Apple suspende a venda de seus aparelhos na Rússia
Nesta terça-feira (1), a Apple pausou a venda de seus produtos na Rússia, interrompendo qualquer importação de iPhones, iPads, Watches e Mac para o país.
A atitude vai ao encontro de uma série de sanções econômicas e sociais por parte dos países do ocidente, contra a atual invasão à Ucrânia.
Mas a questão política pode não ser o único motivo para a interrupção das vendas.
O Rublo despencou desde o início da invasão russa na Ucrânia, desvalorizando mais de 30% em dois dias.
Esta desvalorização agressiva de uma moeda acaba com qualquer negócio estabelecido no país. E a Apple, por trabalhar com o formato de importação de produtos fabricados em outro lugar, acaba sendo atingida diretamente com isso.
Em uma semana de insegurança e indefinição, não se sabe se a moeda russa irá desvalorizar ainda mais, tornando assim impossível fazer qualquer planejamento comercial.
Com isso, faz sentido interromper as vendas de seus produtos, esperando que a situação se estabilize para que seja possível tornar o negócio sustentável.
Ela inclusive já fez isso na Turquia no ano passado, quando a moeda turca desvalorizou rapidamente mais de 15%.
Apple se manifesta sobre a guerra
Em uma nota para a imprensa, a Apple oficialmente comunicou que está preocupada com a situação na Ucrânia.
“Estamos profundamente preocupados com a invasão russa da Ucrânia e estamos ao lado de todas as pessoas que estão sofrendo como resultado da violência. Estamos apoiando os esforços humanitários, fornecendo ajuda para o desenrolar da crise de refugiados e fazendo tudo o que podemos para apoiar nossas equipes na região.
Tomamos uma série de ações em resposta à invasão. Pausamos todas as vendas de produtos na Rússia. Na semana passada, interrompemos todas as exportações para o nosso canal de vendas no país. O Apple Pay e outros serviços foram limitados. Os canais RT News e Sputnik News não estão mais disponíveis para download na App Store fora da Rússia. E desativamos a função de incidentes de trânsito e ao vivo no Apple Maps na Ucrânia como medida de segurança e precaução para cidadãos ucranianos.
Continuaremos a avaliar a situação e estamos em comunicação com os governos relevantes sobre as ações que estamos tomando. Nós nos juntamos a todos aqueles ao redor do mundo que estão pedindo a paz.”
Conforme dito, a função de trânsito ao vivo do Apple Maps foi interrompida na Ucrânia, para que não exponha os habitantes para o exército russo. Ao mesmo tempo, duas agências de notícias estatais da Rússia foram banidas do Apple News no resto do mundo, para evitar a propagação de mentiras e distorções criadas pelo governo de Putin.
Por enquanto, serviços de nuvem (como o iCloud) e a App Store não sofrerão interrupções no país.