2009ARQUIVO

Bionic Eye é mais um exemplo de Realidade Aumentada no iPhone 3GS (atualizado)

O primeiro aplicativo de Realidade Aumentada (RA) lançado na App Store, o Métro Paris, é muito legal, mas tem uma grande limitação: só funciona se você tiver na capital francesa. Foi por isso que seus criadores resolveram expandir um pouco o seu público-alvo e acabam de lançar o mesmo utilitário para outras cidades, com o nome de Bionic Eye.

Bionic Eye

No aplicativo já estão incluídos vários pontos de interesse (POI) do país inteiro. Por exemplo, a categoria Lazer oferece pontos turísticos, hotspots de Wi-Fi, Apple Stores e até bicicletas públicas em cidades onde há este serviço. As outras categorias disponíveis são Fast Food, Acomodação (hotéis, etc), Restaurantes e Cafés. Para estações de metrô e ônibus é preciso usar a função de compras In-App (onde você compra partes do aplicativo à la carte) que custa 0,99$ para cada cidade desejada.

Compra In-App Compra In-App

O interessante é que dispensa o uso de conexão internet para localizar os pontos. Isso é perfeito em viagens. :) Porém, a regra não se aplica caso você decida visualizar a versão do mapa em 2D, pois ele precisará acessar o Google Maps e baixar os gráficos online.

Versão 2D do mapa

Ele funciona como seu antecessor: você aponta o iPhone para o horizonte e ele mostra placas virtuais sobre a imagem real. Apontando para o chão, ele indica a direção a seguir, usando a bússola do 3GS.

Se oriente, rapaz!

Eles realizaram um vídeo na cidade de Nova Iorque (em inglês, com forte sotaque francês):

httpvh://www.youtube.com/watch?v=OJmB1lWIdGw

Como é normal nesse tipo de aplicativo, a função de RA só é possível no iPhone 3GS, pois se utiliza da bússola presente no aparelho para determinar com precisão a direção que ele está. Mas as outras funções de localização do Bionic Eye funcionam normalmente em aparelhos mais antigos.

A notícia ruim é que o Brasil não está incluído na brincadeira. Por enquanto apenas França, Reino Unido, Tóquio e Estados Unidos poderão usufruir. Na minha opinião, ao dividir o aplicativo em versões independentes para cada país, eles perderam uma grande oportunidade de fazer uma coisa prática ao usuário, que com apenas uma versão poderia comprar os módulos da cidade da sua preferência.

Quanto a nós, nos resta esperar pelo aplicativo Presença e outros que devem vir, para também termos acesso a essas maravilhas da tecnologia do novo iPhone. :)

ATUALIZAÇÃO

A Presselite, desenvolvedora do aplicativo, acaba de nos informar que está previsto o lançamento de uma versão para o Brasil para “muito breve”! :)

via

Botão Voltar ao topo