2009ARQUIVO

C64 Emulator: Apple aprova o primeiro emulador para iPhone na App Store

C64 Emulator

Poucos acreditavam, mas depois de meses de reprovações, a Apple finalmente aprovou o primeiro emulador da App Store: C64, que traz à tela multi-touch do iPhone e iPod touch alguns programas do famoso computador Commodore 64 , que fez história nos anos 80 e 90.

Na verdade, emuladores são proibidos pelo SDK (kit oficial de desenvolvimento do iPhone), por possibilitarem teoricamente o acesso à zonas protegidas do sistema. E foi justamente por essa razão que a Apple exigiu que o interpretador de BASIC 2.0 (linguagem de programação nativa do C64) fosse retirado do aplicativo. Com isso, ele só pode rodar os programas já incluídos.

Emulador C64

O legal é no futuro que será possível comprar vários outros programas separadamente, através do sistema de compras In-App, feitas do próprio aplicativo.

O C64 vem com 5 jogos já incorporados: Artic Shipwreck, Dragon’s Den, Jack Attack, Jupiter Lander e Lemans. Outros títulos agora precisarão ter suas licenças negociadas para que possam ser vendidas para o iPhone e o preço deverá ficar entre 0,99$ e 1,99$.

Jogos incluídos

É claro que esse aplicativo só tem sentido para os nostálgicos que tinham o computador original. Com gráficos bem primários e pixalizados, os jogos não trazem nenhum atrativo se comparados com os atuais títulos. Portanto, se você não curte coisa antiga, fique longe deste. ;)

O site Toucharcade teve acesso prévio ao aplicativo e fez um vídeo com ele em ação (o compilador BASIC e alguns os jogos do vídeo não estão presentes no app atual):

httpvh://www.youtube.com/watch?v=-VA3NB-jpGA

O C64 está disponível na App Store internacional (na brasileira não há jogos) neste link, e é compatível com iPhone OS a partir da versão 2.2.

Tomara que a mania de emuladores vire moda no iPhone. Se fizerem o do TK90X, eu vou ser o primeiro a comprar. :)

 

Botão Voltar ao topo