2011ARQUIVO

[tutorial] Saiba como comprar um livro digital no Brasil e fazê-lo funcionar no iBooks

Com o advento do iPad e a popularização dos tablets, a procura por livros digitais no Brasil aumenta a cada ano, talvez mais do que as editoras nacionais possam perceber. Com isso, torna-se necessário a criação de um meio de vendas deste tipo de obra, para que os usuários não sejam obrigados a procurar na pirataria o que eles não podem comprar. Aliás, este nome, “pirataria”, é o bicho-papão das editoras, que tentam ao máximo correr contra a corrente da digitalização de livros.

No Brasil, já começam a aparecer, aos poucos, opções para o consumidor adquirir livros digitais (também chamados de eBooks). Saiba aqui como comprá-los e convertê-los para serem lidos facilmente no iPad e no iPhone.

Livros digitais no Brasil

Saraiva, Gato Sabido e Livraria Cultura são alguns exemplos de livrarias que já estão disponibilizando este novo modelo, com os últimos lançamentos (como a biografia em português de Steve Jobs) já em formato eletrônico. Mas para nós, usuários de dispositivos iOS (como iPhone e iPad), a coisa fica um pouco limitada, pois os arquivos comprados possuem uma trava comercial (chamada de DRM) que impede que ele seja aberto em um aplicativo qualquer. Apenas aqueles compatíveis com o sistema ADE (Adobe Digital Editions) é que podem rodá-lo (como o Bluefire ou o Saraiva Reader), mas a usabilidade deles ainda é espartana, não tendo a mesma interface agradável do aplicativo nativo iBooks. E os livros com DRM não são compatíveis com o aplicativo da Apple.

A Apple, ao lançar o iPad, apresentou ao mundo também o iBooks, aplicativo de leitura de livros com ótima interface gráfica e facilidades de uso, como marcação de texto, favoritos e outras funções.

A iBookstore, da Apple, seria a melhor opção, pois foi construída para adquirir de forma simples e fácil, livros já adaptados para o iBooks. O problema é que ela não está ativa no Brasil, impossibilitando a compra de obras nacionais nela.

Para quem quer simplesmente comprar livros em português para ler em seu iPad, a dor de cabeça de todo o processo é um grande balde de água fria, que desestimula a compra.

A questão do DRM

A proteção do DRM é uma questão bastante polêmica. De fato, o conceito mais difundido é que a existência dele acaba dificultando a vida apenas dos consumidores autênticos, que pagam pelo conteúdo. Os que não querem comprar acabam sempre encontrando maneiras alternativas na internet, sem proteção nenhuma. Esta discussão já aconteceu para CDs, DVDs e músicas e é de longa data.

Removendo o DRM

Felizmente, remover o DRM de um conteúdo que você mesmo comprou, para uso próprio, não é ilegal. Só seria contra a lei se você depois distribuir este arquivo, coisa que desaconselhamos totalmente. A indústria de eBooks no Brasil ainda está engatinhando, e não evoluiu ainda pelo medo que as editoras tem do formato digital. Incentivando a pirataria, você estaria alimentando este medo e fazendo com que, em um futuro próximo, não tenhamos facilmente títulos digitais disponíveis, prolongando ainda mais este calvário que é adquirir livros digitais no país.

Por isso, compre seus livros e não os distribua ilegalmente. Todos nós só temos a ganhar com isso. ;)

A intenção deste tutorial é incentivar a venda de livros digitais no país, tornando-os compatíveis com o tablet mais popular do momento, em que os usuários são acostumados já a pagar para ter conteúdo de qualidade, devido ao seu poder aquisitivo mais elevado. Esperamos (e incentivamos) que as próprias editoras e livrarias nacionais proponham, no futuro, uma solução adaptada para este público, que deseja ler normalmente o livro que comprou sem precisar apelar para aplicativos de terceiros, mal acabados e burocráticos, que obrigam o usuário a se inscrever em diversos serviços antes de começar a ler a obra pela qual pagou.

Convertendo os eBooks para uso no iOS

Dadas todas as explicações iniciais, vamos ao passo-a-passo de como converter os eBooks comprados em lojas nacionais em um formato que seja compatível com o iBooks.

Passo 1: Baixe os arquivos necessários

Todas as ferramentas apresentadas aqui são gratuitas e multiplataforma (funcionam no Windows, no Mac e até mesmo no Linux). Primeiro de tudo, baixe no seu computador o conteúdo dos seguintes links:

programa Calibre (para a conversão de eBooks)
– plugins para remover o DRM
– Adobe Digital Editions (MacWindows)

Passo 2: Instale o Adobe Digital Editions

Segundo alguns leitores, ele é necessário para que o Calibre consiga destravar o DRM. Basta usar o programa baixado para o seu sistema e seguir as instruções.

Passo 3: Instale os plugins

O programa Calibre é muito popular, pois ele converte arquivos de diversos formatos (Word, PDF, etc) em ePub, que é o padrão usado no iBooks do iOS. Mas para ele trabalhar com arquivos travados pelo DRM, é preciso instalar alguns plugins. Instale o Calibre e abra-o no seu computador.

Descompacte o Zip dos plugins que você baixou. Era irá gerar uma pasta (Calibre_Plugins) cheia de arquivos zip. Deixe-os assim mesmo, sem descompactá-los de novo.

No Calibre, vá no menu Preferências e escolha Preferências (não escolha “Get plugins to enhance calibre“, pois não é isso que queremos agora).

Na janela que abrir, selecione o ícone de um quebra-cabeças, na parte onde diz “Avançado”.

