Pay

Apple lança pagamento sem maquininha (Tap to Pay) também em Taiwan

No ano passado, a Apple apresentou uma nova funcionalidade dos mais recentes iPhones, possibilitando transformar o aparelho em uma verdadeira maquininha de cartão ao aceitar pagamentos por aproximação de cartões de crédito.

A decepção veio ao saber que o recurso em princípio só estaria disponível nos Estados Unidos.

Mas um pouco de esperança renasce nos corações de quem vive no “resto do mundo“. Nesta quinta (20), sem muito alarde, a Apple lançou o Tap to Pay em Taiwan.

Tap to Pay

A função Tap to Pay permite receber pagamentos por cartão de crédito diretamente no iPhone, usando a conexão NFC do aparelho para receber as informações por aproximação e validar a compra, exatamente como acontece com as conhecidas “maquininhas” de cartão.

Para que a mágica aconteça, é preciso que haja uma instituição financeira que prepare a estrutura para este tipo de pagamento. No caso de Taiwan, CTBC Bank e TapPay oferecem esta compatibilidade, com outras a serem incluídas futuramente.

O comerciante deve usar um aplicativo especial para ativar o recebimento de pagamentos por NFC no aparelho, o que exige um cadastro em uma instituição financeira que ofereça o serviço.

Resto do mundo

É surpreendente a notícia, pois além de ter escapado completamente de qualquer rumor ou vazamento, a ilha Formosa passa à frente de mercados tradicionalmente próximos da Apple, como Reino Unido, Canadá, Japão e vários da Europa.

A Apple simplesmente não faz nenhum comentário sobre a expansão desta funcionalidade para outros países.

No Brasil, a empresa teria que brigar com gigantes financeiros em uma área ferozmente disputada: a das maquininhas de cartão. Então, é provável que ainda teremos muito tempo antes de anunciar esta novidade por aqui.

Botão Voltar ao topo