2011ARQUIVONotícias

Disponível a biografia de Steve Jobs em português

Como previsto, está oficialmente disponível o livro “Steve Jobs – A Biografia“, de Walter Isaacson. Inclusive a versão em português, que começa a chegar nas prateleiras das livrarias nacionais nesta segunda-feira.

O livro conta toda a história de Steve Jobs, desde a infância, até os últimos dias. O autor se baseou em cerca de 40 entrevistas com Jobs, além de dezenas de depoimentos de amigos, parentes, inimigos e desafetos.

Desde o início, a ressalva bem clara de que Jobs não quis interferir no trabalho do escritor, deixando-o totalmente livre para escrever os fatos como eles aconteceram.

Jobs surpreendeu-me ao admitir prontamente que não teria controle sobre a obra, nem mesmo o direito de vê-la com antecedência. “O livro é seu”, disse. “Não vou nem lê-lo.” 

De fato, Steve já sabia que seria uma obra póstuma, sendo inútil mascarar qualquer tipo de fato.

Este é um livro sobre a vida de altos e baixos e a personalidade intensa e abrasadora de um empreendedor criativo, cuja paixão pela perfeição e cujo ímpeto feroz revolucionaram seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. 

A tradução para o português parece ter sido fiel ao original, com uma leitura tranquila e suave. Ele começa com uma série de fotos de Jobs em diferentes momentos de sua vida, inclusive com a família em várias partes do mundo, como Japão e Itália.

A infância de Steve preenche o primeiro capítulo do livro, com detalhes sobre os dois casais de pais que ele teve, os biológicos e os adotivos. Suas influências, seus traumas e como ele começou a dar valor ao design prático das coisas.

Paul Jobs tentou transmitir seu amor pela mecânica e por carros. “Steve, esta é sua bancada de trabalho agora”, disse enquanto demarcava uma parte da mesa na garagem da casa. Jobs lembrou ter ficado impressionado com o foco do pai no ofício artesanal: “Eu achava que o senso de design de meu pai era bastante bom, porque ele sabia como fazer qualquer coisa. Se precisávamos de um armário, ele o fazia. Quando construiu nossa cerca, me deu um martelo para que eu pudesse trabalhar com ele”.

Cinquenta anos depois, a cerca ainda rodeia os fundos e o pátio lateral da casa em Mountain View. Enquanto a mostrava para mim, Jobs acariciou as estacas de sustentação e relembrou uma lição de seu pai que o marcou profundamente: era importante fazer bem os fundos de armários e cercas, ainda que ficassem escondidos. “Ele adorava fazer as coisas direito. Preocupava-se até mesmo com as partes que não ficavam à vista.”

O conteúdo do livro é bem extenso e conta cada fase da vida de Jobs. Realmente uma obra que não pode faltar na estante de admiradores deste grande personagem.

A pré-venda no Brasil começou cedo este mês, o que fez com que algumas lojas online (como as Americanas.com) não tenham mais o livro disponível, inclusive cancelando alguns pedidos de quem já tinha reservado, conforme nos relatam alguns leitores. A Saraiva parece ainda ter em estoque o livro físico.

Quanto ao livro digital em português a venda no site, ele é em formato ePub, mas não pode ser aberto no aplicativo nativo iBooks, pois possui uma trava DRM (gerenciador de direitos comerciais) que só funciona com aplicativos compatíveis com o Adobe Digital Editions. Por isso, quem optar pela versão digital (na teoria) só poderá lê-lo no aplicativo Saraiva Digital Reader, que é bem limitado e não possui a mesma beleza e praticidade do iBooks.

Sorteio de um exemplar do livro

Neste final de semana, convidamos todos vocês a participar de um sorteio de um exemplar do livro. Quase 2.000 pessoas participaram, mostrando que o interesse na obra de Isaacson é grande por parte dos brasileiros.

Através de uma ferramenta interna no Blog (que faz a extração automática entre os que comentaram no artigo), chegamos ao nosso ganhador. Com isso, o Yuri Chaves vai levar para casa um exemplar da biografia autorizada de Steve Jobs. Parabéns!

E você que ler a biografia de Jobs, não deixe de comentar aqui e compartilhar conosco as suas impressões sobre o livro. :)

Botão Voltar ao topo