Este é um aviso importante, visto que muitos se aventuram na instalação de cópias não autorizadas de firmwares soltos pela internet.
Ontem, junto com o SDK, a Apple também liberou uma versão beta do firmware 3.0, exclusivamente para os desenvolvedores inscritos no seu Dev Program (e que pagam uma anuidade).
Obviamente que, à exemplo do ano passado, algumas cópias deste beta caíram na rede e muitos estão se aventurando a instalá-lo no próprio iPhone. O que eles não sabem é que podem estar bloqueando seu aparelho por tempo indeterminado.
Acontece que a Apple bloqueia o uso do beta pela identificação única (UID) do aparelho. Com isso, quem não é inscrito no programa oficial não consegue rodar o sistema, bloqueando o aparelho na fatídica tela do cabo USB.
“Mas não tem problema, é só restaurar com o 2.2.1, certo“? ERRADO!
Uma vez instalado, o aparelho fica bloqueado em “modo de testes“, não possibilitando mais a instalação de qualquer firmware anterior à ele.
O Dev-Team declarou ainda ontem que o jailbreak do firmware 3.0 continua possível, mas não deu nenhuma data precisa para que isso se efetive. Isso quer dizer que quem instalar o beta baixado não oficialmente, ficará com o aparelho bloqueado, sem previsões de solução.
Por isso, não se aventure baixando o que achar pela internet, pois isso pode lhe causar muita dor de cabeça…