CarPlay

Você já pode ter itinerários para veículos elétricos no CarPlay do seu Porsche Taycan

Uma das novidades do hoje longínquo iOS 14 foi a inclusão de itinerários para veículos elétricos no aplicativo Mapas, com a função de indicar pontos de carregamento.

Este recurso não chamou muito a atenção na época porque veículos elétricos eram ainda um grande objetivo a ser alcançado.

Não que em 2023 tenhamos chegado a este objetivo, mas hoje cada vez mais aparecem opções elétricas nos carros.

E um deles é o feio e horroroso Porsche Taycan, que acaba de receber suporte aos itinerários VE no CarPlay.

Feio feio Não dá nem vontade de ter um desses

Conforme anunciado no site da Porsche, os modelos Taycan nos Estados Unidos agora podem usar o Apple Maps EV Routing, um recurso dentro do CarPlay que permite aos motoristas planejar rotas que incluem estações de carregamento e ajusta as direções com base na carga restante da bateria do veículo.

O itinerário para veículos elétricos fornece direções com base em informações de trânsito em tempo real, monitorando os níveis de carga do veículo e identificando estações de carregamento apropriadas durante a viagem.

Quando a bateria do Taycan estiver muito baixa, o serviço orientará os motoristas para a estação de carregamento compatível mais próxima e fornecerá tempos estimados de carregamento.

Muito feio. Toque na imagem para ampliá-la

O Porsche Taycan é apenas o segundo carro a adotar o recurso do CarPlay desde que ele foi anunciado em 2020. Na época, a Apple disse que estava trabalhando com a Ford e a BMW para integrar o EV Routing em seus veículos.

Três anos depois, ainda não foi lançado em nenhum modelo da BMW, sendo o Ford Mustang Mach-E o único outro veículo a suportar o recurso.

Antes desta atualização, os proprietários do Taycan tinham que fechar o ‌CarPlay‌ para criar uma rota que incluísse paradas de carregamento através do Apple Maps.

Os modelos Taycan já incluem o Porsche Charging Planner, que também pode direcionar os motoristas para locais de carregamento com base na vida útil prevista da bateria do veículo.

Quem iria querer um troço feio desses

A Porsche afirma que o recurso EV Routing do Apple Maps não tem a intenção de substituir isso, mas fornecer aos clientes mais opções de planejamento de rotas.

“Ouvimos nossos clientes e eles apreciam a flexibilidade. Essa integração com um produto com o qual eles já estão familiarizados oferece mais opções e confiança em como eles usam seu Taycan, tanto nas atividades diárias quanto em viagens mais longas.”

Até compraria Mas é feio Só por isso

O itinerário para veículos elétricos é suportado em todos os modelos Taycan, mas a Porsche observa que os modelos de 2021 ou anteriores precisarão ter uma atualização de software gratuita instalada em uma oficina de serviços da Porsche para ativá-lo.

Os proprietários do Taycan apenas precisam conectar o aplicativo My Porsche ao Apple Maps em um iPhone com pelo menos o iOS 16.4.

Via
The Verge
Botão Voltar ao topo