Apple

As câmeras do iPhone 13 foram decididas há três anos

Já se sabe que todas as características de um futuro iPhone são decididas com no mínimo 1 ano de antecedência.

Ou seja, no momento que você está lendo este texto a Apple já sabe todas as novas funcionalidades que trará o próximo iPhone 14.

Mas em uma entrevista para a revista britânica GQ, dois executivos da maçã revelaram que as câmeras do iPhone 13 (lançado na semana passada) já foram decididas há bem mais tempo: em 2018, quando os modelos XS e XR estavam sendo lançados.



Jon McCormack, vice-presidente de engenharia de software da equipe de câmeras, e Graham Townsend, seu colega de engenharia de hardware, contaram que todo o sistema de câmeras do novo aparelho foi decidido e bloqueado três anos antes de seu lançamento.

Vale ressaltar que essa decisão define como serão produzidas as câmeras, de acordo com a tecnologia que se conhece. Durante este período, a equipe tem condições de desenvolver e melhorar todos componentes, para que sejam lançados sem problemas.

Este ciclo de desenvolvimento de três anos não é exatamente uma novidade. O Neural Engine introduzido com o Apple A11 Bionic também sofreu o mesmo processo.

As escolhas de câmeras precisam ser concluídas com bastante antecedência ao trabalhar com os gigantescos volumes da Apple.

Graham Townsend dá como exemplo a nova lente grande-angular que ganha foco automático com o iPhone 13 Pro. Isso possibilitou a criação do modo macro para fotografia que era o objetivo inicial da Apple, mas seu suporte para vídeo não foi necessariamente planejado desde o início. Foi durante esses três anos de desenvolvimento que a empresa descobriu como oferecer os dois, com um funcionamento diferente.



Nenhum outro fabricante tem a demanda tão forte quanto a Apple quando lança um iPhone novo, o que exige que ela se prepare com bastante antecedência para nada dar errado no momento da produção.

Isso talvez faça com que o usuário fique com a impressão de que a empresa não inove tanto como antigamente, pois se algo novo for lançado no mercado, demorará três anos para chegar ao iPhone.

Mas só de imaginar que a Apple já deve ter ideia de como será o iPhone 16, é algo que aguça nossa curiosidade…

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo