2011ARQUIVO

O que poderá vir no próximo iPhone 5?

Imagem meramente ilustrativa, com o intuito de atrair leitores

No meio a tantos rumores sobre o futuro iPhone, nada melhor do que separarmos o joio do trigo e analisarmos o que realmente a Apple pode nos apresentar na metade deste ano, com seu novo modelo de iPhone.

Calendário Apple

Apesar da empresa não confirmar nenhum calendário de lançamentos, sabemos que é costume dela lançar novas versões em um ciclo de 12 meses. Por isso, entre as diversas informações que circulam por aí, a aposta mais provável da época de lançamento pelo menos já se pode arriscar: entre final de junho e começo de julho. Foi assim nos modelos anteriores e deve se repetir este ano também. No Brasil deve demorar um pouco mais: setembro é a data mais provável.

A apresentação do novo aparelho sempre é feita na WWDC, conferência de desenvolvedores que acontece na primeira semana de junho (nesse caso, chutamos o dia 6). Antes disso, em março/abril, um evento especial revela o que trará o sistema operacional (iOS), com boa parte de suas novidades.

Novidades

O que mais a Apple pode inventar no iPhone que supere a versão 4? Realmente, o atual aparelho já é bem completo, mas algumas novidades podem surpreender, como sempre. Uma delas é a implementação de um sistema de pagamentos NFC (Near Field Communications), que transformaria o aparelho em um cartão de crédito que funciona por proximidade. Inicialmente cogitou-se a possibilidade disso ser implementado somente no iPhone 6 (leia “Apple pode estar preparando sistema de pagamentos móveis para o iPhone 6“), mas como a concorrência já está pensando em apresentar suas soluções para este ano, o projeto pode ser adiantado. Leia o link acima para mais detalhes.

Apesar de muitos estarem apostando em telas maiores e menores, o iPhone 5 deve permanecer externamente muito parecido com o atual modelo: contorno em metal, funcionando como antenas. Talvez o material traseiro é que mude, com o vidro sendo substituído por algo diferente e mais resistente.

Por fora, o iPhone 5 deve permanecer muito parecido com o atual modelo.

A tela deverá receber alguma mudança, sem alterar suas atuais proporções nem sua definição (Retina). Há anos há quem insista na adoção pela Apple de uma tela OLED, então sempre é uma possibilidade.

A grande mudança deve ser mesmo no interior do aparelho. Muitos apostam em um novo processador A5, mais potente que o atual A4 de 1GHz. Pode ser que ele seja multi-core, se a Apple conseguir resolver o problema do elevado consumo de bateria que este tipo de chip tem. Uma maior memória também é esperada, para dar mais poder ao aparelho junto com um novo chip gráfico.

Tudo isso só saberemos provavelmente no dia 6 de junho. Até lá, muitos rumores cabeludos ainda aparecerão. O importante é ter consciência de que não se deve acreditar em tudo o que se lê e saber que, enquanto a Apple não anunciar nada, tudo pode mudar.

A não ser que encontrem outro protótipo esquecido em algum bar por aí… ;)

Botão Voltar ao topo