2010ARQUIVO

F1™ 2010 Timing: acompanhe a Formula 1 em tempo real no seu iPhone

Já vou avisando: este é daquele tipo de aplicativo para impressionar os amigos. Ele é caro, mas os fanáticos por Formula 1 vão achar que o investimento vale muito a pena. É o F1™ 2010 Timing App, o aplicativo oficial da FIA para iPhone e iPod touch.

O aplicativo transforma o seu gadget em um verdadeiro instrumento de controle da corrida, com tudo o que você precisa para saber, segundo a segundo, do que acontece nas pistas.

Com ele, você recebe em tempo real todos os tempos feitos pelos pilotos, seja nos treinos de classificação como também durante a corrida. A informação que você recebe é oficial, o que quer dizer que chega no seu iPhone ao mesmo tempo que chega para o Galvão Bueno ou para as equipes. Impressionante.

Ele pode ser dividido em duas partes: uma com conteúdo fixo e outra com informações dinâmicas. A primeira traz todas as listas de pilotos, construtores, pistas e corridas. Uma função muito legal é a possibilidade de adaptar o horário da corrida com o fuso horário do aparelho. Isso é ótimo para saber a que horas ligar a tv no Brasil ou onde você estiver. Há também uma seção de notícias atualizadas.

Mas o espetáculo mesmo fica com a segunda parte do aplicativo, aquela do acompanhamento ao vivo. A tela principal (abaixo) apresenta as informações principais da corrida (ou treino). Na primeira metade, a lista dos tempos feitos pelos pilotos atualizados ao vivo. No meio, uma listra que passa várias informações importantes, como temperatura da pista, do ar, velocidade do vento, previsão meteorológica e notícias de última hora. Na parte inferior da tela, o ponto alto do app: o acompanhamento visual em 3D da pista. :)

Parece incrível, mas o aplicativo mostra o ponto exato na pista onde o carro escolhido está. E você pode aumentar ou diminuir o zoom com um simples movimento de pinça, típico do iPhone. Colocando a tela na horizontal, a visualização da pista aumenta, com a ordem dos carros e suas posições.

Durante a corrida, você tem também o controle de tudo o que se passa com cada piloto, em uma tabela parecida com as que as equipes recebem.

Durante o treino classificatório desta manhã, cheguei a fazer um vídeo com o aplicativo em funcionamento:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=PCaAlrFvILQ&fmt=18

Simplesmente extraordinário. Para os verdadeiros fãs de Formula 1, é um aplicativo que adiciona emoção e dinâmica no acompanhamento das corridas e do campeonato.

O preço é meio salgado: 32,99$, o que daria 1,74$ por corrida. Mas a satisfação é garantida. :)

O F1™ 2010 Timing pode ser encontrado na App Store (link) e é compatível com iPhone e iPod touch, OS 3.0.

Botão Voltar ao topo