Notícias

Será que o próximo iPhone terá uma entrada micro-USB para carregar a bateria?

Quem viaja muito já deve ter passado pelo incômodo de esquecer o cabo USB do iPhone em casa e não ter como recarregar o aparelho, ou conectá-lo no computador. E nem adianta pedir para o vizinho de hotel um cabo emprestado, se ele não tiver um iPhone ou iPod. É justamente esse tipo de situação que a Comunidade Europeia quer evitar, adotando um mesmo conector de força para todos os celulares.

Em junho de 2009 a Europa propôs a adoção por parte de todos os fabricantes de celulares do padrão micro-USB para seus cabos, evitando assim que milhares de carregadores sejam jogados fora pelos consumidores a cada troca de modelo de celular. Com um padrão único, você pode trocar de marca de aparelho, mas permanece com o mesmo carregador. Na época, a Apple foi uma das primeiras a assinar este acordo, junto com outras 13 (como Motorola, Nokia e RIM).

O prazo de 2 anos acaba em 2011, exatamente no mesmo período do ano (junho) que habitualmente é lançado um novo iPhone. Será que já contaremos com uma entrada micro-USB nele?

É uma questão interessante de se acompanhar, pois para a Apple não será nada fácil. Ela adotou em todos os seus dispositivos móveis (iPhone, iPod, iPad) o mesmo padrão de 30 pinos. Mudar agora seria deixar várias gerações de fora, sem falar em todos os acessórios feitos para ele.

Agora é ver o que vai acontecer. Será que a Apple vai deixar o mesmo conector e adicionar um outro? Será que ela fará um adaptador 30 pinos/micro-USB? A resposta teremos somente em 2011.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Filipe Leira

    Queria saber qual a diferença desse 30 pinos da apple para um USB comum. Fizeram isso só pra ter um cabo próprio?

    • Na minha opiniao sim. A Apple gosta de forcar algumas coisas

      • Ednilson Rosa

        O conector da Apple tem várias funções que não existem no padrão USB atual. É por isso que os aparelhos de som de carros que têm conexão com iPod e iPhone, por exemplo, geralmente têm uma entrada USB, onde é possível se conectar um Pen Drive, e uma outra conexão exclusiva para o iPod/iPhone, pois pela USB não seria possível controlar o aparelho direto do rádio.
        Meu palpite é que a Apple irá incluir um segundo conector (pouco provável) ou então (mais provável) incluir um adaptador/cabo para micro USB para o carregamento e sincronização com iTunes, mantendo o padrão 30 pinos para as funções que precisam dele.

        • Junior

          não é bem assim… tenho um cd pioneer com entrada usb, e quando ligo o iphone nele posso controlar o ipod pelo cd, nome de musica, listas criadas, pesquisa por artista e tudo mais!

          • Leonardo

            Acho que você não entendeu o que o Ednilson Rosa quis dizer, ou eu que entendi demais =P. A parte específica para iPhone / iPod / iPad seria o cabo 30 pinos, o que parece possibilitar esse controle pelo aparelho do carro (uso em um i30), docks, etc. Se o cabo desses dispositivos fosse USB > micro-USB talvez não fosse possível esse tipo de controle.

    • Existe várias funções para esse conector que são inexistentes em um conector USB:

      – Saída de áudio via RCA.
      – Controle remoto externo (volume, próximo/anterior, play e pausa).
      – É possível tb usar adaptados VGA.

      Isso foi o que eu consegui achar, com certeza tem várias outras funções nesse conector.

      Eu sou a favor de continuar com esse conector. Quem tem dispositivos que usa esse conector que seja prevenido e tenha cabos extras quando for sair pra viajar.

      • Inexistente no mundo Apple. Pois existem ate monitores USB

  • Acho que ter dois conectores é ruim pois alem de ocupar mais espaço e circuitos abre a possibilidade da Apple restringir a porta USB para somente carga

    • Reginaldo P Santos

      Gente é muito simples, a Apple manterá o conector de 30 pinos, e só mudará a entrada USB fêmea da tomada pra mini USB o cabo terá em uma das pontas um conector de 30 pinos que se encaichará no aparelho e na outra extremidade ao invés de um pino padrão USB terá um pino micro USB, simples assim!
      Portanto o que mudará será apenas a tomadina que se encaixa na rede elétrica.

