AppleOpinião

Apple pode ter implementado informações falsas em seu site para evitar vazamentos

iPhone 14 "Max" e buraco da câmera do Pro são exemplos disso

A Apple há anos tenta lutar contra vazamentos de informações de seus futuros produtos, sem muito sucesso.

Hoje em dia, ficamos sabendo meses antes como será o próximo iPhone. Já comentamos aqui no blog o quão difícil é para ela segurar as informações em uma cadeia de produção tão gigantesca.

Porém, este ano fomos surpreendidos por uma novidade que ninguém tinha conseguido antecipar: a Dynamic Island do iPhone 14 Pro.

Para todos nós foi uma surpresa dupla: conhecer o novo recurso e descobrir que havia algo que não sabíamos ainda.

Como ela conseguiu manter esse segredo até a apresentação?

Ao que tudo indica, ela fez um bom trabalho de mascarar informações internamente na empresa, e seu site demonstra isso.

Um tal de iPhone “Max”

Muitos sites estão divulgando nesta quinta-feira (29) uma descoberta feita por um site holandês da revista iCreate, que encontrou referências de um “iPhone 14 Max” ainda presentes no site da Apple.

Aí já se cria toda uma teoria: A Apple iria chamar de Max, mas mudou na última hora para Plus, blá, blá, blá…

E muitos sites, que só repetem o que é publicado em veículos americanos sem aplicar nenhum filtro intelectual, ficam espalhando a história aos quatro ventos.

Eu discordo dessa teoria. E algumas evidências me fazem criar uma outra.

Informações para despistar

Lembram quando falei aqui sobre o furo da câmera do 14 Pro?

No artigo, eu ressaltei que o BDI encontrou uma imagem no site da Apple logo após o lançamento dos novos iPhones, em que mostrava o 14 Pro com dois nítidos furos na tela, imagem essa que divergia completamente de toda a comunicação feita pela empresa.

Dias depois eu encontrei algo parecido em uma outra página de suporte da Apple.

Porém, horas depois a imagem foi trocada para o visual de uma “pílula” única no topo da tela. A Apple fez questão de tirar todas as referências a dois furos separados na área da câmera.

Se fôssemos sensacionalistas, poderíamos ter feito alarde dizendo: “Era para o iPhone ter dois furos na tela, mas a Apple mudou o design na última hora, por razões que desconhecemos“!

Mas o buraco parece ser mais embaixo.

É muito provável que a Apple tenha implantado informações contraditórias em seu material de divulgação, para algumas novidades não vazarem antes do tempo.

Isso explica haver imagens de dois furos no site da Apple, quando a ideia sempre foi a de esconder esses furos via software.

E de fato, os rumores apostavam pesadamente que o design final seria com dois furos. Houve até quem visse supostas referências em um vídeo da WWDC.

Parece claro que a Apple fez um trabalho de desinformação interna, para que algumas informações importantes não vazassem. E isso pode ter acontecido também no caso do nome “iPhone 14 Max“.

Imagine a confusão que seria para o consumidor saber que existe um iPhone 14 Max e um iPhone 14 Pro Max. Não parece, nem de longe, o estilo da Apple fazer esse tipo de confusão.

Então, é muito pouco provável que algum dia ela tenha cogitado o nome “Max” para o modelo não Pro. O fato de existir referências ao nome parece ser mais um caso de “desinformação propositalmente implantada” para confundir vazadores internos.

Se a Apple realmente fez isso, acabou dando certo no caso da Dynamic Island, que ficou em segredo até o último segundo.

Será que ela pretende ampliar esta estratégia nos próximos lançamentos?

Botão Voltar ao topo