2008ARQUIVO

E o Installer evolui: está chegando Cydia

Flash

A Apple tenta alcançar o sucesso da comunidade open source, que cria programas não-oficiais para o iPhone e os distribui através do aplicativo Installer. São centenas de programas disponíveis diretamente no aparelho, que suprem várias necessidades esquecidas ou deixadas propositalmente de lado pela empresa da maçã.

Com o lançamento do SDK (anunciado para esta quinta, dia 6), a Apple corre atrás do tempo perdido, mas peca por demorar muito em apresentar soluções convincentes e práticas (já corre o boato que na quinta só será apresentado uma versão beta do kit de desenvolvimento). A comunidade não fica parada e uma evolução do já extra-carregado Installer está sendo testada.

Com o nome de Cydia, o candidato a futuro Installer traz enormes melhorias no processo de instalação de softwares. Ele usa o mesmo sistema de gerenciamento de pacotes Linux Debian do OSX, porém totalmente open source.

Ele possui o mesmo visual que o Installer.app, o que não deverá confundir nenhum usuário habituado com o método tradicional. Uma das grandes diferenças, no entanto, é a função de busca, que evita de ficarmos procurando um aplicativo no meio de uma lista de centenas de ítens.

Para aqueles que quiserem testá-lo, basta incluir o source http://apptapp.saurik.com no Installer tradicional. Mas avisamos que esse repertório ficou fora do ar durante todo o domingo, provavelmente devido à grande procura, e alguns não conseguiram instalá-lo.

Botão Voltar ao topo