      • Cleberson

        Não é isso que a lei propõe, a lei obriga que os CELULARES tenham entradas micro-USB, não o cabo que carrega eles.

  • Henrique

    Lançar um adaptador não resolve problema nenhum. Talvez mantenham o conector 30p e adicionem um mini usb entre o botão sleep e a entrada dos fones, o que seria, no mínimo, feio.

  • Fabiano

    Acho que a Apple não fara isso nunca, micro USB. Acho mais fácil criar um adaptador para USB como ja existe para o iPad.

    • TiãoGavião

      Já existe o adaptador do Ipad, é só a Apple abilitar o uso no Iphone via software. Eu tava esperando que criassem no Cydia um tweak ou app para abilitar a função no Iphone. Comprei o adaptador para o Ipad, com ele + o iFile vc faz milagres no Ipad, recomendo!!

  • Vitor Hugo Fernandes

    Acho que a Apple vai mesmo só adicionar a entrada para o micro-USB, provavelmente na lateral dos aparelhos, e deixar continuar com o 30 pinos.

  • Gustavo Baggio

    Tomare que nao mede.. Nao gosto so mais o do iphone mesmo.

  • Gabriel Vilella

    Para mim a Apple não irá mudar o desing do iPhone ou iPod para atender à comunidade europeia. Quem lembra de quando disseram que a bateria do iPhone seria removível a partir de 2008 por obrigação da CE. Até agora nada! O mais provável mesmo é um adaptador.

    • Rilton

      Só que trocar a bateria no iPhone 4, é muito mais fácil do que nas gerações anteriores, basta tirar os dois parafusos traseiros, deslizar a tampa, e desconectar a bateria, pronto, resolvido o problema, e assim como a Apple adotou um formato próprio de microsim, nada a impede de que em futuros modelos ela adote o MicroUSB, afinal seria até melhor, por ser um menor.

      • Gabriel Vilella

        “Creio que a bateria do iPhone seja removível, só acho que não dê pra re-instalar!” como disse nosso colega Heleno Paiva aí em baixo.

  • Italo

    Também concordo com o amigo acima que citou o adaptador para ipad, pq eu não ficaria muito satisfeito em ver a apple adotando o usb, uma vez que todos os meus gadgets da maçã compartilham o mesmo tipo de conector.

  • ThiagoS

    Também acho que ela nao vai mudar e na real, nao sei pq, mas nao gostaria que ela colocasse uma entrada mini-usb.

  • Iago Macedo

    Não acho que vá vir com uma entrada micro usb, vai vir um adaptador e olhe lá.

  • Cleberson

    No máximo virá com adaptador incluso na caixa, e dois cabos: um com conector 30 pinos, e o outro USB. Não é a cara da Apple misturar conectores.

    Agora uma pergunta: os celulares novos vão parar de ser vendidos com carregador incluso (como SEMPRE foi)?

    Porque se continuar vindo carregador junto, não faz sentido nenhum essa lei, visto que os consumidores continuarão na mesma.

    • Ednilson Rosa

      Faz sentido sim. Pois até então o que ocorria era que vc tinha um carregador para Nokia, outro diferente pra Samsung, outro pra LG, etc., etc. Se um dia vc esquecia ou perdia o seu carregador, não dava pra usar o de um amigo com um telefone diferente ou aproveitar aquele carregador de um celular velho que tinha lá perdido na gaveta. Isso sem contar a facilidade de carregar na USB de qualquer computador. Achei essa padronização fantástica. Só quem não deve ter gostado foram os fabricantes daqueles carregadores xing ling que se vendem em camelôs…

      • Cleberson

        Se for parar pra analisar, o número de vezes que as pessoas trocam de celular é maior do que o número de vezes que “esquecem” o carregador.

        Eu to dizendo o seguinte: eu compro um nokia hoje, ele vem com esse carregador. Eu compro um nokia daqui 3 meses, ele vem com mais um carregador. Eu compro um Samsung depois de mais 3 meses, ele vem com outro carregador.

