2009ARQUIVO

Aperitivo 3.0: Gravador de Voz (atualizado)

GravadorUma das novas funcionalidades do futuro firmware 3.0 será o recurso de “Voice Memo“, que em português foi traduzido como Gravador. Com ele, você transforma seu celular em um gravador de áudio externo, podendo registrar entrevistas, palestras, aulas, ou até mesmo  uma idéia que apareceu de repente, substituindo o Notas de forma prática.

Nos nossos testes, a qualidade do som foi muito boa. Isso é porque ele usa o mesmo sistema de captação de áudio que o aplicativo Telefone, que já é bom.

Gravador

A princípio ele funciona como qualquer outro aplicativo normal. Uma tela com poucos botões e uma imagem de um microfone ilustram sua abertura. Apertando uma vez no botão REC (bolinha vermelha), ele começa imediatamente a gravar todo o som externo,  podendo pausar ou parar a gravação a qualquer momento. Simples assim.

Lista de gravações realizadasGravador

Você depois pode enviá-la por email ou MMS para outra pessoa.

Durante a gravação, pode-se voltar para a tela de início e consultar contatos, calendário ou qualquer outro aplicativo que não utilize áudio (como o aplicativo iPod ou jogos, por exemplo). Tentamos gravar conversas telefônicas, mas isso ainda não é possível no iPhone. :/

Uso de outros aplicativos durante a gravação

Um outro recurso bem interessante é a possibilidade de editar trechos do áudio diretamente no aparelho, eliminando partes indesejáveis ou que não serão úteis.

Edição de trechos direto do aparelho

Quando você conecta seu iPhone ao computador, o iTunes identifica novos “memos de voz” e imediatamente pergunta se você deseja movê-los para sua biblioteca. Muito prático.

Guardar áudio no iTunes

Esta era uma das funções que muitos pediam que fosse implementada no iPhone. Outros celulares já fazem isso nativamente.

Este recurso estará disponível no próximo firmware a ser lançado entre junho e julho deste ano, e será compatível com o iPhone 3G e o Classic. Não temos conhecimento se será compatível com o iPod touch.

ATUALIZAÇÃO: os arquivos áudio são em formato AAC (m4a) e o tamanho do arquivo em média fica com 2MB para cada minuto de gravação.

Botão Voltar ao topo