2008ARQUIVO

iPhone 2.0 x iPhones desbloqueados

Flash
O lançamento do SDK fez muita gente sonhar com as possibilidades presentes no nosso celular preferido. O show apresentado por Steve Jobs e companhia no dia 6 de março nos fez babar pelas novidades e nos deixou impacientes pela chegada dos novos aplicativos oficiais. Mas parece que esquecemos de um detalhe: os aplicativos oficiais funcionarão nos iPhones desbloqueados?

Como vimos, parece que a Apple não fez o mínimo esforço de corrigir no firmware 1.1.4 a falha que permite o jailbreak. Isso talvez deva-se ao fato dela preparar um forte bloqueio para o próximo software. O jogo do gato e rato continua das duas partes (Apple x hackers), e nós, consumidores, ficamos no meio da briga, completamente dependentes das ações de um e de outro.

Ao mesmo tempo, a Apple parece entrar em uma situação complicada. Se ela encontra um sistema de impedir a instalação de aplicativos oficiais em iPhones desbloqueados, milhares dos atuais usuários irão preferir o caminho do jailbreak, que está em forte desenvolvimento. Com isso ela perde uma fatia importante de mercado, além de dar força à comunidade hacker. Por outro lado, se ela não bloqueia, as operadoras parceiras podem se perguntar qual teria sido a vantagem de pagar milhões à Apple pela exclusividade que na prática se tornou irreal, e assim prejudicar inclusive futuros contratos em novos países.

Como saber o que vai acontecer? Não nos resta outra alternativa a não ser esperar até o fim de junho pelo lançamento do firmware oficial. Mas sempre teremos o consolo de que a comunidade jailbreak não dorme em serviço… ;)

Botão Voltar ao topo