Apple

Apple já pensa em quem substituirá Tim Cook no futuro

Nesta terça-feira (13) aconteceu em Cupertino a reunião anual de acionistas da Apple, no Steve Jobs Theater no novo campus da empresa. A ocasião serviu para serem votadas propostas, reeleger os membros do Conselho Administrativo e expor um resumo do que foi feito em 2017 e alguns rumos que serão tomados no futuro.

Um dos assuntos levantados foi sobre o plano de sucessão do CEO da empresa, Tim Cook.

Durante a reunião de ontem, na fase aberta às perguntas, foi questionado se a empresa tinha um plano de sucessão. E Tim Cook respondeu que já existe internamente alguns candidatos preparados e prontos para tomarem o comando da Apple caso necessário.

Infelizmente não foi revelado quem seriam estes candidatos, mas podemos imaginar olhando para os principais executivos da empresa: Jony Ive, Phil Schiller, Eddy Cue e até mesmo Angela Ahrendts, que já foi CEO da Burberry.

Há quem não goste dos rumos atuais que a Apple vem seguindo e torça para que o CEO seja substituído. Porém, bem ou mal, foi na gestão de Tim Cook que a Apple tornou-se a empresa de tecnologia mais rica do mundo, e isso depois de ter enfrentado o seu maior baque, a perda do fundador Steve Jobs. Lembro que muitos diziam que a empresa não duraria mais de 5 anos se Jobs morresse, coisa que até o momento parece estar bem longe de acontecer.

A decisão de quem ocupa ou não o cargo de CEO não é dos acionistas e sim do Conselho Administrativo, formado por pessoas sem vínculo empregatício com a Apple. Entre eles estão o chefão da Disney e até um ex-vice Presidente dos Estados Unidos.

O assunto “sucessão” é algo levantado em praticamente todas as reuniões de acionistas, ano após ano. Porém, é a primeira vez de que se comenta claramente que há já candidatos prontos para assumir o cargo, caso necessário. Até o momento, não há nenhum sinal de que Tim Cook seja substituído a curto prazo.

A próxima reunião dos acionistas acontecerá nos primeiros meses de 2019.

Fonte
MacRumors
Botão Voltar ao topo