Apple

Trump pressiona Apple a frear produção de iPhones na Índia

Trump critica expansão da Apple na Índia e diz que iPhones devem ser fabricados nos EUA, aumentando a tensão sobre a produção dos aparelhos.

Durante uma visita ao Catar, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou um desentendimento com o CEO da Apple, Tim Cook. O motivo? A expansão da produção de iPhones na Índia.

Trump deixou claro que não está nada satisfeito com a ideia de a Apple transferir mais fábricas para fora dos EUA, especialmente para um país que oferece incentivos fiscais para atrair essa produção.

“Tive um pequeno problema com Tim Cook ontem. Ele está construindo fábricas por toda a Índia. Eles [a Índia] nos ofereceram um acordo sem tarifas. Eu disse: ‘Tim, tratamos você muito bem. Suportamos as fábricas na China por anos. Não queremos que você construa na Índia. A Índia pode cuidar de si mesma.’”

Segundo o presidente, depois dessa conversa, a Apple deve aumentar sua produção dentro dos Estados Unidos.

A empresa ainda não confirmou isso oficialmente, mas a fala de Trump acende um alerta sobre os próximos passos da gigante de Cupertino.

Novo visual iOS 19
Leia também: ➜ Por que não é tão fácil para a Apple transferir sua produção de iPhones da China para a Índia

A Índia virou peça-chave para a Apple

A Apple está em plena mudança de rota. A produção de iPhones na Índia cresceu quase 60% no último ano e chegou a US$ 22 bilhões.

A ideia da empresa é clara: reduzir a dependência da China e, até o fim do ano que vem, fazer com que a maior parte dos iPhones vendidos nos EUA venha direto das fábricas indianas.

Essa mudança não é à toa. A pandemia e os conflitos comerciais entre EUA e China mostraram que concentrar tudo em um só país é arriscado.

Com fábricas operando no sul da Índia, a Apple aproveita custos mais baixos e incentivos fiscais oferecidos por lá. Foxconn, Tata e Pegatron são algumas das parceiras que ajudam a montar os iPhones no país.

Trump quer a Apple investindo dentro de casa

Só que esse movimento para fora não agrada Trump.

Ele tem insistido há anos para que grandes empresas americanas fabriquem mais dentro do país. E a Apple, claro, está no centro dessa discussão.

Tim Cook, por outro lado, defende que espalhar a produção é uma forma de se proteger contra crises inesperadas.

Ainda assim, ele costuma destacar o papel da Apple nos EUA. Em uma reunião recente com investidores, mencionou que a empresa vai investir US$ 500 bilhões nos próximos quatro anos e que uma nova fábrica no Texas será inaugurada ainda este ano.

Novo visual iOS 19
Leia também: ➜ Steve Jobs previu: fabricar iPhones nos EUA é inviável

O que pode mudar?

Essa tensão com o governo americano pode atrapalhar os planos da Apple de crescer na Índia. Se a pressão aumentar, a empresa pode ser forçada a rever parte da sua estratégia internacional.

Além disso, Trump pode até retomar tarifas sobre produtos fabricados fora do país — o que encareceria os iPhones e outros dispositivos.

No fim das contas, a Apple está em uma encruzilhada: de um lado, quer reduzir riscos e custos espalhando sua produção pelo mundo.

Do outro, precisa lidar com um presidente que quer ver fábricas e empregos dentro dos Estados Unidos.

A pergunta que fica: até onde a Apple vai conseguir manter um bom relacionamento com o governo Trump sem que comece a prejudicar demais seu modelo de negócios?

Novo visual iOS 19
Leia também: ➜ Para evitar atrito com Trump, Apple deve esconder motivo real de possível aumento no iPhone

2 Comentários

  1. “A pergunta que fica: até onde a Apple vai conseguir manter um bom relacionamento com o governo Trump sem que comece a prejudicar demais seu modelo de negócios?”

    Correção:

    Até onde a Apple vai conseguir manter um bom relacionamento com O POVO AMERICA NO enquanto prefere dar empregos a outros povos com a desculpa de vender mais barato e manter seu lucro intocável?

Botão Voltar ao topo
//