Aplicativos

Apple lança app de Android para detectar AirTags espiões

Os AirTags são bem práticos, pois nos permitem encontrar no mapa um objeto pessoal cuja localização seja do nosso interesse.

Até já fizemos um teste aqui rastreando um pacote dos Correios:

Porém, a Apple teme que sua criação seja usada para o mal, caso alguém a esconda para seguir pessoas.

Por isso, a ideia é oferecer uma maneira de detectar quando existe um AirTag estranho perto de você.

A Apple lançou um aplicativo para o sistema Android com a função de detectar se existe por perto algum AirTag desconhecido que esteja monitorando os movimentos do usuário. Ele faz o que o iPhone faz automaticamente desde o iOS 15.2.

Este aplicativo, chamado de Tracker Detect, permite detectar dispositivos de geolocalização compatíveis com a rede Find My e também informa como desativá-los.

Assim, por meio do NFC de dispositivos móveis, os usuários podem encontrar dispositivos rastreadores nas proximidades com finalidade diferente da original.

Ou seja, se alguém guarda um AirTag em nossa mochila para nos ‘seguir’, recebemos no celular uma notificação de que temos um AirTag que não é nosso, alertando-nos do evento.

Em alguns países já foram relatados casos de AirTags escondidos em pneus de automóveis, para que ladrões descobrissem onde a possível vítima morava.

Com o novo recurso, isso ficará mais difícil. Porém, o outro lado também é verdadeiro: se você colocou um AirTag escondido no seu carro para rastreá-lo em caso de roubo, agora o ladrão terá como descobrir e se precaver.

São dois lados da mesma moeda.

Botão Voltar ao topo