AppleHistória

Hoje a Apple completa 40 anos, com uma das histórias mais fascinantes da indústria

Uma empresa que escolhe o dia 1º de abril para ser inaugurada já é um indício de que viria para ser diferente.

Após vender sua Kombi Volkswagem, Steve Jobs, junto com seu parceiro Wozniak e um amigo com dinheiro, fundaram na garagem da casa de seus pais a Apple Computers Company, que revolucionaria o mundo dos computadores.

Por mais que se ame ou se odeie a Apple, não tem como não reconhecer que é uma empresa com uma história única e fascinante.

Ela peitou a gigante IBM, em uma época que computador era sinônimo de enormes salas, e mostrou ao mundo que era possível cada um ter um “micro” computador na sua casa, para ajudar no seu trabalho ou entretenimento.

AppleAgreement2

Aí então trouxe ao mundo uma interface gráfica que dispensaria o uso de códigos em terminais, facilitando muito o uso de computadores.

A interface que revolucionou a informática, poderia ter morrido nos laboratórios da Xerox, cujos diretores achavam “coisa de criança“. Steve Jobs viu ali uma grande oportunidade, e mais uma vez mudou o mundo da computação.

E mesmo depois de ajudar a revolucionar o mundo, Steve Jobs foi despedido da própria empresa que fundou. Qual outra empresa fez isso?

Aí, depois de quase ir à falência e ser comprada pela General Motors, a Apple resolve comprar uma outra empresa de computadores, que tinha como CEO Steve Jobs, trazendo-o de volta e transformando-a hoje na maior empresa do mundo. Onde mais se viu isso?

E não só isso: lançou um tocador de MP3 que salvou a indústria de músicas na era da internet, e peitou o gigantesco mercado de telefonia ao lançar um celular próprio, totalmente diferente do que existia antes, revolucionando tudo de novo. Qual outra empresa tem este histórico?

Você pode até achar que a Apple hoje não é tão inovadora quanto era antigamente (acredite, este sentimento sempre existiu, desde a primeira saída de Steve Jobs), mas não há como negar o incrível histórico que ela tem e a inegável contribuição para o mundo da computação e, por que não dizer, para o mundo em geral.

Mesmo quem não é muito ligado em tecnologia, aproveita hoje, de alguma maneira, algum benefício criado ou iniciado pela Apple, até mesmo quando vai tirar dinheiro do caixa eletrônico. Mesmo nunca tendo usado um Mac, o fato de usar um computador com Windows já é um motivo para agradecer à Apple.

Se você não conhece os detalhes desta incrível história, aconselhamos ler a biografia oficial de Steve Jobs, assim como outro livro muito bom, chamado Como Steve Jobs virou Steve Jobs.

Os filmes mais recentes talvez não retratem amplamente a história da Apple, mas um lançado em 1999 chamado Os Piratas da Informática, apesar de superficial, pode ajudar a ter uma noção geral de como a transformação começou.

YouTube video

Não é fácil uma empresa completar 40 anos de história, ainda mais em um setor (tecnologia) que precisa se renovar a cada instante. Parabéns, Apple.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo