Tutoriais

Como ouvir um áudio do WhatsApp antes de enviar

Aprenda como ouvir um áudio do WhatsApp antes de enviar em uma conversa.


Há muita gente que prefere enviar áudio pelo WhatsApp em vez de escrever. Isso é útil, por exemplo, quando você está com as mãos ocupadas ou se deslocando.

Recentemente, este recurso ganhou uma melhoria notável: a possibilidade de escutar o áudio que você fez, antes de enviar para o outro contato ou grupo, podendo refazê-lo caso não tenha gostado do que ouviu.

Veja aqui como fazer isso.



Ouvir áudio do WhatsApp antes de enviar

O recurso não é tão intuitivo quanto deveria ser, por isso a necessidade de uma explicação mais elaborada.

Se você simplesmente apertar o botão do microfone e começar a falar, o áudio será enviado assim que você soltar o dedo, sem chances de escutar antes.

Por isso, você precisa fazer o seguinte, caso queira ter a oportunidade de escutar o áudio antes de enviar:

  • Após entrar na conversa em que você quer enviar o áudio, toque no botão de microfone, segurando o dedo e arrastando para cima, até travar o cadeado e aparecer a interface de gravação. Neste momento, o áudio já começa a ser registrado.

ouvir áudio WhatsApp antes enviar

  • Grave o áudio normalmente, sem a necessidade de tocar na tela. Quando você já tiver dito tudo o que queria, NÃO TOQUE NO BOTÃO DE ENVIAR. Em vez disso, toque no botão vermelho no centro.

ouvir áudio WhatsApp antes enviar

  • Isso irá pausar o áudio e você poderá assim escutar o que já foi gravado. Toque no botão de Reproduzir para escutar sem enviar.

ouvir áudio WhatsApp antes enviar

  • Se estiver tudo conforme você deseja, aí então é só tocar no botão azul para enviar a gravação para o seu contato. Se você não gostou do que ouviu e quiser refazer, basta tocar no ícone de lata de lixo e iniciar todo o processo novamente.

Na versão beta, o WhatsApp já está testando um botão de pausa, permitindo que você possa parar a gravação e depois continuar de onde parou. Em breve essa funcionalidade também deverá estar disponível para todos os usuários.



Não banalize a função de áudio

Gravar áudios no WhatsApp é conveniente em certos casos, mas não abuse. Pode ser uma economia de tempo para você, mas para quem recebe muitas vezes toma mais tempo escurar um áudio de alguns segundos do que ler um simples texto escrito. Então não seja egoísta e só use o recurso de áudio quando for extremamente necessário. 😉

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo