Semana passada começou a circular uma “notícia” pela internet que dizia que o novo iPhone 3GS branco sofria de superaquecimento, chegando a mudar de cor. Por ser apenas um fato isolado, decidimos não levar adiante a história.
Porém, no momento que alguns “grandes” portais nacionais começam a difundir o fato como notícia, espalhando a desinformação, é melhor esclarecermos bem esta história para que ninguém fique com medo de comprar o novo iPhone.
Entenda a história
Um site francês publicou na sexta-feira algumas fotos de UM ÚNICO USUÁRIO que reclamava que seu novo aparelho esquentava demais, a ponto de criar algumas manchas rosadas.
O proprietário levou à assistência técnica da Apple que o pediu para realizar algumas análises nele. Ao mesmo tempo, outro usuário (que pela bizarra coincidência também é francês) apresentou o mesmo problema ao site Gizmodo daquele país, se espalhando então para o resto do mundo.
Essa informação foi tirada dos sites originais, sem o uso do tradutor do Google. Mas infelizmente nem toda a nossa imprensa confere as fontes antes de publicar uma “notícia”.
Precisou de pouco para que vários sites do mundo inteiro alardeassem a informação dizendo que “vários internautas (sic) relatam problemas de superaquecimento do aparelho“, como se fosse um defeito implícito do novo modelo.
Pois não é.
Estou com o iPhone 3GS há pouco mais de uma semana e, mesmo não sendo o modelo branco (mas que possui o mesmo hardware), não apresentou nenhum aquecimento anormal.
E é muito estranho que os dois únicos exemplos tenham ocorrido apenas na França, não é mesmo? O público americano é muito maior (muuuito maior) e até agora nenhum usuário reclamou desse tipo de problema. Será que ninguém que divulgou descuidadamente essa notícia se questionou sobre isso?
Mas digamos que seja verdade: aconteceram dois casos de iPhones brancos que aqueceram demais. Ora, a Apple vendeu mais de um milhão de aparelhos no primeiro fim de semana e apenas dois apresentaram o problema. Isso indica um caso isolado, que pode acontecer (assim como baterias que explodem em outros aparelhos). Mas aí a deixar entender que o novo modelo é defeituoso, beira à má intenção.
Ou então é só falta de informação mesmo.
Tome sempre cuidado com o que você lê. Não é porque está na internet que a informação é verdadeira. ;)
[obrigado a todos os leitores que nos pediram para falar sobre isso]