Havia um tempo em que era muito comum a troca de contatos entre telefones através do infravermelho, pois muitos modelos saíam de fábrica com esta tecnologia incluída. Com o passar dos anos, ela foi substituída pelo Bluetooth, presente em praticamente todos os telefones modernos. Porém, um dos defeitos mais conhecidos do celular da Apple é justamente a impossibilidade de usar o bluetooh para troca de arquivos.
Apesar disso, o iPhone impressiona não só pelo seu design e suas funcionalidades, mas também pela enorme criatividade dos desenvolvedores. Depois que descobriram que o microfone pode ser um meio de interação com o aparelho (como é feito no Ocarina), vários aplicativos estão se aproveitando da técnica. Um deles é o flipContact.
O aplicativo possibilita a troca de contatos entre iPhones, muito útil na vida profissional quando se está fechando negócios ou conhecendo novas pessoas. Ele, diferente dos outros com a mesma função, não usa nem o wi-fi, nem a conexão internet. Para cuprir com o que se propõe, ele utiliza um recurso mais velho que o próprio telefone celular: a transmissão de dados por som.
clique nas imagens para ampliá-las
Ao rodar o programa, ele emite um som pelo autofalante externo do aparelho. Neste momento, basta aproximar o microfone de outro iPhone também com o mesmo aplicativo aberto para que o envio se inicie. Em poucos segundos todos os dados do contato estarão registrados no outro telefone.
Claro que a exigência básica é que o outro aparelho também tenha o flipContact instalado. Mas como ele é grátis, pode ser baixado na hora diretamente no celular pela App Store.
Ele funciona com firmware 2.1 ou posterior e, por usar o microfone, não é compatível com o iPod touch.
Saiba mais sobre ele na página oficial dos desenvolvedores.