Apple

Investidores se interessam mais por um futuro ‘AppleGPT’ do que pelo visor VR

É chegado o dia em que se espera que a Apple apresente seu novo visor de Realidade Expandida (XR) para o mundo. Mas os investidores da empresa não estão tão empolgados com isso, preferindo esperar por algo mais próximo do queridinho do momento: o ChatGPT.

Ming-Chi Kuo, o famoso analista, sondou o cenário em relação à WWDC 2023 e reportou que o burburinho em torno do ChatGPT e das IAs generativas tem sido intenso.

Recentemente, os investidores têm mostrado mais interesse na data em que a Apple lançará serviços do tipo ChatGPT do que no seu headset AR/MR“, afirma Kuo.

Mais especificamente, os investidores acreditam que um headset não deve contribuir significativamente para os lucros e receitas dos fornecedores nos próximos dois anos.

Por outro lado, a IA tem gerado grandes volumes de dinheiro: a NVIDIA teve um bom segundo trimestre e as previsões são otimistas. A empresa até ultrapassou brevemente a marca de um trilhão de dólares em capitalização.

Os investidores acreditam que a atual febre de investimentos em IA deve se manter caso a Apple apresente um serviço similar. Se tal serviço necessitar de chips poderosos para funcionar, isso poderia impulsionar uma boa demanda por substituição de hardware.

Sabe-se que a Apple tem trabalhado nesse sentido: a empresa tem buscado muitos especialistas em inteligência artificial generativa, e recentemente até engenheiros especializados em realidade mista e IA.

Para Kuo, essa combinação de tecnologias é crucial. Ele acredita que o futuro do headset da Apple está atrelado à IA e dependerá de como o dispositivo se integrará a tais serviços.

Ele acrescenta que, se o anúncio de hoje for bem-sucedido, o headset deverá ter “um impacto considerável no design de interações 3D e na computação gráfica 3D“.

A expectativa é grande e os investidores estão atentos a cada movimento da gigante da tecnologia. Resta-nos aguardar para ver como essas inovações irão remodelar o cenário tecnológico nos próximos anos.

Botão Voltar ao topo