2009ARQUIVO

[resenha] Aplicativos para o iPhone que identificam radares nas estradas brasileiras

Controladores de velocidade

Anúncios

Testamos alguns aplicativos que alertam sobre pontos de controle de velocidade nas estradas brasileiras. Claro que não foi possível testá-los em todas as regiões do país e o ideal é que você experimente primeiro na sua cidade antes de confiar 100% nos resultados do programa.

Vamos falar de três deles, bem conhecidos já pela comunidade: Trapster, iRadar e Lince GPS.

Trapster

Anúncios

falamos aqui do Trapster ainda em outubro do ano passado. Desde então o mapa de cobertura de radares no país aumentou muito.

Trapster

O forte do utilitário são as configurações, gráficos e flexibilidade. A localização radares é atualizada pelos próprios usuários, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do quanto eles se dedicarem. Apesar disso, em nossos testes todos os pardais foram identificados.

Trapster

Anúncios

O grande ponto fraco é que depende 100% da internet, visto que todos os mapas e localizações de radares são obtidos na web em tempo real. Também não tem versão em português, apenas em inglês. Existe um aviso vocal de alerta, que é um pouco baixo na nossa opinião.

Mapa dos radares

Foi idealizado com o princípio da colaboração da comunidade, onde cada um pode ajudar a informar onde estão os radares, atualizando instantaneamente para todos os outros usuários do Trapster. Não roda apenas no iPhone, mas também em diversos outros celulares, o que aumenta ainda mais o número de participantes.

iRadar Brasil

Simplicidade é a chave do sucesso desse aplicativo, que há semanas emplaca a primeira posição do ranking brasileiro de apps pagas. Possui dois modos básicos de operação, visualizando apenas a lista dos radares próximos, ou com mapa estilo Google Maps, assinalando os radares.

iRadar

A primeira opção funciona sem acesso à internet. A lista de radares é armazenada internamente com a posição geográfica de cada um, podendo ser atualizada pelo próprio iPhone, com apenas um clique (nesse caso, ele acessa a rede de dados). Isso é ótimo, pois se torna fácil manter-se em dia com novos radares. Para a visualização de mapas, ele precisa fazer a busca na web, pois não possui todos os mapas integrados.

iRadar

As opções de configuração são boas, com destaque ao ajuste da distância para ativar o aviso de proximidade do controle de velocidade. Não são apenas radares que aparecem, mas também postos de polícia e lombadas eletrônicas. Infelizmente o som do alerta é muito ruim, é curto e baixo, muitas vezes parecendo com uma nova mensagem no celular. Outro bug esquisito é que ele lista o radar, mas mesmo depois que você passa, ele continua na lista, com a distância aumentando conforme você se afasta do mesmo. Apesar de não precisar de acesso à Internet, não ocupa quase nada da memória interna do aparelho.

Lince GPS

Um outro controlador de velocidade que não poderia deixar de participar do teste é o Lince GPS, da Robotron.

Lince GPS

Ele sinaliza os pontos de controle de velocidade, dando o aviso antes de chegar ao ponto de interesse. Você pode ajustar esse aviso por tempo e não por distância, assim ele vai calcular com base na sua velocidade o momento certo para dar o aviso.

Ajuste dos avisos

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas funciona com um sistema de assinatura. O primeiro mês é grátis e depois, se o usuário gostar do aplicativo, vai precisar fazer uma assinatura de um ano (de R$130) para continuar usando o Lince. Aí será possível atualizar sempre os pontos de controle direto do site da Robotron.

Donwload dos pontos de controle

Cidades cobertas

O serviço atende por enquanto apenas 11 cidades: Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O ideal é instalar o aplicativo e testá-lo bem para decidir se na sua região ele funciona ou não.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo