Apple Watch

Apple explica por que não permite mostradores de terceiros no Apple Watch

Um dos mistérios que intrigava os usuários do Apple Watch finalmente recebeu uma resposta direta de um executivo de alto escalão da Apple. Por que a empresa não permite a instalação de mostradores de terceiros no seu relógio?

O vice-presidente de Tecnologia da Apple, Kevin Lynch, em uma entrevista ao jornal suíço Tages-Anzeiger, foi questionado sobre a possibilidade de ter mostradores de relógio desenvolvidos por terceiros.

Experiência do usuário

Em resposta, Lynch destacou que o mostrador de relógio é a tela inicial do Apple Watch e a empresa deseja assegurar que os usuários não tenham que se preocupar com o funcionamento desses mostradores após atualizações importantes do sistema operacional, conhecido como watchOS.

Imagine se um usuário tivesse instalado um mostrador de relógio de terceiros que não fosse compatível com uma nova versão do watchOS.

O resultado seria uma sequência interminável de travamentos e reinicializações, causando frustração ao usuário.

Para evitar esse cenário, a Apple optou por manter o controle sobre os mostradores de relógio do Apple Watch, garantindo a compatibilidade com as atualizações do sistema operacional.

Essa decisão da Apple não é exclusiva do Apple Watch. A empresa também não permite que os usuários alterem a tela inicial de seus iPhones e iPads.

Ao manter o controle sobre a aparência e funcionalidade desses dispositivos, a Apple assegura uma experiência consistente e confiável para os usuários.

Embora a restrição aos mostradores de terceiros tenha desapontado alguns usuários do Apple Watch, a empresa busca compensar essa limitação com outras opções de personalização.

Os usuários ainda podem escolher entre uma variedade de mostradores desenvolvidos pela própria Apple, e o novo watchOS 10 adicionou suporte para widgets, proporcionando maior flexibilidade na tela inicial do dispositivo.

Será mesmo?

A justificativa da Apple parece ser bem superficial. É como dizer que “não permitiremos a instalação de aplicativos de terceiros porque não sabemos se serão compatíveis com atualizações do sistema“.

Sim, os aplicativos do iPhone correm o mesmo risco, e é por isso que a Apple passa dois meses e meio disponibilizando versões beta para dar tempo aos desenvolvedores de adaptarem o código.

Relógios da concorrência <a href=httpsblogdoiphonecomopiniaoainda nao da param bem no iphone>permitem a personalização<a> do mostrador bem antes do lançamento do Apple Watch

Para quem gosta de gambiarras, até tem como alterar o mostrador do Apple Watch, mesmo sem jailbreak.

São aplicativos que apresentam alguns inconvenientes, como precisar deixá-los sempre abertos, e nem sempre são muito integrados ao sistema. Porém, para impressionar amigos em determinadas ocasiões, pode funcionar.

Eis alguns exemplos (toque nas imagens para ampliá-las):

Mostradores alternativos Apple Watch Mostradores alternativos Apple Watch Mostradores alternativos Apple Watch Mostradores alternativos Apple Watch Mostradores alternativos Apple Watch

Se houver interesse de nossos leitores, poderemos no futuro fazer um tutorial de como colocar mostradores alternativos no Apple Watch. 😉⌚️

Botão Voltar ao topo