2009ARQUIVO

[resenha] Aplicativos para o iPhone que identificam radares nas estradas brasileiras

Controladores de velocidade

Testamos alguns aplicativos que alertam sobre pontos de controle de velocidade nas estradas brasileiras. Claro que não foi possível testá-los em todas as regiões do país e o ideal é que você experimente primeiro na sua cidade antes de confiar 100% nos resultados do programa.

Vamos falar de três deles, bem conhecidos já pela comunidade: Trapster, iRadar e Lince GPS.

Trapster

falamos aqui do Trapster ainda em outubro do ano passado. Desde então o mapa de cobertura de radares no país aumentou muito.

Trapster

O forte do utilitário são as configurações, gráficos e flexibilidade. A localização radares é atualizada pelos próprios usuários, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do quanto eles se dedicarem. Apesar disso, em nossos testes todos os pardais foram identificados.

Trapster

O grande ponto fraco é que depende 100% da internet, visto que todos os mapas e localizações de radares são obtidos na web em tempo real. Também não tem versão em português, apenas em inglês. Existe um aviso vocal de alerta, que é um pouco baixo na nossa opinião.

Mapa dos radares

Foi idealizado com o princípio da colaboração da comunidade, onde cada um pode ajudar a informar onde estão os radares, atualizando instantaneamente para todos os outros usuários do Trapster. Não roda apenas no iPhone, mas também em diversos outros celulares, o que aumenta ainda mais o número de participantes.

iRadar Brasil

Simplicidade é a chave do sucesso desse aplicativo, que há semanas emplaca a primeira posição do ranking brasileiro de apps pagas. Possui dois modos básicos de operação, visualizando apenas a lista dos radares próximos, ou com mapa estilo Google Maps, assinalando os radares.

iRadar

A primeira opção funciona sem acesso à internet. A lista de radares é armazenada internamente com a posição geográfica de cada um, podendo ser atualizada pelo próprio iPhone, com apenas um clique (nesse caso, ele acessa a rede de dados). Isso é ótimo, pois se torna fácil manter-se em dia com novos radares. Para a visualização de mapas, ele precisa fazer a busca na web, pois não possui todos os mapas integrados.

iRadar

As opções de configuração são boas, com destaque ao ajuste da distância para ativar o aviso de proximidade do controle de velocidade. Não são apenas radares que aparecem, mas também postos de polícia e lombadas eletrônicas. Infelizmente o som do alerta é muito ruim, é curto e baixo, muitas vezes parecendo com uma nova mensagem no celular. Outro bug esquisito é que ele lista o radar, mas mesmo depois que você passa, ele continua na lista, com a distância aumentando conforme você se afasta do mesmo. Apesar de não precisar de acesso à Internet, não ocupa quase nada da memória interna do aparelho.

Lince GPS

Um outro controlador de velocidade que não poderia deixar de participar do teste é o Lince GPS, da Robotron.

Lince GPS

Ele sinaliza os pontos de controle de velocidade, dando o aviso antes de chegar ao ponto de interesse. Você pode ajustar esse aviso por tempo e não por distância, assim ele vai calcular com base na sua velocidade o momento certo para dar o aviso.

Ajuste dos avisos

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas funciona com um sistema de assinatura. O primeiro mês é grátis e depois, se o usuário gostar do aplicativo, vai precisar fazer uma assinatura de um ano (de R$130) para continuar usando o Lince. Aí será possível atualizar sempre os pontos de controle direto do site da Robotron.

Donwload dos pontos de controle Cidades cobertas

O serviço atende por enquanto apenas 11 cidades: Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O ideal é instalar o aplicativo e testá-lo bem para decidir se na sua região ele funciona ou não.

Botão Voltar ao topo