        O que muda? A única diferença é que os três carregadores serão micro-USB, mas eu vou continuar tendo 3 carregadores (dos quais 2 eu não usarei).

        Lixo na mesma. A única solução é se os celulares novos pararem de vir com carregador (aí a indústria para de fabricar tanto carregador, e o consumidor reaproveita o que ele já tem). Mas aí entra uma incónita: eu que tenho um iPhone, se daqui a 8 meses for trocar de celular e comprar um Nokia (que não funciona o 30 pinos da Apple) e ele vir sem carregador, como vou carregá-lo se não tenho nenhum carregador micro-USB? Teria que vir um micro-USB junto, voltando ao ciclo vicioso.

        Se alguém puder me explicar isso, fico grato.

        PS: Amigo, acho que você se confundiu: o carregador tem uma ponta micro-USB (que vai no celular) e uma ponta com duas hastes, que vai na tomada. Ninguém falou que os carregadores serão cabos USB nas duas pontas…

        • Leandro

          Eu entendi a sua preocupação e concordei com vc. A minha opção de solução seria o carregador ser vendido a parte, ou seja, o celular viria sempre sem carregador (teoricamente barateando-o) e o carregador seria vendido a parte caso o cliente quisesse. Como todos tem o mesmo padrao

        • Leandro

          Eu entendi a sua preocupação e concordei com vc. O que eu acredito que acontecerá é que o carregador será vendido a parte, ou seja, o celular viria sempre sem carregador (teoricamente barateando-o) e o este seria vendido a parte caso o cliente queira. Como todos (celular e carregador) tem o mesmo padrão não haveria problemas de compatibilidade.
          Mas também não acredito que a Apple vai colocar uma entrada mini-USB, vai dar um adaptador

  • Na minha humilde opinião a Apple não vai mudar o padrão do seu plugue não.
    vai ficar o de 30 pinos e azar da UE.
    é uma pena: mas de qualquer forma, os cabos de aparelhos de diferentes marcas são diferentes entre si.
    eu que sempre tive nokias, tenho mais de 4 carregadores guardados em diferentes lugares. Como novo usuário da Apple, dentre outras dificuldades, tem que ficar sempre muito ligado onde está o cabo – é uma chatice.
    Contudo: creio que seria louvável que a apple e todas as demais companhias trocassem para um sistema universal.
    Quanto a bateria: creio que a bateria do iPhone seja removível, só acho que não dê pra re-instalar! hehehehe – quer tentar? joga teu iphone do 10o andar que eu te garanto que vc remove a bateria! hehehehe. brincadeira: jogue não: afinal – a bateria não é re-instalável…
    – mas nessa brincadeira tem um fundo de verdade: a bateria de litio do iphone pode ser removida e reciclada de forma independente por meio da destruição do aparelho – o resto do aparelho pode ser reciclado normalmente, para felicidade dos ambientalistas.
    até mais

    • Ednilson Rosa

      Ué, mas para que é que a Apple iria ser uma das primeiras a assinar este acordo se depois pretendesse não cumprí-lo?

  • junior

    acho muito dificil!!

  • João alberto

    Só vai mexer no cabo de 30 pinos e colocar a mini USB no conector

  • Madmediphone

    Não vai mudar nada.

  • Helbert

    Comprei um carregador veicular (que eh usb) mais dois cabos USB pra não passar por isso e ficar sem ter como recarregar.

    Se eu esquecer, posso pegar o cabo que fica no carro ou carregar lá mesmo.

  • Marcos

    Acho q a longo prazo um padrão universal seria bom. Mas será q o mini USB é igual ao 30 pinos? Em termos de velocidade para carga e transmissão de dados, uso em um Dock Station?

  • Rafael1801

    Vou comprar o iPhone 4 em março do próximo ano com meus parentes que viajarão para o exterior e já vai ter um novo em Junho? O_o

    • Tiago Albuquerque

      Mas.. Sempre tem…

  • Nem acredito nem desacredito!!! Tudo é possível!!

