Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como escutar no iPhone ou iPad as músicas que estão no seu computador

Digamos que você esteja em casa, com o computador cheio de músicas, mas quer escutá-las em outro cômodo. Ou você conecta no PC uma caixa de som sem fio (tipo esta) ou então transfere as músicas para o seu iPhone ou iPad e o transporta para onde quiser. O problema é que se a sua biblioteca musical for muito grande, esta última solução acaba ficando inviável, ocupando demasiado espaço interno no aparelho.

Felizmente a Apple oferece uma maneira de você ouvir toda a sua biblioteca musical do computador em um dispositivo conectado à mesma rede Wi-Fi, sem precisar transferir nenhum arquivo e nem ocupar espaço extra. Tudo através de um streaming local.

Mostraremos neste artigo como fazer isso de forma fácil.


Claro que estamos supondo que você não seja assinante de nenhum serviço de streaming, como o Apple Music ou Spotify, ou possui músicas que não estão disponíveis nestes serviços. Ou então tem podcasts ou vídeos no iTunes e quer ouvir/assistir no iPad sem precisar transferir arquivos. Aí o streaming local é uma solução bem prática.

De fato, o programa iTunes permite você compartilhar toda a sua biblioteca musical (ou parte dela) na sua rede Wi-Fi, podendo assim ser ouvida em iPhones, iPads, na Apple TV e até outros Macs/PCs conectados à mesma rede. É o Compartilhamento Pessoal.

Repare que esta solução não é similar ao AirPlay, em que você direciona o som do computador para outro dispositivo, mas o controle continua pelo computador. No Compartilhamento Pessoal, você tem acesso direto às músicas, podendo escolher no dispositivo qual quer escutar, pausar, pular, etc.

Primeiro de tudo, você precisa compartilhar sua biblioteca do iTunes na sua rede. Veja como fazer:

– Compartilhe a sua biblioteca do iTunes

  • Abra no computador o programa iTunes.
  • Abra o menu Arquivo » Compartilhamento Pessoal e ative a função.

  • Conecte-se no seu ID Apple ou conta do iCloud.

Pronto, a partir daí sua biblioteca musical pode ser acessada por outros dispositivos na mesma rede Wi-Fi, desde que eles também estejam conectados na mesma conta do Compartilhamento Pessoal. É isso que veremos a seguir.


– Ouvir suas músicas no iPhone, iPad ou iPod touch

Com a biblioteca já compartilhada, agora é a vez de acessá-la em outro dispositivo na mesma rede. No iOS, faça o seguinte:

  • Abra os Ajustes do sistema.

  • Toque no menu Música e no final da página você verá a opção de Compartilhamento Pessoal. Inicie uma sessão com o mesmo ID Apple usado no computador.

  • Agora abra o aplicativo Música.

  • Toque em Compartilhamento Pessoal e escolha a biblioteca disponível. Se você não ver esta opção, toque em Editar, selecione Compartilhamento Pessoal e toque em OK.

Aguarde sincronizar as músicas e pronto, a partir deste momento você já poderá ouvir toda a sua biblioteca sem precisar copiar nenhum arquivo para o iPhone ou iPad. E o interessante é que as músicas tocam de forma independente em cada dispositivo, permitindo que cada um escute a música que quiser.

E isso não se limita a músicas. Se você abrir no iOS o aplicativo Vídeos, verá também todos os vídeos que você tiver na biblioteca do iTunes, podendo assisti-los no dispositivo.


Repetindo: esta é uma solução fácil para quem não possui assinaturas de serviços de streaming, como o Apple Music ou o iTunes Match.

Veja esta e outras dicas de iOS neste link.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo