Notícias

[Denúncia] Consumidores compram iPhone na internet, mas recebem aparelho falsificado

iPhone falso

Anúncios

Esta semana recebemos em nossa redação duas histórias bizarras de casos de trocas indevidas de mercadorias compradas na internet. O cliente compra um iPhone original em grandes lojas online (como Americanas e até mesmo a Apple), mas recebe em casa um aparelho falsificado, rodando Android. Mais de uma pessoa está reclamando do fato, o que indica que não se trata de um caso isolado.

O primeiro caso foi do leitor Roberto Barcellos Junior, do Rio de Janeiro, RJ, que recentemente comprou um iPhone 5c azul pelo site Americanas.com. Ao receber a embalagem e abri-la, veio a surpresa: uma caixa de iPhone 5s. Mas a surpresa acabou virando rapidamente decepção, ao tentar ativar o celular: era um clone que roda Android. Ao tentar se conectar na App Store, a conta do Google é solicitada.

iPhone falso

iPhone falso
iPhone falso

Roberto diz que a cópia é muito bem feita e pode enganar leigos que não conhecem muito bem o aparelho.

Anúncios

Ele entrou em contato com as Lojas Americanas e conseguiu obter seu dinheiro de volta. Mas a história não acaba aí.

Ele diz ter, na semana seguinte, decidido então comprar seu novo iPhone diretamente com a Apple, pois a confiança nela seria bem maior. Ele realizou a compra no site e, quando o pacote chegou, constatou o mesmo aparelho falsificado. Agora ele está conversando com a empresa para receber seu dinheiro de volta.

Para Roberto, esta troca criminal pode estar acontecendo entre o envio da mercadoria e o recebimento do pacote, ou seja, na transportadora.

Já um outro usuário de Fortaleza, CE, comprou um iPhone 6 Plus pelo site Shoptime e teve a mesma desagradável surpresa. Ao abrir o pacote, encontrou um celular falsificado.

Quando recebi o pacote, de cara achei estranho não ter vindo a nota fiscal, mas, continuei a abrir a embalagem. Dentro me deparei com uma caixa suja e amassada, mas mesmo assim, a ansiedade para ver o produto foi maior e deixei as observações de lado. Quando abri, vi um celular COMPLETAMENTE diferente do que comprei, sujo, com película que não é de fábrica, na cor que não pedi. Iniciei o aparelho sem perceber e só depois de ver o numero de série no site da Apple pude constatar que era um celular adulterado.

Anúncios

O impressionante é que o visual do sistema é muito similar ao iPhone original, capaz de enganar facilmente quem não é acostumado com o iPhone. Porém, por trás da falsa aparência, roda um Android todo alterado.

iPhone falso


Agenda, Galeria, Player de Vídeo?

iPhone falso

iPhone falso

Parece claro que a alteração é realmente feita entre a saída do armazém e a chegada da mercadoria na casa do cliente. Mas é revoltante vermos coisas como esta acontecerem em nosso país. Esta sensação generalizada de impunidade contribui cada vez mais para a disseminação deste tipo de golpe, onde marginais lucram muito às custas de consumidores honestos. Imagine a decepção de esperar ansioso para receber em casa seu novo iPhone e se deparar com uma situação constrangedora e desagradável como esta?

Antes de reclamarmos do alto preço do iPhone, acho que nós como cidadãos deveríamos exigir e lutar por um país mais justo e digno. Por que é uma vergonha vermos este tipo de coisa acontecer e tudo ficar por isso mesmo.

Conteúdo original © Blog do iPhone

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo