Apple inaugura em Singapura uma de suas mais belas lojas físicas
A Apple Store do “cubo“, em Nova York, é uma das mais icônicas lojas da empresa, usada como referência no mundo inteiro.
Agora, imagine uma construção que tem uma forma esférica e se localiza sobre o mar, como se estivesse flutuando.
A Apple inaugura nesta quinta-feira (quarta no horário de Brasília) a sua mais nova loja, a Apple Marina Bay Sands.
A loja foi oficialmente apresentada essa semana como a primeira Apple Store a ficar diretamente sobre a água. E a peculiaridade das paredes serem em vidro permite que os visitantes tenham vistas panorâmicas ininterruptas de 360 graus da cidade, conhecida por seus prédios modernos e suntuosos.
A construção é um verdadeiro case de arquitetura. A esfera é uma estrutura de cúpula totalmente em vidro que é toda autossustentada, composta por 114 peças com apenas 10 montantes verticais estreitos para conexão estrutural.
Quem já teve a oportunidade de conhecer o Panteão de Roma, irá reconhecer o orifício no centro do teto, que permite a projeção dos raios luminosos conforme o sol se movimenta no céu.
O interior do vidro é forrado com defletores personalizados, cada um com formato exclusivo para contrariar os ângulos do sol e fornecer um efeito de iluminação noturna. Com árvores alinhadas no interior da cúpula, o jardim verde da cidade de Cingapura flui para a loja, proporcionando sombra adicional e sombras suaves através da folhagem.
Em tempos de pandemia, a grande inauguração será completamente diferente dos ritos tradicionais. Apenas visitantes com hora marcada poderão visitar a loja no primeiro dia. E as reservas já se esgotaram.
Realmente, é um das mais lindas lojas da maçã no mundo.
Quando será que a Apple irá pensar em uma construção especial assim no Brasil? Já pensou uma dessas em plena Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio?