[RUMOR] iOS 14 poderá ser compatível com todos os modelos de iPhone que rodam o iOS 13
Geralmente não gostamos de publicar no BDI rumores com poucas confirmações, mas o assunto parece ser suficientemente interessante para pelo menos discutirmos sobre a ideia.
De acordo com um site francês que diz ter acesso às informações exclusivas, o próximo iOS 14 não deixará nenhum atual modelo de iPhone de fora, sendo compatível com todos aqueles que hoje rodam o iOS 13.
Segundo informações obtidas pelo site iphonesoft.fr, a Apple irá repetir o que fez no iOS 12 e não deixar nenhum modelo de fora na atualização.
Modelos compatíveis com o iOS/iPadOS 14
De acordo com o rumor, esta poderá ser a lista de iPhones que receberão o iOS 14 em setembro, além daqueles modelos que serão lançados em 2020:
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPhone 6s e 6s Plus
- iPhone SE
Já no caso do iPad, dois modelos que rodam o iPadOS 13 ficarão de fora na atualização: iPad Air 2 e iPad mini 4.
Eis os modelos de iPad que poderão ser compatíveis com o iPadOS 14:
- iPad Pro de 12,9 polegadas (todos)
- iPad Pro de 11 polegadas (2018)
- iPad Pro de 10,5 polegadas (2017)
- iPad Pro de 9,7 polegadas (2016)
- iPad (6ª geração – 2018)
- iPad (5ª geração – 2017)
- iPad mini (5ª geração – 2019)
- iPad Air (3ª geração – 2019)
Faz sentido o iPad Air 2 não receber mais atualização. O guerreiro lançado em 2014 sobreviveu ao iPadOS 13, mas já na versão 13.3 as sutis travadinhas começaram a aparecer. Parece bastante claro que ele não tem mais condições de receber outra atualização. Afinal, são quase 6 anos na batalha!
Já mostramos aqui um gráfico de como a Apple costuma dar um longo suporte de sistema em seus dispositivos móveis, diferente de qualquer outro concorrente. Se o rumor se mostrar verdadeiro, a empresa estará confirmando ainda mais essa tradição.
Este rumor pode ser real?
A ideia de que um iOS 14 possa já estar sendo trabalhado não é nada absurda. Geralmente os engenheiros da Apple começam a desenvolver a nova versão do sistema logo depois que o grande lançamento é feito em setembro.
É normal em março as equipes já terem uma versão alfa funcionando, que é distribuída para as operadoras do mundo todo para realizarem testes de conexão em suas redes.
O site francês diz ter contato com um desenvolvedor encarregado nas melhorias do aplicativo Mapas. É possível que algum parceiro comercial tenha recebido esta versão inicial para ajudar a incluir novidades no app, e é aí que pode ter acontecido o vazamento da informação. Se for isso, a única mudança evidente que poderia ter sido observada nesta fase tão inicial seria a lista de modelos compatíveis, que é uma das primeiras coisas a serem decididas.
Para sabermos se o rumor é ou não real, infelizmente teremos que esperar até o início de junho para que a Apple nos conte. Antes disso ela provavelmente não dirá nada e teremos que supor baseado em rumores.
Mas não seria legal se todos os iPhones que hoje recebem o iOS ainda pudessem ser atualizados com novidades por mais um ano? :) 🤞