Clique no botão “Load plugin from file”.

Na janela que abrir, navegue até o diretório dos plugins que você baixou (procure pela pasta Calibre_Plugins) e adicione-os um a um. Repita o processo para cada um dos arquivos Zip (sem descompactá-los).

Depois de todo o processo feito, você está pronto para converter facilmente seus eBooks comprados legalmente.

Passo 4: Comprando o eBook

Este tutorial funciona com a maioria dos livros digitais comprados no Brasil, protegidos com o DRM da Adobe (que é incompatível com o iBooks). Você pode comprar em qualquer loja, mas usaremos aqui a Saraiva como exemplo, pois foi a que testamos.

Para comprar a biografia do Jobs, por exemplo, vá no site da Saraiva e escolha FORMATO DIGITAL.

Você vai notar o símbolo do padrão ePub, que é o formato compatível com o iBooks (mas que não roda por causa do DRM). É ele que nos interessa, pois é o mais adaptado à dispositivos móveis, podendo ser lido tanto no iPad quanto no iPhone/iPod touch.

Clique no botão “Comprar”. Você irá para uma tela de confirmação, mostrando o seu carrinho de compras e o valor. Clique em “Fechar Compra”.

Se você não possuir um cadastro no site, ele vai pedir para você criar um, com seus dados verdadeiros (CPF, formas de pagamento, etc). Faça o que tem que fazer e finalize a compra.

Passo 5: baixando o livro

Agora que você comprou, você deve baixá-lo. No Gato Sabido, você pode baixar o arquivo direto no computador; na Saraiva não, pois ela obriga você ter o aplicativo dela instalado no aparelho (assim como a Amazon faz com o Kindle App). Por isso, baixe no seu iPad ou iPhone o Saraiva Digital Reader, gratuito na App Store.

Abra-o e introduza a conta que você abriu no site.

Depois disso, ele pedirá o seu ID Adobe. É este identificador que vai prender o livro a você, permitindo que ele seja lido apenas em poucos aparelhos. Se você não tiver um ID, crie um no próprio aplicativo, é fácil e rápido.

A partir daí, você verá os livros que você comprou, prontos para serem baixados. Toque no botão “Download” para começar a transferí-los para o seu aparelho.

Depois de baixado o livro, tente ver se você se adapta ao leitor do aplicativo, que é bem diferente do iBooks. Se você gostar e não sentir necessidade de trocar, ótimo, não precisa fazer mais nada. Boa leitura! :)

Mas se você não se adaptou e prefere ler o livro que você comprou no leitor nativo do sistema (iBooks), então siga o passo seguinte.

Passo 6: Convertendo o eBook

Você irá precisar retirar este eBook do aplicativo da Saraiva e transferí-lo para o computador. Isso é relativamente fácil, com a ajuda do iTunes. Abra-o, selecione o seu aparelho na barra lateral esquerda e procure a barra “Aplicativos”. Vá até o final da página onde diz “Compartilhamento de arquivos” e selecione o app da Saraiva.

Você então verá o livro que você quer. Selecione-o e clique em “Salvar para…”. Grave em um lugar que você saiba onde encontrar depois.

Com o eBook já no computador, volte para o programa Calibre. Clique em “Adicionar livros” e adicione o que você comprou. O processo está quase chegando ao fim.

Com o livro já na biblioteca do Calibre, está na hora de convertê-lo. Selecione-o e clique em “Converter livros”.

Depois de alguns segundos, ele finaliza o processo, deixando uma versão pronta para usar no iBooks. Para saber onde ela se encontra, clique com o botão direito no título do livro, e selecione “Exibir na Pasta”.

O diretório onde se encontra o livro compatível com o iBooks abrirá, mostrando também a versão original, sem alteração.

Passo 7: Transferindo o eBook para o aparelho

Arraste o que não tem a extensão “original” (no exemplo da imagem, é o penúltimo arquivo) para dentro do iTunes e sincronize o livro com o seu aparelho.

Pronto, se tudo deu certo, ele já se encontra no iBooks, permitindo que você vire páginas, marque partes do texto, favorite páginas e tenha o índice na ponta dos dedos, tudo como deve ser em um bom livro lido no iOS. :)

Contribua para a evolução do mercado de eBooks no Brasil

Nós, usuários, somos os maiores interessados em que o mercado de eBooks cresça cada vez mais no Brasil. A Apple ainda não conseguiu abrir uma iBookstore em nosso território devido à dificuldade em fechar acordos comerciais com as editoras do país, pelo medo que elas ainda tem de que o formato digital signifique o fim do mercado.

Só podemos acabar com esse “medo do futuro” das editoras, se mostrarmos a elas que os livros digitais tem sim seu espaço no mundo comercial, com um público consumidor ávido por novos títulos.

Por isso, se você fizer o processo ensinado acima, não distribuia os arquivos que converteu, pois isso seria um tiro no seu próprio pé. O futuro dos livros digitais depende da não proliferação da pirataria.

Hesitamos muito em publicar um tutorial como este (que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal), mas optamos por acreditar na boa fé de nossos leitores, que passam por dificuldades em usar livros que compraram legalmente. Por isso, colabore para que possamos publicar outras ajudas do tipo para os usuários de iOS no Brasil (e também em Portugal, Angola, Cabo Verde e os residentes em outros países), não incentivando a pirataria. Os autores precisam ser pagos pelo trabalhos deles, para que continuemos tendo mais e mais livros, difundindo assim, cultura.

Boa leitura!

Texto e imagens: Blogdoiphone.com © Reprodução proibida

Botão Voltar ao topo