CuriosidadesiOS

Gráfico mostra quanto tempo cada modelo de iPhone recebeu atualizações do iOS nos últimos 12 anos

Não há o que discutir: o iPhone é, disparado, o smartphone com a vida útil mais longa do mercado. De todos, é o que recebe atualizações de sistema por mais tempo, ao contrário dos concorrentes que rodam Android.

Para ilustrar bem isso, o site de análises Statista colocou em uma ilustração quantas atualizações cada modelo de iPhone recebeu desde o lançamento em 2007.






O interessante do gráfico é que possibilita, de forma mais clara, verificar que modelos receberam mais atualizações. Confira:

Clique para ampliar

O primeiro e o segundo iPhone foram os que menos receberam atualizações: 3 anos apenas. Depois disso, a média subiu para 4 anos, até o iPhone 4.

A partir do iPhone 5, a média subiu para 5 anos de atualizações, o que é um número impressionante quando se fala de celulares. Nenhum outro no mundo tem suporte por tanto tempo. Por exemplo, se você comprar hoje um Galaxy de última geração, não conseguirá ter certeza que ele poderá ser atualizado com a última versão do sistema daqui dois anos.

Podemos perceber que o modelo que mais recebeu atualizações até hoje foi o iPhone 5s, com inacreditáveis 6 versões diferentes do iOS. Lembrando que ele foi o primeiro smartphone no mundo a receber um processador de 64bits.

O iOS sem dúvida é o grande diferencial dos celulares da Apple. Enquanto que a base dos usuários de Android que conseguiram atualizar para a última versão (9 Pie) era de apenas 10,4% em maio, o número de usuários de iPhone que conseguiu atualizar para a última versão do iOS 12 foi de 87% da base.

Os próximos a não receberem atualização no futuro iOS 14 (esperado para 2020) teoricamente serão o iPhone 6s e o SE. Será que a Apple dará para eles um ano extra para se igualarem ao 5s?

Fonte
StatistaDeveloper AppleAndroid Developers
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tiago Albuquerque

    No lugar do aparelho seria interessante saber quanto tempo cada processador recebeu atualização.

    • João Francisco Gauer

      Exatamente, por que a única parte do gráfico que não tem padrão é no 5c

  • Fabio Santos

    Creio eu que a Apple matara o 6s e SE afinal, alguém tem que trocar de aparelho tenho amigos que tem o 6s que estes já citam que só vão trocar quando parar atualizações.

    • Rafael Raynner

      Eu tenho um 6s e só vou trocar quando acabar a atualização kkk

    • X-Tudão

      Mesmo sem atualização da para usar tranquilo por mais de um ano.

      • Eu usei um iPhone 4 por quase 6 anos. Foram alguns anos sem atualização e usando ele tranquilamente. Depois mudei pro 7.

      • Régis

        O duro é que deixará de receber atualizações de segurança, quando isso ocorrer.

  • Filipe André Cruz Adegas

    iPhone 5s foi um guerreiro! Note que os iPhones da linha S sempre aumentaram um ano a mais de suporte. Quem sabe a Apple não atualize o iPhone 6S E SE para o iOS 14 tbm?

    • Rafael Raynner

      Tenho um 6s e tenho esse sonho kkk

      • Filipe André Cruz Adegas

        Tenho o SE. Ja tive o 4 e o 5s

        • Rafael Raynner

          Só troco o meu quando infelizmente o dia dele de atualizar nao existir mais.

          • Paulo Júnior

            Eu já tive o 5c e agora tenho um 6S Plus, mesmo sendo um smart de 2015 eu ainda acho seu desempenho excelente e não deve nada aos Android tops de 2018 e quiçá de 2019 devido ao software muito bem otimizado para o seu hardware. Minha próxima troca será o Xr com certeza!

      • João Gonçalves

        Atualmente to com X, mas meu 6s tá funcionando guerreiramente bem ainda! rsrs

        • Filipe André Cruz Adegas

          Se parar para pensar, desde que Jobs se foi, todos os iPhones da era Tim Cook sondagens estão sendo atualizados!

  • X-Tudão

    Na época do lançamento do 5s tinha um monte de gente dizendo que era inútil 64 bits num smartphone, será que se ele fosse 32 bits teria essa longevidade?

