2010ARQUIVO

Incrível! Aplicativo emulador de DOS possibilita rodar Windows e jogos de PC no iPhone e iPad

ATUALIZADO: antes mesmo de terminarmos esta matéria, a triste notícia: a Apple já tirou o aplicativo da App Store… :/

Confesso que assisti o vídeo de boca aberta. É difícil de acreditar que tenha sido aprovado um aplicativo do tipo na App Store, mas na realidade, não teria razão para não o ser. O fato é que chegou hoje na loja o app iDOS, que simula o clássico sistema operacional dos velhos PCs. E as possibilidades que ele abre são enormes.

O divertido é que até o som do teclado é igual aos de verdade. Ele é capaz de rodar qualquer programa que rodava no DOS original, desde jogos, até mesmo o Windows 3.0.

Com isso, o lugar ideal para se procurar raridade são as dezenas de sites de abandonware que existem por aí, com games das décadas de 80/90. Um dos meus achados foi um velho jogo que eu tinha nos meus tempos de PC XT: Indiana Jones e a Última Cruzada. :)

Mas há quem conseguiu rodar, sem problemas, até mesmo o Warcraft II!

Confira um vídeo do app rodando no iPhone:

Sem dúvida, um must have para o pessoal da velha guarda. Ele custa apenas 0,99$ e está disponível na App Store.

CORREÇÃO: antes mesmo de terminarmos a matéria, a Apple tratou de tirá-lo do ar. Infelizmente tudo ocorreu em um espaço de menos de uma hora, não dando tempo para informar a todos antes. Logo agora que a Apple parecia estar mais aberta a esse tipo de aplicativo. É uma pena, pois o potencial era grande…

Botão Voltar ao topo