

Ambas as fabricantes confirmaram que oferecerão a interface CarPlay personalizada em seus modelos futuros, tornando-as pioneiras na adoção do novo sistema da maçã.

CarPlay Porsche
CarPlay Porsche – Toque na imagem para ampliar

A evolução do CarPlay, desta vez, vai além das versões anteriores, integrando-se a todos os visores presentes no veículo, não se limitando apenas à tela central de entretenimento.

Embora a experiência CarPlay seja mantida, a nova geração proporciona opções de modelos e detalhes especiais para refletir a identidade distintiva de cada marca.

Na prévia da interface CarPlay da Porsche, observa-se a presença de três medidores circulares no painel e um papel de parede de fundo que replica o padrão característico de tecido xadrez da marca, conhecido como Pepita em terminologia Porsche.

A Aston Martin, por sua vez, adota uma abordagem única, apresentando um painel com uma tela central de informações flanqueada por um velocímetro circular e um tacômetro, este último incorporando o texto envolvente “Handbuilt in Great Britain“.

CarPlay Aston Martin
CarPlay Aston Martin – Toque na imagem para ampliá-la

Embora a nova geração do CarPlay da Apple exija um iPhone para compartilhamento de informações relacionadas a aplicativos, o sistema depende do veículo hospedeiro para fornecer dados específicos de direção.

A Apple enfatiza que os iPhones conectados não armazenam nem rastreiam informações obtidas do veículo.

Além disso, essa conexão com o veículo permite que o CarPlay exiba coesivamente informações do sistema de entretenimento nativo do veículo, como dados de pressão dos pneus, entre outros.

Embora a Porsche não tenha fornecido detalhes temporais sobre o lançamento desta última iteração do CarPlay em seus modelos, a Aston Martin anunciou que a configuração de última geração da Apple será compatível com seu mais recente sistema de entretenimento, a ser lançado em 2024 em veículos como o coupé DB12 e o conversível DB12, conhecido como Volante.

O anúncio, claro, foi apenas uma tapeada de marketing para admitir que na verdade a real implementação do novo CarPlay só começará em 2024 e não no final deste ano, como previamente prometido.

Há quem diga que as negociações não foram fáceis para as montadoras aceitarem colocar o sistema da Apple no controle de todo o carro. Resta saber se a maçã conseguirá convencer outras a seguir pelo mesmo caminho.

Botão Voltar ao topo