Tutoriais

Como apagar um iPhone bloqueado por senha sem usar um computador

Quando você se depara com um iPhone ou um iPad bloqueado por senha e quer limpá-lo para voltar a usá-lo (seja porque esqueceu o código ou porque herdou de algum familiar), geralmente precisa seguir um caminho um pouco complicado.

É necessário conectá-lo a um computador, colocar o aparelho em modo DFU e então restaurar todo o dispositivo para os ajustes de fábrica.

Mas e se você não tiver um computador por perto, como faz?

Felizmente há uma maneira de restaurar o aparelho sem precisar de um computador, mesmo que ele esteja bloqueado por senha.

Quando o iPhone está desbloqueado, o processo é bem simples, pois nos próprios Ajustes há a opção de redefinir o aparelho diretamente por ele. Porém, quando está bloqueado, não tem como acessar os Ajustes.

Por isso a Apple implementou uma funcionalidade a mais, para resolver este problema. Quando se erra algumas vezes a senha, uma nova opção “Apagar iPhone” aparece na tela.

Tocando nesta opção, tudo o que está no aparelho é apagado e o sistema fica como se você tivesse tirando pela primeira vez da caixa.

Para os mais preocupados em segurança, relaxe: aparelhos bloqueados com o iCloud ainda exigirão a senha do Apple ID após a restauração. Então não é um recurso que facilitará a vida dos ladrões. ;)

Apagando o iPhone / iPad

Para usar o recurso, são necessários alguns requisitos:

  • Você precisa ter um dispositivo que usa iOS 15.2 ou iPadOS 15.2 ou posterior.
  • Seu dispositivo precisa estar conectado a uma rede celular ou Wi-Fi.
  • Você precisará do seu ID Apple e da senha que usou para configurar o dispositivo.

Como se vê, é essencial que o aparelho já esteja conectado à internet, seja por Wi-Fi ou celular. Sem isso, não há como estabelecer uma conexão com os servidores da Apple e aí será preciso mesmo um computador para realizar a restauração.

Confira o passo a passo:

  1. Tente inserir uma senha qualquer até que o dispositivo peça para você tentar novamente mais tarde. Quando puder, repita esta etapa até ver a opção Apagar [Dispositivo] no canto inferior da tela.
  2. Toque em Apagar [Dispositivo] e confirme.
  3. Digite a senha do seu ID Apple para desbloquear o sistema.
  4. Toque em Apagar [Dispositivo] para excluir permanentemente todos os seus dados e configurações.
  5. Quando o dispositivo for reiniciado, siga as instruções na tela para configurá-lo novamente, restaure seus dados e configurações de um backup e defina uma nova senha.

Com isso, você vai ter novamente acesso ao aparelho e poderá usá-lo normalmente. Lembrando que se você não tiver um backup atualizado de seus dados, o que estava registrado no aparelho poderá se perder.

Então, se você ou algum conhecido esquecer a senha do aparelho, poderá usá-lo novamente seguindo o tutorial acima.

Fonte
Suporte Apple
Botão Voltar ao topo