2010ARQUIVO

O próximo iPhone já promete ser mais rápido que qualquer outro celular

O que parece que está para acontecer já havíamos previsto aqui no começo do ano (leia “Google lança Nexus One, com dicas do que poderá vir no próximo iPhone“). O iPhone G4 (nome meramente ilustrativo) deverá vir mais rápido que o Nexus One.

Chega-se a esta conclusão ao analisar a performance do novo chip A4, que equipa os atuais iPads e que deve também fazer parte do futuro modelo de iPhone.

A incrível velocidade do novo tablet já foi percebida e testemunhada por vários usuários, como podemos perceber aqui. Ele realmente ‘voa’ em matéria de velocidade de resposta e de processamento de aplicativos.

A AnandTech realizou um teste comparativo entre um iPad, um iPhone 3GS e um Nexus One. A conclusão é que, em todos os testes, o A4 é mais rápido que o Snapdragon, chip de 1GHz presente do celular da Google.

Para realizar o benchmark, foram analisadas as performances de acesso de vários sites conhecidos, em cada aparelho. Em sites otimizados, a vantagem do A4 chegou a ser de 59,4%.

Apenas a velocidade do processador não é suficiente para determinar se um celular é mais rápido ou não. Depende muito também de outros fatores, como otimização do sistema e quantidade de memória. Até agora, todos os especialistas foram unânimes em afirmar que a Apple fez um incrível trabalho no seu novo chip A4, fazendo com que uma arquitetura de mesmo custo – Cortex A8 – tenha muito mais performance.

Isso fica mais claro ao se considerar que o iPad consegue ser mais rápido que o Nexus, mesmo com metade de memória RAM: enquanto o aparelho da Google tem 512MB, o tablet tem 256MB, como o atual iPhone 3GS.

Isso quer dizer que o próximo iPhone pode melhorar muito sua performance, mesmo sem um considerável aumento de custo. No outro artigo, cogitávamos a possibilidade da Apple adotar um processador Cortex A9, mais moderno, mais rápido e mais caro, mas pelo visto isso ainda não será necessário.

Ao criar hardware e software, a Maçã tem grandes vantagens frente a concorrência. O seu futuro sistema operacional, o iPhone OS 4.0, pode ser extremamente otimizado para o A4, ganhando ainda mais em performance.

Se a Apple adotar mesmo o novo A4 no seu próximo celular (e por enquanto não há motivos para acreditar que seja diferente), o novo iPhone irá realmente impressionar. Palavra de Steve Jobs. ;)

Ainda não se sabe quando será lançado um novo iPhone. Estimativas indicam que seria entre junho e julho deste ano, chegando entre agosto e setembro no Brasil.

Botão Voltar ao topo