2008ARQUIVO

Zibri teria novamente roubado a idéia de outro?

Na semana passada a Forbes fez uma matéria falando de um grande bug que o italiano Piergiorgio Zambrini (mais conhecido da gente como Zibri) teria descoberto no iPhone. Um tipo de arquivo de áudio incorporado a um vídeo fazia com que o celular travasse completamente, forçando um reboot prolongado.

Zibri até chegou a contatar a Apple para avisar do problema e ainda pedir um empreguinho na área de segurança da empresa. Foi ignorado pela equipe de Jobs.

Pois agora a verdade parece se revelar.
Um programador inglês chamado Si Brindley acusa o italiano de roubo de idéia e de querer se aproveitar para atrair mais visitas ao seu blog, que teve uma queda enorme no número de acessos a partir do lançamento do firmware 2.0 (o qual o Ziphone não é capaz de desbloquear).

Brindley mostra um comentário onde revela o bug em fevereiro deste ano, no blog OpenGSM. Zambrini teria entrado em contato com o inglês por IRC para saber mais detalhes.

Como a notícia não tinha tido nenhuma divulgação, Zibri teria se aproveitado para anunciar o bug como descoberta sua.

Não é a primeira vez que Piergiorgio Zambrini é acusado de roubar idéias de outros. O grupo de hackers Dev Team (responsável pelo desbloqueio do firmware 2) sempre afirmou que o programa ZiPhone teria sido feito graças a códigos criados por eles. O italiano nega até hoje, mas o fato é que ele não foi capaz de liberar um novo programa de desbloqueio para o firmware 2.0. Chegou mesmo a dizer em seu blog: “Eu já tenho ele pronto, mas é para uso pessoal, não vou liberar para o público“. Dá para levar a sério alguém assim?

É verdade que o ZiPhone foi um marco pela facilidade de uso e rápido desbloqueio do iPhone em sua época. Mas ao ver seu blog cheio de “cazzate” publicadas e lotado de publicidade de mal gosto, nos faz pensar até que ponto o senhor Zibri seria honesto no que faz.

Em seus tempos de popularidade (entre março e junho deste ano), seu site chegava a receber uma doação por minuto, somando cerca de US$10.000 em um mês, fora a renda dos banners publicitários estimados em US$4.000.

[FonteVia]

Botão Voltar ao topo