Apple começa a testar um novo beta para o iOS 18.1 antes do lançamento do iOS 18
Desenvolvedores finalmente têm acesso ao Apple Intelligence em seus iPhones e outros dispositivos, como parte das primeiras versões beta do iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1.
A introdução das atualizações da Apple para o iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia durante a WWDC destacou a chegada da Apple Intelligence como a mudança mais aguardada.
Embora não estivesse disponível para testes nas primeiras versões beta, a Apple finalmente disponibilizou essa atualização de aprendizado de máquina para desenvolvedores.
As primeiras versões beta do iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1 estão sendo disponibilizadas hoje (29), incluindo acesso aos recursos da Apple Intelligence.
Essas betas estão ao lado das versões beta do iOS 18, iPadOS 18, macOS Sequoia 15 e suas contrapartes.
O que é a Apple Intelligence?
O Apple Intelligence é a iniciativa da Apple no campo da IA generativa, incluindo o uso de grandes modelos de linguagem (LLMs) para realizar várias tarefas envolvendo texto, imagens e ações em aplicativos.
Por exemplo, pode ajudar usuários de iPhone a escrever e-mails melhores, oferecendo ferramentas para revisar texto, reescrevê-lo ou ajustar o tom. Essas mudanças podem ser realizadas em diferentes estilos, como tornar o tom mais profissional para mensagens de trabalho.
Também facilita algumas mudanças no app Fotos, permitindo que os usuários encontrem rapidamente imagens usando a Siri com comandos de linguagem natural.
O Apple Intelligence também pode gerar imagens do zero, com o Genmoji criando ícones cartunescos para mensagens com base em prompts.
A Image Playground permite que os usuários combinem conceitos para criar uma imagem em vários estilos. Isso se aplica também a aplicativos, onde os usuários podem inserir uma imagem gerada a partir de uma descrição própria.
É possível que a imagem gerada seja criada com base no contexto de elementos de documentos existentes, tornando-a mais adequada ao texto relacionado. Por exemplo, um relatório sobre o Brasil poderia criar uma imagem apresentando o Cristo Redentor ou então arquiteturas de Brasília.
O Apple Intelligence também trará melhorias para a Siri, tornando as respostas mais naturais e contextuais, aproveitando dados de outros aplicativos para fazer associações entre pessoas, horários, locais e assuntos.
Por enquanto só nos EUA
A iteração do Apple Intelligence na versão beta do iOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1 estará disponível se a Siri estiver configurada para o idioma inglês e a região definida como EUA.
Os desenvolvedores devem ter acesso dentro de algumas horas após a disponibilidade, mas os tempos de espera podem variar.
Os recursos disponíveis na versão inicial incluem ferramentas de escrita, mensagens prioritárias, resumos de e-mails e respostas inteligentes para e-mails.
Haverá auto-resumos de textos e e-mails na tela de bloqueio e resumos para transcrições. A pesquisa por linguagem natural também estará disponível para fotos e vídeos.
A Siri também terá algumas funcionalidades alimentadas pelo Apple Intelligence, embora a integração com o ChatGPT tenha que esperar até o final de 2024.
Não é para todos
Embora seja uma grande mudança para os sistemas operacionais da Apple, nem todos os usuários terão acesso ao Apple Intelligence no lançamento.
Inicialmente, será necessário o uso dos seguintes modelos:
- Mac com Apple Silicon
- iPad com Apple Silicon
- iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Conforme novos modelos forem lançados com melhores especificações, eles também poderão usar o Apple Intelligence.
A Apple também afirmou que provavelmente não trará o lançamento final do Apple Intelligence e alguns outros recursos para dispositivos na União Europeia.
A empresa alegou que os requisitos de interoperabilidade da Lei de Mercados Digitais poderiam “comprometer a integridade” de seus produtos, em termos de privacidade e segurança.
A declaração da Apple em junho não é um bom sinal para os usuários da UE, mas não afirma definitivamente que o Apple Intelligence não chegará ao continente.
A Apple se comprometeu a trabalhar com a Comissão Europeia em uma “tentativa de encontrar uma solução” para suas preocupações regulatórias.
Embora se espere que seja introduzido como parte das betas para desenvolvedores, ainda não se sabe se será rapidamente incluído na trilha beta pública logo após sua disponibilidade. Existe a possibilidade de ser um recurso exclusivo para desenvolvedores por algumas rodadas de betas, até que seja considerado suficientemente funcional para os consumidores.
Também há a preocupação de que nem todos os recursos do Apple Intelligence estejam disponíveis neste ano. A Apple também está construindo suas instalações de Private Compute Cloud, o que requer muitas mudanças na infraestrutura. Isso pode impactar as capacidades de processamento seguro fora do local.