    • Filipe André Cruz Adegas

      Creio que não hein! Mas o iPhone 4s chegou perto, com 5 versões do iOS

    • Vinicius Alves

      O iOS 11 já não oferecia suporte a 32bits e nenhum aplicativo que não era adaptado a 64bits conseguia rodar nele, portanto se o iPhone 5S fosse 32bits, teria parado no iOS 10 junto com o 5.

  • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

    No Android acontece igualzinho no iOS !!! Kkkk

    • Henrique Imbernon

      Creio que devido as novidades da Apple demorarem anos para chegarem aos aparelhos e os do Android já virem logo ao abrir o aparelho o Android vende muito e tem adeptos demais, fora as novidades que a própria comunidade adiciona nas ROMs.

      • CarlinhosDOWN

        Ah, aí forçou um pouco a barra, hein, amigo?
        O Android vende mais por um único motivo: PREÇO.
        Os top de linha que custam mais, vendem menos que o iPhone, o que já derruba o seu argumento.

        • Henrique Imbernon

          Então meu caro, seguindo a lógica de atualizações…
          Qual a diferença de eu comprar 1 Android de 2000,00 por ano durante 5 anos com a versão mais atual do sistema e um iPhone de 10000,00 com atualização de 5 anos também?

          Hoje em dia é questão de gosto mesmo, até pq até o design dos aparelhos serão idênticos daqui pra frente…

          Obs: tenho produtos da Apple também

          • CarlinhosDOWN

            Qual a diferença de eu comprar 1 Android de 2000,00 por ano durante 5
            anos com a versão mais atual do sistema e um iPhone de 10000,00 com
            atualização de 5 anos também?

            É uma alternativa válida. Trocar mais vezes um Android mais barato com o mesmo custo de um iPhone caríssimo.
            Mas isso só reforça o que eu disse: PREÇO.

            Dificilmente o Android de 2.000 que você comprar será tão potente e fará as mesmas coisas que o iPhone de 10.000…

            • Henrique Imbernon

              O OnePlus é um aparelho absurdo, pena que não vende no Brasil…

            • Victor Caricchio

              Amigo, o one plus 7 pro, que tenta competir com os iPhones atuais, custa somente 30% mais barato (699 USD) em relação ao Xs, se comparar com o Xr, a diferença seria de menos de 7% do valor.. você precisa comparar na mesma moeda.. dólar por dólar ou real por real.. 10.000 reais é o preço oficial do Xs Max de 512gb, se falarmos de Xs 64gb cai pra 7.000 (oficial na Apple).. dito isso.. qual aparelho mais em conta você teria pra competir com um dos dois, em REAIS?

            • Henrique Imbernon

              O OnePlus é pra “competir” com o Xs Max devido o seu tamanho e armazenamento…
              De qualquer forma, pode-se pegar um Xiaomi intermediário/Premium ou OnePlus mais antigos, 6T por exemplo, que também está atualizado…

              A questão de comprar um smartphone hoje em dia é gosto apenas…

              O preço Apple no Brasil não é justificado, aparelhos que custam os mesmos 1000,00 dólares nos EUA, vem pra cá custando metade do preço praticado pela Apple.

              Aparelho para competir em qual sentido? No que a maioria das pessoas fazem? WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, bancos e e-mails?

            • Victor Caricchio

              Não, o OnePlus compete com o Xs justamente por ter como diferencial tamanho de tela, se for colocar lado a lado com o Max, ele só teria de vantagem o preço, mesmo assim não tão expressiva. O 6T a diferença também é pequena. Em relação aos Xiaomi, aí sim é absurda, inclusive acho que logo ela irá dominar o mundo.. só não pego um xiaomi 9t porque meu ecossistema é todo Apple, mas se eu tivesse dinheiro sobrando, comprava um só pra ter!

              Não disse em momento algum que o preço Apple BR é justificável, quem se referiu à iPhone de 10k e aparelho “similar” por 2k foi você mesmo.

              Se for fazer uma análise simplista do que as pessoas fazem, aí um iPhone 4s já basta, ou um galaxy s4.. não precisa gastar nem 500 reais..

