2010ARQUIVO

Dev-Team usa a criatividade para desbloquear o iPhone com o iOS 4.2.1

Este artigo usa termos técnicos e é voltado para usuários mais experientes.

Conforme o Dev-Team havia prometido, o ultrasn0w, programa de desbloqueio do iPhone, foi liberado neste domingo pelo Cydia, o instalador de apps do jailbreak. Mas dessa vez, o grupo teve que ser criativo para conseguir contornar as portas que a Apple fechou no novo sistema.

Com o iOS 4.1 e 4.2.1, a Apple bloqueou o exploit usado para o desbloqueio, que usava o chamado comando AT+XAPP. Com isso, o grupo resolveu pegar a antiga (e ainda vulnerável) baseband do iOS 3.2.2 do iPad e “transplantar” no iPhone, uma técnica nova no jailbreak.

No momento, não aconselhamos esta técnica, pois ela muda para sempre a baseband do aparelho e pode prejudicar futuras atualizações.

Entenda a gambiarra

Nunca foi possível fazer o downgrade da baseband (voltar atrás na versão), o que complica para quem atualiza sem querer para um novo iOS. Depois que atualizou, não tem como desbloquear o aparelho estrangeiro, o que sempre fez centenas de usuários ficarem com os dispositivos inutilizados durante um tempo. No iOS 4.2.1, a Apple bloqueou o exploit usado pelo ultrasn0w; como fazer então para desbloquear?

Se não pode descer a baseband, então a solução é subi-la. :)

Os hackers se deram conta que a baseband do iOS 3.2.2 do iPad (em que o exploit ainda funcionava) é de número 06.15.00, ou seja, maior que a do atual iOS. Com isso, eles ensinam agora como fazer o upgrade da baseband do iPhone usando aquela vulnerável do iPad. Assim, o ultrasn0w volta a funcionar nele, desbloqueando o iPhone. :)

Quais os problemas desta técnica

Apesar de ser no momento a única maneira de desbloquear a baseband atual, ela tem efeitos colaterais sérios e que precisam ser avaliados ANTES de realizar o processo. Entenda-os bem:

– subir a baseband para um número tão alto (que talvez nunca seja ultrapassado pela Apple) faz com que ela provavelmente nunca mais seja atualizada. Isso significa que você não poderá mais atualizar o iOS pelo iTunes, pois ele sempre dará erro, pela baseband não bater com aquela oficial do momento. Isso é importante saber.

– isso significa também que você não poderá aproveitar de evoluções na baseband que a Apple possa implementar no futuro, como conserto de bugs, por exemplo. Provavelmente nunca mais.

– não há maneira de voltar atrás na baseband, nem com restauração do aparelho.

Qual a sua baseband?

Você pode saber como ver a baseband aqui.

Se você tiver a baseband 04.26.08, 05.11.07, 05.12.01 ou 05.13.04, basta usar o ultrasn0w instalado pelo Cydia. Simples assim. :)

Se tiver a baseband que começa por 05.14 ou 05.15, aí precisará fazer o upgrade de baseband do iPad, se quiser desbloquear. Ou esperar por uma outra solução…

Para quem tem iPhone comprado no Brasil, não precisa se preocupar com nada disso, pois todos os aparelhos nacionais são desbloqueados oficialmente pela Apple através da operadora. Aliás, nem devem realizar o procedimento citado acima: esta mudança na baseband é irreversível e deixa clara a realização do jailbreak no aparelho, anulando assim a garantia.

Caso você seja um que tenha comprado o aparelho bloqueado no exterior, pode seguir as instruções neste link. Mas nós aconselhamos esperar uma outra solução (talvez vinda de geohot) que não comprometa tão seriamente o aparelho. Afinal, eles sempre estão buscando novas soluções, não é mesmo? ;)

Botão Voltar ao topo