Tutoriais

Como usar o Telegram no Brasil com a ajuda de uma VPN

De tempos em tempos, as plataformas de mensagem acabam se metendo em imbróglios por causa do uso indevido delas por parte dos usuários. E quando elas não colaboram para ajudar a polícia em investigações de crimes significativos (como o neonazismo e ataques a escolas), a Justiça acaba bloqueando o acesso no país.

No momento, o Brasil está passando por isso, e os usuários que vivem dentro do território perderam completamente o acesso a mensagens e grupos.

Esses bloqueios, na verdade, servem muito mais para pressionar a empresa que gerencia a plataforma do que realmente impedir os usuários de usá-la, pois é possível contornar o bloqueio usando uma rede VPN de qualidade.

E a que nós aqui do BDI usamos é a NordVPN, que é conhecida mundialmente pela sua qualidade, segurança e velocidade na conexão. Aprenda neste tutorial as diferenças entre as VPNs e como instalar no seu celular, seja ele um iPhone ou um Android.

O que é uma VPN?

Resumindo de forma bem informal, uma VPN permite que você acesse a internet por uma rede que passa por outro computador/servidor. Então é como se você estivesse acessando de outro lugar e não de onde você está.

Com isso, uma boa rede VPN que tenha servidores em diversos países possibilita liberar serviços que são bloqueados geograficamente.

VPN Telegram

E a NordVPN é considerada uma das melhores do mundo, que funciona perfeitamente tanto em celulares quanto no computador, podendo instalar em até 6 dispositivos diferentes com a mesma assinatura.


Os perigos de VPNs gratuitas

Na App Store é possível encontrar dezenas de aplicativos de VPN, que não cobram nada do usuário. Porém, saiba que há um grande risco nisso.

Toda conexão VPN faz com que todo o tráfego que entra e sai do seu celular/computador passem pelo servidor do serviço escolhido por você. E se este serviço não for de confiança, todos os seus dados podem ser expostos e usados indevidamente.

Manter servidores funcionando tem um custo, para qualquer empresa. Então, quem não cobra de você para usá-los é porque está sustentando seu negócio de outra forma. E muitas vezes seus dados são essa moeda de troca.

Então tenha muito cuidado com as diversas opções gratuitas (e estranhas) na App Store. VPN é coisa séria e deve ser escolhida com cuidado, para você não ter problemas lá na frente.


Como escolher uma VPN para o Telegram

O ideal é você levar em consideração algumas características que protejam sua privacidade ao mesmo tempo que permitam usar o Telegram mesmo quando ele estiver geograficamente bloqueado no Brasil.

  • Rede de servidores: Quanto maior a rede de servidores, maiores são as chances de encontrar um servidor rápido que não seja bloqueado no país.
  • VPN dupla: A função VPN dupla criptografa o tráfego duas vezes, encaminhando-o através de dois servidores VPN, em vez de um. Isso torna significativamente mais difícil descobrir a pessoa que está escondida atrás da criptografia VPN.
  • Servidores ofuscados: Caso exista algum bloqueio para serviços de VPN, a NordVPN contorna esta limitação ofuscando seus servidores.
  • Prevenção de vazamento: É importante encontrar um provedor confiável de VPN que não vaze endereços IP ou DNS, que podem ser usados ​​para identificar o usuário da VPN.
  • Kill switch: A função Kill switch interrompe a conexão com a internet caso a conexão entre o usuário e o servidor VPN caia. Isso ajuda a evitar vazamentos de endereços IP.
  • Recursos adicionais: Alguns provedores de VPN começaram a oferecer recursos adicionais, como proteção contra malware, o que é um passo ainda maior quando se trata de proteger os usuários.
  • Suporte ao cliente: O suporte ao cliente 24/7 com respostas instantâneas é imprescindível, pois o acesso ao Telegram em países com restrições de privacidade pode exigir configurações adicionais ou saber quais servidores escolher.

Como usar uma VPN no Telegram

Instalar a NordVPN em seu celular é muito rápido e fácil e você pode fazer em poucos minutos. Confira:

  • Crie uma conta VPN neste link e instale o aplicativo no seu dispositivo
  • Conecte-se a um servidor VPN (preferencialmente de um país próximo, pois isso garante velocidades melhores)
  • Quando estiver conectado em outro país, abra o Telegram e use-o normalmente
  • Se o Telegram continuar não funcionando, mude a conexão para outro país que não tenha restrições.

Pronto, com isso você consegue usar o Telegram normalmente (assim como qualquer outro aplicativo que for bloqueado no nosso país).


Preço especial para o Brasil

A NordVPN está com um desconto especial no Brasil. Além do desconto de 66% que ela geralmente dá em cima do preço normal, este valor está ainda menor (-15%). Então é o momento ideal para assinar a NordVPN.

Para quem vive no Brasil, é possível obter um código de desconto através deste link para garantir o plano de 2 anos de proteção (mais 3 meses de presente) por um preço muito bom.

Telegram VPN
Garanta já este preço, com mais 3 meses extras

Como dito no início deste artigo, a própria Justiça sabe que a suspensão não irá impedir de fato o uso da plataforma, mas ela usa deste recurso para pressionar a empresa para que ela colabore com as autoridades. Bloquear o Telegram atinge não os criminosos, mas o bolso da empresa.

Enquanto nós, usuários honestos e comuns, somos privados do uso do Telegram, quem usa a plataforma para cometer crimes e planejar massacres provavelmente já está usando outros métodos de comunicação durante este período.

Infelizmente o bloqueio do Telegram só é realmente efetivo para quem não comete crimes.

Então, usar uma VPN em um serviço bloqueado no Brasil não significa que se apoia criminosos. É uma maneira de continuar usando o aplicativo para questões de trabalho ou contato com a família, enquanto a Justiça pressiona a empresa para fornecer a identidade dos criminosos.

Infelizmente o bloqueio acaba afetando um número de pessoas muito maior do que a pequena minoria que comete crimes. E é por isso que soluções como as descritas neste artigo visam ajudar os usuários legítimos e honestos a continuarem usando a ferramenta.


Este é um artigo promocional, solicitado pela NordVPN. Para conhecer nossa política para artigos deste tipo, confira esta página.


Botão Voltar ao topo