2010ARQUIVO

Apple nega veracidade de supostos emails de Steve Jobs nos últimos dias

Estava demorando para acontecer.

Steve Jobs, CEO da Apple, é provavelmente o único presidente de uma grande empresa que responde ele mesmo os emails dos usuários. É o atendimento ao cliente (pelo menos aqueles que são respondidos) mais personalizado do mundo.

Mas isso não poderia durar muito tempo. Pela lógica da internet, ou ele começaria a receber mensagens de trolls que só querem estragar o dia das pessoas ou então alguém tentaria forjar respostas dele. E parece que esse momento chegou.

A revista Fortune contatou a assessoria de imprensa da Apple, que negou enfaticamente a autenticidade de emails que circularam esta semana em vários sites do mundo, cuja a autoria supostamente seria de Jobs. Não passam de mensagens forjadas, segundo o porta-voz da Apple.

Na última terça-feira, o conceituado site Boy Genius Report reportou uma troca de emails entre um suposto consumidor irritado com os problemas de recepção do seu novo iPhone 4, e Steve Jobs. Apesar do BGR geralmente trazer informações fiáveis, algumas frases pareciam absurdas demais para terem sido ditas pelo cabeça da Apple.

A mais absurda:

Tire uma folga, relaxe, curta sua família. É só um telefone. Não vale a pena.

Sim, apesar de insanamente absurda a resposta, milhares de sites no mundo a repetiram sem questionar, atribuindo a certeza de que seria uma posição oficial da empresa. Alguém aí pode imaginar Jobs dizendo que o iPhone 4 é “só um telefone“? Seria jogar o esforço e marketing de meses na lata do lixo, além de ser uma completa falta de respeito com o consumidor. Mas claro, haters da Apple sempre existiram, esperando “notícias” como estas para gritar para o mundo que eles sempre tiveram razão.

Alguns criticam aqui o Blog por filtrar notícias sobre a Apple. Filtramos sim: filtramos porque respeitamos nosso leitor.

Quando a notícia é vaga, sem comprovação, preferimos não publicar, mesmo que centenas de outros sites alardeiem como verdade. Se ela posteriormente é confirmada, ou indícios convincentes são apresentados, aí noticiamos. Como foi o caso do protótipo do novo iPhone, que no início parecia uma história absurda e sem sentido (alguém disse que achou em um bar), mas depois que apresentou evidências fortes, fizemos uma cobertura intensiva.

Uma mentira, repetida várias vezes, toma força de verdade“, já disse um maquiavélico estrategista uma vez.

Botão Voltar ao topo