Notícias

[Denúncia] Consumidores compram iPhone na internet, mas recebem aparelho falsificado

iPhone falso

Esta semana recebemos em nossa redação duas histórias bizarras de casos de trocas indevidas de mercadorias compradas na internet. O cliente compra um iPhone original em grandes lojas online (como Americanas e até mesmo a Apple), mas recebe em casa um aparelho falsificado, rodando Android. Mais de uma pessoa está reclamando do fato, o que indica que não se trata de um caso isolado.

O primeiro caso foi do leitor Roberto Barcellos Junior, do Rio de Janeiro, RJ, que recentemente comprou um iPhone 5c azul pelo site Americanas.com. Ao receber a embalagem e abri-la, veio a surpresa: uma caixa de iPhone 5s. Mas a surpresa acabou virando rapidamente decepção, ao tentar ativar o celular: era um clone que roda Android. Ao tentar se conectar na App Store, a conta do Google é solicitada.

iPhone falso iPhone falso iPhone falso

Roberto diz que a cópia é muito bem feita e pode enganar leigos que não conhecem muito bem o aparelho.

Ele entrou em contato com as Lojas Americanas e conseguiu obter seu dinheiro de volta. Mas a história não acaba aí.

Ele diz ter, na semana seguinte, decidido então comprar seu novo iPhone diretamente com a Apple, pois a confiança nela seria bem maior. Ele realizou a compra no site e, quando o pacote chegou, constatou o mesmo aparelho falsificado. Agora ele está conversando com a empresa para receber seu dinheiro de volta.

Para Roberto, esta troca criminal pode estar acontecendo entre o envio da mercadoria e o recebimento do pacote, ou seja, na transportadora.

Já um outro usuário de Fortaleza, CE, comprou um iPhone 6 Plus pelo site Shoptime e teve a mesma desagradável surpresa. Ao abrir o pacote, encontrou um celular falsificado.

Quando recebi o pacote, de cara achei estranho não ter vindo a nota fiscal, mas, continuei a abrir a embalagem. Dentro me deparei com uma caixa suja e amassada, mas mesmo assim, a ansiedade para ver o produto foi maior e deixei as observações de lado. Quando abri, vi um celular COMPLETAMENTE diferente do que comprei, sujo, com película que não é de fábrica, na cor que não pedi. Iniciei o aparelho sem perceber e só depois de ver o numero de série no site da Apple pude constatar que era um celular adulterado.

O impressionante é que o visual do sistema é muito similar ao iPhone original, capaz de enganar facilmente quem não é acostumado com o iPhone. Porém, por trás da falsa aparência, roda um Android todo alterado.

iPhone falso
Agenda, Galeria, Player de Vídeo?

iPhone falso iPhone falso

Parece claro que a alteração é realmente feita entre a saída do armazém e a chegada da mercadoria na casa do cliente. Mas é revoltante vermos coisas como esta acontecerem em nosso país. Esta sensação generalizada de impunidade contribui cada vez mais para a disseminação deste tipo de golpe, onde marginais lucram muito às custas de consumidores honestos. Imagine a decepção de esperar ansioso para receber em casa seu novo iPhone e se deparar com uma situação constrangedora e desagradável como esta?

Antes de reclamarmos do alto preço do iPhone, acho que nós como cidadãos deveríamos exigir e lutar por um país mais justo e digno. Por que é uma vergonha vermos este tipo de coisa acontecer e tudo ficar por isso mesmo.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar