Apple Watch

Algumas novidades que o pré-beta do iOS 14 revela para o Apple Watch

A gente já sabe que existe uma versão pré-beta do futuro iOS 14 rodando por aí e que, por causa disso, é possível descobrir algumas funções que poderão chegar em nossos iPhones, iPads e até no Apple Watch.

Alguns códigos internos dessa versão indicam que a Apple está estudando algumas novas funcionalidades para o seu relógio inteligente. Entre elas, a possibilidade de detectar a taxa de oxigênio no sangue.


A descoberta foi divulgada pelo site 9to5mac. Eles afirmam que os códigos internos apontam duas novidades para o Apple Watch.

Melhora no ECG

A função de Eletrocardiograma do Apple Watch (ainda não disponível no Brasil) é boa, mas tem uma limitação: o usuário precisa estar com batimentos cardíacos tranquilos para que a leitura seja correta. Caso o coração esteja com batimentos por minuto entre 100 e 120, o relógio não consegue realizar uma leitura conclusiva.

Isso não é um bug e sim uma limitação da leitura, explicada inclusive no modo de uso da função.

Com o iOS 14, a Apple parece querer eliminar esta limitação, permitindo que se faça a leitura também com ritmos mais acelerados dos batimentos.

Oximetria de pulso

A oximetria de pulso é a maneira de medir quanto oxigênio seu sangue está transportando. Com isso, o Apple Watch seria capaz de realizar a leitura do nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2) do usuário, através de seus sensores localizados na parte traseira do relógio.

Idealmente, mais de 89% das suas células vermelhas devem estar transportando oxigênio. Menos que isso pode indicar um quadro anormal.

Segundo o site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia:

Caso você tenha uma doença pulmonar, seu nível de oxigênio sanguíneo pode vir a ser menor do que o normal. É importante saber se e quando isso ocorre, pois, quando seu nível de oxigênio é baixo, as células do seu corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente. Ter um nível muito baixo de oxigênio sanguíneo pode sobrecarregar seu coração e seu cérebro.

Com a nova função, o relógio poderia enviar ao usuário uma notificação caso identificasse uma taxa baixa de oxigênio, como já acontece com o aviso de arritmia cardíaca.

Mas pelos códigos do futuro sistema, ainda não é possível entender se esta será uma função exclusiva de um novo modelo de Apple Watch (o Serie 6) ou se os sensores atuais já seriam capazes de fazer isso com uma atualização de software.

Monitoramento do Sono

Já no ano passado haviam indícios que a Apple estava trabalhando em uma função de monitoramento do sono (leia: “Referências sobre um app de monitoramento de sono da Apple aparecem na App Store“). Agora pode ser que finalmente esta função vire realidade.

Nos códigos do futuro sistema, é possível perceber que o Watch será capaz de monitorar o usuário dormindo e dizer como foi a qualidade de sono dele. Também dará dicas para dormir bem e melhor descansar durante a noite.

Controle Parental

No iOS 14 o Apple Watch poderá ganhar um controle maior dos pais, que poderão controlar o que pode ou não ser instalado no relógio de seus filhos. Será possível, por exemplo, limitar o funcionamento de certos aplicativos durante o horário escolar ou a hora de dormir.

Atualmente, é possível parear diversos Watches em um único iPhone, porém só é possível usar um por vez. No iOS 14 provavelmente será possível parear também os relógios dos filhos, que serão gerenciados pelo sistema ao mesmo tempo. Assim, as crianças não precisarão ter um iPhone próprio para usarem um Apple Watch delas.

Compartilhamento de mostradores

Além de alguns mostradores novos, os usuários poderão compartilhar com amigos as configurações de seus mostradores.


Como é uma versão bastante preliminar do futuro iOS (a versão beta só é esperada para junho), tudo ainda pode ser alterado no meio do caminho. Então, nada disso está confirmado e, como sempre, teremos que esperar uma confirmação da Apple para conhecermos as reais novidades do novo sistema.

Fonte
9to5mac
Botão Voltar ao topo