            • Henrique Imbernon

              Sim, o tópico é referente a atualizações do sistema…

            • Paulo Júnior

              O smart da minha esposa é um ZenFone Max Shot de 2019 com as especificações melhores que o meu iPhone 6S Plus, o dobro de memória RAM e processamento, mas a estabilidade e desempenho do sistema não chega nem perto do meu iPhone.

          • Paulo Júnior

            Mas em relação a atualização não é um problema tanto assim pois tem apps na Play Store que suporta até a versão 2.3 de muitíssimos anos atrás, o problema é a otimização do software que é ruim. Se você comprar um Galaxy S6 o desempenho com certeza não vai ser tão bom hoje em dia com os principais apps da Play Store, sendo que o mesmo foi lançado praticamente junto com o iPhone 6S. Eu tive um Galaxy S3 logo após o lançamento e o desempenho era excelente, mas se você comparar ele hoje até mesmo com um iPhone 5 o seu desempenho é pífio.

  • Samin

    Então o meu iphone 8 plus, de quase dois anos (comprei no lançamento) poderá, quem sabe, ter uma vida de pelo menos mais 03 anos, ou quem sabe 4 anos? Acredito que sim, pois até o 6s os processadores são de 2 núcleos, o 7 de 4 e o 8 e X de seis núcleos, portanto, o seu desempenho, na minha opinião mais que excelente, poderá dar muito bem conta de um IOS 16, tendo portanto uma vida útil de atualizações de seis anos. Entretanto, por mais que no presente momento não vejo qualquer necessidade, acredito que em 2020 troco de iphone, se os avanços justificarem é claro.

  • Fabio Leite

    A limitação do 5s e 6 foi a memoria, que era 1gb de ram. Se tirar o 6s/SE do ios 14, qual será a desculpa sendo que o 7 e 8 também tem 2gb de ram e processador 64 bits…

    • Vinicius Alves

      Processador mais potente.

    • Filipe André Cruz Adegas

      Tem o processador também, que quanto mais antigo sofre mais com atualizações

  • Duxiaoan

    Sem contar que o aparelho continua funcionando muito bem mesmo após para de atualizar!

    • Filipe André Cruz Adegas

      Verdade! Usei o iPhone 4 até 2017, quando troquei pelo iPhone SE! Amava o design do 4 rsrs

    • elke

      verdade kkk estou com o 5c rodando normal até hoje kkk isso que ja tem uns 3 anos que nao atualiza

  • Luciano Assunção

    Se for para receber atualizações que diminuam absurdamente a performance do aparelho sem chance de voltar atrás é melhor nem desenvolver atualizações. Lembro bem de ter comprado o 5s e na semana seguinte ter saído o iOS 8.1 que diminuiu a performance do aparelho. A coisa ficou pior quando o iOS 9 e 10 chegaram.

    • Isso realmente foi um problema entre o 8 e o 10. Mas ultimamente a Apple tem cuidado bastante disso e o iOS 12 deu uma melhorada bem boa nos dispositivos mais antigos.

      • Filipe André Cruz Adegas

        O iOS 12 deixou o iPhone 5s perto da performance que tinha no iOS 7, segundo um vídeo que tem no YouTube

  • Gabriel Tharzon Barbieri

    Como eu gostava da aparência do sistema do iOS 5, se desse pra por aparência dos sistemas mais antigos eu colocaria no meu XR

    • Filipe André Cruz Adegas

      A Apple poderia trazer essa interface com o visual do iOS 13! Ia ficar show de bola!

  • Lucas

    o ios era realmente bom no IOS 6, depois do IOS 7 só veio bugs e 1 milhão de atualizações só pra deixarem os celulares mais lentos… quem concorda respira !!!!

    • “Quem concorda respira” foi ótimo! Kkkkkkkkk

    • Filipe André Cruz Adegas

      Kkkkkk mas é verdade! Quando Scot Forstall comandava o iOS, só ia até o Beta 5, hj tem mais de 10, mostrando que Scot era obsessivo por perfeição!

