2008ARQUIVO

Boatos da semana

Flash

A exemplo do que vimos na semana que antecedeu o lançamento do firmware 1.1.4, uma chuva de boatos começam a circular pela internet antes do grande evento especial dedicado à liberação do SDK, na próxima quinta-feira.

O site iLounge (que não tem o hábito de divulgar boatos) afirma que uma fonte interna da Apple teria informado que os novos aplicativos disponibilizados para o iPhone e iPod Touch seriam centralizados na iTunes Store. Isso poderia dar à Apple o poder de selecionar os aplicativos e vetar aqueles que não interessariam à empresa.

Até aí nenhuma novidade, visto que há tempos que se comenta essa hipótese ao lançamento do SDK oficial. Mas o site Electronista não concorda completamente com essa informação. Segundo eles, alguns dos desenvolvedores selecionados pela Apple (aqueles que já tiveram acesso ao kit de desenvolvimento) teriam informado que os programas pagos não terão o mesmo tratamento que os gratuitos. Para os freewares (vão haver freewares?) não haveria nenhum controle particular. Eles seriam distribuidos em uma seção similar à que existe hoje para os Podcasts (o que traz um grande alívio para os países que não possuem uma iTunes Store oficial, como o Brasil por exemplo). Já para os aplicativos pagos, a Apple se daria o direito de ser mais cuidadosa, se preocupando com o controle de qualidade e segurança nos produtos à venda.

Se essa última informação se confirmar, pode ser uma ótima notícia principalmente para os programadores independentes, que poderão contar com um meio oficial de distribuição sem burocracias, não matando assim o grande entusiasmo que existe hoje na comunidade alternativa do iPhone.

A Apple terá que esforçar-se muito para apresentar uma solução tão boa quando a proposta pelo jailbrake não oficial, que coloca à disposição do usuário centenas de aplicativos gratuitos acessados diretamente pelo iPhone, e que evolui a cada dia.

Botão Voltar ao topo