Aplicativos

Apple retira aplicativo do Telegram da App Store brasileira

Se você estava depositando no Telegram a esperança de um dia ele substituir o WhatsApp no Brasil, talvez seja melhor começar a pensar em outra alternativa.

Respeitando a decisão judicial que bloqueia a atividade do aplicativo no Brasil, a Apple retirou do ar nesta sexta-feira (28) o Telegram de sua loja oficial. Com isso, não é mais possível que novos usuários instalem o app no iPhone pela loja brasileira.

Ao clicar no link do app do Telegram na App Store brasileira, um aviso comunica que ele não está mais disponível no país.

E para piorar, o Telegram parece querer desistir de continuar funcionando no Brasil.

Segundo uma postagem do fundador do aplicativo, Pavel Durov, a empresa poderá desistir do Brasil como mercado e não atuar mais no país.

Telegram pode deixar o Brasil

Durov alega que os dados solicitados pela Justiça brasileira são “tecnologicamente impossíveis” de obter.

Ele também lembrou que o Telegram já deixou países como China, Irã e Rússia (onde o aplicativo foi criado) devido às leis locais. Agora, o aplicativo pode acabar deixando o Brasil pelo mesmo motivo.

O “mesmo motivo” ao qual se refere o fundador é o fato do Telegram alegar que não possui as chaves dos bate-papos secretos, que são armazenadas nos dispositivos dos usuários e não estão na posse do Telegram.

A empresa entrou com recurso para reverter a decisão da Justiça, mas já deu a entender que, caso não consiga, deverá deixar o Brasil definitivamente.

Vale lembrar que, no passado, o WhatsApp alegava a mesma coisa em relação à impossibilidade de colaborar com a Justiça brasileira, mas depois de alguns banimentos, hoje a empresa não apresenta mais resistência em casos graves como os recentes massacres.


Como continuar usando o app durante este período

Enquanto Justiça e empresa não se decidem, quem já possui o app instalado poderá mantê-lo no iPhone ou reinstalá-lo pela loja. Os que nunca baixaram, ainda podem instalar usando uma conta de outro país.

Porém, como o bloqueio do sinal é feito por intermédio das operadoras, é preciso usar uma VPN para desviar a conexão para fora do país.

Muita gente honesta usa o Telegram como ferramenta de trabalho, de ajuda comunitária e até para se comunicar com parentes e amigos. Por ter diversos recursos melhores que o WhatsApp, o mensageiro sempre teve seu público fiel.

Porém, por culpa de um pequeno número de criminosos, essas pessoas ficaram sem acesso ao app de forma brusca, sem nenhum aviso prévio. Para estes, o uso de VPNs são uma alternativa para continuarem fazendo o bem até o imbroglio ser resolvido.

Botão Voltar ao topo