App Store

Após 16 anos, Apple passa a permitir emuladores na App Store

O pessoal mais jovem talvez não entenda a importância emocional de um emulador, que é aquele tipo de programa que permite rodar sistemas antigos em máquinas modernas.

Existem emuladores dos mais diversos tipos, como de Windows 95, TK90X (ZX Spectrum), Commodore 64 e Amiga. Mas os mais populares são os que emulam consoles de jogos.

E é aí que entra a nostalgia sentimental, pois o avanço constante da tecnologia acabou enterrando os jogos que quem tem mais de 30 anos jogava na infância.

Jogar games antigos em emuladores é voltar no tempo e reviver sentimentos de uma fase boa da vida.

Mas emuladores, apesar de trazerem de volta jogos que não estão mais disponíveis, barram em um aspecto legal: cada jogo sempre será propriedade intelectual de alguém.

Por essa razão, apesar do emulador em si não ser ilegal, os arquivos de cada jogo (as chamadas ROMs) não podem ser compartilhados livremente sem que sejam considerados pirataria, ou seja, compartilhamento ilegal de propriedade intelectual.

E visto que quase ninguém ainda tem os cartuchos antigos dos jogos e nem uma maneira fácil de extrair a ROM desses cartuchos para o formato digital, o compartilhamento ilegal acaba sendo a saída mais comum para fazer esses emuladores funcionarem.

Emuladores precisam do arquivo do jogo para funcionarem

Essa crise existencial dos emuladores fez a Apple proibir desde o início da App Store a disponibilização deste tipo de aplicativo, privando os usuários de iOS de instalar esses “games retrô”.

Isso acabou jogando os emuladores ainda mais para a clandestinidade, o que fez popularizar uma loja alternativa de apps chamada AltStore, que conseguiu encontrar uma maneira de instalar emuladores no iPhone através de perfis de desenvolvimento.

Mas agora a AltStore pode virar uma pedra no sapato da maçã, graças às novas legislações da União Europeia.

Com a obrigação de permitir que outras lojas de apps possam funcionar no iOS, uma das primeiras que funcionarão oficialmente será justamente a AltStore, cujo carro-chefe é um popular emulador de GameBoy.

Ou seja, será a primeira loja a ter uma real vantagem competitiva contra a loja da Apple, por oferecer algo que não existe na App Store.

Ou pelo menos não existia até hoje…

Apple muda suas regras

A Apple atualizou essa semana suas diretrizes da App Store para permitir que desenvolvedores criem e distribuam emuladores de jogos em todo o mundo.

Que coincidência, não? 🤔

A seção sobre mini aplicativos e streaming de jogos foi atualizada para incluir os emuladores de jogos.

A Apple especifica que “Além disso, aplicativos emuladores de consoles de videogame retrô podem oferecer o download de jogos.

Claro que a Apple irá controlar se esses downloads serão de uma fonte legal que não fira os direitos de propriedade de ninguém.

A empresa alerta que os desenvolvedores são “responsáveis por todo o software oferecido em seu aplicativo, incluindo garantir que tal software esteja em conformidade com estas Diretrizes e todas as leis aplicáveis“.

Como a Apple fará esse controle, ninguém sabe. Talvez nem consiga.

Pode ser que este alerta seja meramente um procedimento padrão para as grandes produtoras de jogos, tipo “lavando as mãos” para se isentar de qualquer responsabilidade.

O fato é que a Apple parece estar com medo que outra loja se torne muito popular no iOS e acabe chamando demais a atenção.

E se for esse caso, ela não tem outra saída a não ser liberar os emuladores.

A boa notícia é que essa liberação não é apenas para a Europa, mas sim para o mundo inteiro.

Portanto, deveremos ver em breve opções de emuladores na App Store, o que será um afago nas almas mais experientes que viveram diversas fases da evolução tecnológica das últimas décadas.*

*(Essa é a definição mais bonita que arranjei para “marmanjos que gostam de jogar games velhos”…) 😜

Botão Voltar ao topo