Notícias

Parlamento europeu quer implementar um padrão de conectores para celulares… De novo

Não, esta não é uma notícia de 2010 requentada…

Cá estamos nós em 2020 e mais uma vez a Comissão Europeia quer estabelecer um mesmo conector padrão para todos os celulares vendidos no continente.

Esta novela é antiga e em 2013 os parlamentares já tinham tentado votar uma lei obrigando todos os fabricantes a adotarem o padrão. A Apple até mudou o conector, mas para um outro proprietário, o Ligthning.

Será que agora vai?





Vários parlamentares europeus estão propondo que todos os aparelhos sigam um único padrão, para evitar que tenhamos diversos carregadores diferentes que se transformem em lixo toda vez que troquemos de marca de celular.

O problema é que esta imposição pode travar o avanço tecnológico. Há um ano a Apple se pronunciou sobre o tema, afirmando que trocar o padrão a esta altura iria gerar um número muito maior de lixo eletrônico, pois forçaria os usuários dos produtos da maçã a comprar novos cabos, jogando os antigos fora.

Outro ponto levantado pela empresa: a obrigação limitaria o desenvolvimento tecnológico. E isto é fácil de constatar, se lembrarmos que se a lei tivesse entrado em vigor em 2013, todos hoje estariam obrigados a usar conector micro-USB, que já é ultrapassado. A rigidez da legislação dificultaria muito o nascimento do USB-C, considerado muito melhor que o padrão antigo.

Muitos usuários torcem para um dia a Apple adotar o USB-C também no iPhone, assim como já fez no iPad Pro. Mas obrigar isso através de uma legislação estatal pode fazer com que daqui 5 anos todos os aparelhos continuem presos a uma tecnologia que não será mais tão moderna.

Afinal, o avanço tecnológico costuma andar em uma velocidade muito maior que a dos legisladores. E alguns querem igualar esta velocidade, nivelando por baixo.

Via
MacRumors
Fonte
Parlamento Europeu
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hoje vejo até mais sentido se o padrão fosse o USB-C, seria igual a época que as primeiras versões do USB se popularizou absurdamente em quase tudo. Mas concordo com texto que limita a inovação tecnológica

    • Limita entre aspas né? A porta USB fêmea no computador é a mesma desde a USB 1.0 e só agora com a USB-C que as duas pontas mudaram, a parte que conecta nos computadores permaneceu a mesma por muitos anos até a versão 3. Se você conectar um dispositivo USB 1.0 numa porta 3.0 ele funciona e o inverso também, com suas limitações. O problema é que ficam mudando o tamanho do conector no dispositivo móvel o tempo todo.

      Se houver um esforço único de todas as empresas de tecnologia em desenvolver um tipo só de porta, a USB-C por exemplo, e a próxima, “USB-D” for retrocompatível este problema não existiria, desde que não mudem o formato dos encaixes.

      Mas hoje em dia que a grande maioria dos principais celulares já possuem carregamento por indução e o futuro caminha pra que todos tenham, acho essa discussão hoje um pouco de frescura.

  • Christiano Norremose

    Se isso for feito a Apple vai vender gadget com adaptador tipo lightning/USB-“X” para os europeus. E provavelmente “nossos” legisladores também irão copiar essa ideia.

  • Marcelo

    Se o problema é os cabos que “sobram” então da algum incentivo pras empresas venderem celulares sem acessorios (só o telefone, sem carregador ou fone de ouvido).
    Pelo que vejo os cabos e carregadores que sobram pq a pessoa troca de aparelho todo ano geram mais lixo que uma troca de conector a cada 5 anos ou mais.. Normalmente quem tem iphone continua com iphone e vai fica sempre usando o mesmo tipo de conector, e quem tem outra marca vai USB, então não vejo essa diferença de conectores como o real problema..

    • Daniel Guimarães

      Como se os cabos da Apple durassem a ponto de sobrar kkk
      Mas concordo com o texto sobre o avanço tecnológico.

  • Daniel De Paula

    Burocratas sendo burocratas e fazendo a única coisa que sabem: atrapalhar a vida do povo.

    • Lee

      Perfeito comentário. Burocracia e tecnologia rimam, mas não combinam

  • Victor Caricchio

    “legislação estatal” é pleonasmo.

  • luiz

    Se o problema são os conectores , os fabricantes de celulares deveriam desenvolver em carregamento sem fio … não pera…

  • André

    É fácil de resolver, obrigar a adoção do USB-C por apenas um ano.

    Isso resolve Todas! as questões descritas no artigo.

Back to top button
Close