  • Thiago Martins

    A longevidade dos aparelhos não é determinada somente pelas atualizações
    do sistema. Meu iPhone 4S (isso mesmo, o 4S) está em uso com meu irmão e atende até hoje, o Whatsapp ainda funciona inclusive. Um aparelho de 7 anos ainda está em vida
    útil, mesmo sem atualização. Não conheço ninguém que tenha um Android
    com 7 anos de idade funcionando minimamente bem. Minha mãe tem um iPhone 5, mesmo sem atualização ele funciona muito bem, inclusive
    usamos muito o Facetime para ela ver os netos e ela faz muita coisa com o
    aparelho. Um aparelho com 6 anos de idade e ainda atende bem.
    Também tenho um iPad Mini de primeira Geração comprado em 2013, já não tem atualização há muito tempo e ele ainda é muito usado em casa para internet, vídeos e alguns jogos. Muitos tablets com Android não duram tanto tempo assim. Por isso o custo-benefício da Apple para mim é o melhor. Mesmo que os aparelhos sejam caros, se bem usados, podem sair mais barato que os Androids.

    • Henrique Imbernon

      Meu pai tem um Galaxy S4 rodando liso até hoje. Está com Android “puro”.

      • Thiago Martins

        Olá Henrique. Você está falando então de um aparelho modificado pois o Galaxy não usa Android “puro”. O S4 é um ótimo aparelho, antes do iPhone minha esposa teve um. Passei ele para minha irmã quando comprei o iPhone da patroa e ela usou ele até há pouco tempo. A questão é que o usuário comum (no caso a minha esposa, minha mãe e meus irmãos) não fazem (e nem devem) modificações nos aparelhos. Eles usam do jeito que eles foram comprados. A falta de atualização (mesmo no iOS) é ruim porque deixa os aparelhos vulneráveis a problemas de segurança e também é claro carentes de recursos existentes nas versões mais novas, mas não impedem realmente o uso do aparelho. Eu já tive aparelhos Samsung, LG e Motorola com Andorid e a experiência do usuário comum no iOS a meu ver é muito melhor, mais estável e segura em aparelhos sem atualização. Nesse ponto acho que a Apple tem uma longevidade maior sim. Se você tem condições técnicas (e um aparelho que aceite) versões “puras” ou modificadas do Android, com certeza vai dar uma sobrevida maior ao aparelho, mas ainda sim, na minha opinião, os iPhone são mais longevos.

        • Proper

          Não sei exatamente se o Henrique se refere a este, mas o S4 teve uma versão chamada “Galaxy S4 Google Play Edition” que usava o Android Puro (I9505G).

          E a grosso modo qualquer aparelho Android de 7 anos funciona até hoje, na realidade no Android as atualizações “major”, do sistema, tem pouco peso diferente do iOS, uma vez que ele tem atualizações a parte do Google Play Services, Patches de segurança e outros módulos do sistema. E claro, há sempre a possibilidade do usuário aumentar essa longevidade com a facilidade das custom ROM, que não é nem um bicho de sete cabeças, muitas já tem instaladores próprios que podem ser baixados via Google Play.

          Aliás, a Apple há alguns anos atrás tinha um grave problema com essa questão de atualizações de aplicativos, quando um iPhone não era mais atualizável para o sistema, se você tivesse um aplicativo que fosse atualizado pelo desenvolvedor para uma versão mais nova do app que seu aparelho não era mais compatível, o app simplesmente deixava de funcionar, só depois de uns anos ela permitir que o iOS atualize um app para a última versão disponível para aquela versão do sistema, cabendo ao dev dar suporte ou não as versões mais antigas (ela tomou uns processos sobre esse imbróglio e imagino que daí ela se tornou mais flexível quanto a essa questão).

  • Gustavo Rabelo

    Pena que não se pode fazer mais comparações com o finado Windows Phone, já que se encontra morto ft. enterrado. Bons tempos.

  • Vitor

    meu 5s ainda tá de boa mas to pensando em trocar kkkk

  • elke

    O meu velho 5c não atualiza mais
    e está inteiro desde 2014 (quando comprei). Já vi no app de bateria e possui 86% de aproveitamento, o que acho ok para um aparelho de 5 anos de uso.. Pretendo trocar no próximo ano pelo 8/8plus, alguem sabe até qual ano ele atualizaria?

  • Douglas Oliveira

    Saudades do visual mais bonito de todos os iOS, o 6!
    Skeumorfismo deixava o iOS bonito demais!

Back to top button