2010Apple PayARQUIVO

Apple pode estar preparando sistema de pagamentos móveis para o iPhone 6

A Apple pode estar já pensando em implementar, em um futuro próximo, um sistema de micro-pagamentos no iPhone, transformando-o em um verdadeiro cartão de crédito. Pelo menos é a essa conclusão que se chega ao saber do rumor que afirma que a Apple estaria interessada a comprar a start-up Boku, especializada neste tipo de transação eletrônica.

O site TechCrunch reportou na segunda-feira que Apple e Google estariam interessadas na compra da Boku, mas nenhuma das duas teria conseguido ainda concluir as negociações.

Não é de hoje que a Apple planeja transformar os seus aparelhos em carteiras digitais (que aliás, tende a ser o futuro). Ela já depositou algumas patentes relacionadas ao e-Wallet, além de ter contratado profissionais especialistas na tecnologia NFC (Near Field Communications, comunicações por proximidade). Com essa tecnologia, basta aproximar o aparelho de um sensor para que os dados sejam transferidos, sem o uso de fios.

A Visa já está testando esse tipo de pagamento no iPhone, em metrôs e ônibus de Nova York e Nova Jersey, nos EUA.

YouTube video

Mas para quem espera esse tipo de novidade já para o próximo iPhone 5 (a ser lançado em junho de 2011), melhor não se entusiasmar muito. Quem conhece a Apple sabe que ela só lança uma nova tecnologia quando tem certeza que pôde testá-la e aperfeiçoá-la a um nível de qualidade que considera ótimo. Se ela ainda está pensando em comprar uma empresa especialista nesta tecnologia, quer dizer que há muito caminho a ser percorrido até que isso se torne realidade em seus produtos.

Outro fator é a implementação física disto. O espaço interno do atual iPhone 4 é tão minimamente reduzido que não há como colocar um chip de NFC sem alterar o layout. A Visa mesmo usa uma capa exterior no aparelho para usar a tecnologia.

Para resolver isso, uma companhia finlandesa já anunciou esta semana uma antena que quase não ocupa espaço, dividindo funções com outras antenas do aparelho, como as do GSM, Wi-Fi e Bluetooth. Como a Apple sempre prefere desenvolver suas próprias tecnologias, é bem possível que ela já esteja pensando em alguma solução do tipo.


A parte marrom seriam os circuitos do NFC

Seja como for, ainda demorará um pouco para vermos esta tecnologia efetiva em nosso celular preferido. Mas o que ninguém mais duvida é que esse é o futuro: o pagamento fácil e rápido com celulares.

Botão Voltar ao topo