  • PG

    ESPERO que nao mude! Com o mesmo carregador posso conectar meus 2 iphones, ipod e agora ipad! Muito pratico, nunca vi isso em nenhuma outra companhia…

    • Tiago Albuquerque

      Nokia… Vc carrega qq coisa Nokia com o mesmo carregador.
      E vcs estao pensando pequeno, estão sendo imediatistas. Em dois anos isso será muito positivo. Imagina poder carregar seu iPhone e depois iPod e iPad com o carregador de um amigo do trabalho que tem um LG… Ou quando vc esquece em uma viagem e pode carregar com o samsung da sua esposa.. . Aideia é otima e ainda vai deixar o aparelho mais bonito. Esse de 30 pinos é enorme, feio e exagerado.

      • Felipe Cardoso

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk Booooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!! XD

      • Ednilson Rosa

        Quase isso. Até mesmo a Nokia andou variando seus carregadores nos últimos modelos. Meu E71 tinha um carregador com pino menor, que não servia em modelos mais antigos e vice-versa…

      • Cleberson

        Na verdade não, meu amigo, eu tinha um N85, e quando minha namorada esquecia o 5110 (acho que é isso) na minha casa eu não conseguia carregá-lo, porque a micro-USB dele só funcionava para dados (precisava de um carregador tipo 2.5mm), e a micro-USB do meu N85 funcionava pros dois.

        Mesma coisa com o C3 que ela comprou agora 🙂 continua micro-USB só pra dados.

      • Cleberson

        E eu não acho enorme, feio e exagerado, na verdade acho bem bonito (casa bem com o design das coisas da Apple), e bem mais ergonômico que qualquer outro padrão (é o único padrão de conector pra celular que dá pra desconectar segurando no PLUG com o dedão e o lado do indicador, os outros precisam que se segure meio com a ponta dos dedos, ou até mesmo puxar pelo cabo, o que não é lá muito recomendável).

      • EduConesa

        Quero ver alguém conseguir sustentar um iPhone em um dock com um micro-USB… a área de suporte do conector é pqna e com ctz teríamos problemas com isso; o aparelho como todo o seu peso, em pé, sustentado por um opores tão pqno.
        Bastaria o aparelho balançar para esse micro-USB ficar torto ou zuar a saída.

  • William

    micro usb acabaria com o design industrial da apple

    • JanjaBoy

      Acuma?

    • Tudo a ver esse negocio de design industrial…

  • Jõão Vitor

    talvez isso pode ser um problema na sustentação dos gadgets na dock…

  • João Vitor

    espero que esse cabo não seja de um hiphone kkk’ brincadeira : )

  • JanjaBoy

    Acho bacana, para mim não é necessário já que levo cabo e carregador no carro, na mochila e em casa tenho cabo e carregador também. De tiver o cabo mini USB, tudo bem.

  • RAVAGNANI

    Acho válido com algumas ressalvas, em primeiro lugar ou micro USB ou 30 pinos, os dois acho perca de espaço e design no aparelho.
    Agora a pergunta que fica é:

    Com a micro USB terei todas as funcionalidades que o 30 pinos hoje me oferece?

    – Cabo vídeo componente
    – Docks
    – Todos os suportes de carro

    E outras cositas mais.

    De qualquer maneira acho que o novo iPad já trará excelentes pistas sobre o rumo que a próxima geração do iPhone irá tomar.

    Um excelente 2011 para todos do Blog do iPhone!

  • Felipe Cardoso

    É verdade sim, segundo informações de Steve Jobs por email, ele disse que o próximo iPhone deve vir com uma entrada mini USB pra recarregar o iPhone no seu Mac ou PC, e ainda na lateral esquerda do novo iPhone deve ter uma entrada USB 2.0 pra voce conectar um pendrive e poder passar qualquer arquivo do pendrive pro iPhone e vice-versa. ^^’

    • JanjaBoy

      Também li esse e-mail!

      • Overlord

        Ele mandou este email para mim. Não passei para o iLex porque não gosto de fazer fofocas.

        E o design sabonete voltará no iPhone 5

        • Nem precisou. Fui eu quem deu o teu endereço email pra ele. 😛

    • ThiagoS

      Claro, e na outra lateral vai ter entrada de impressora pra vc imprimir quando quiser!

      • Pabloabugo

        Não, já existe o air print… Haahhahaa

    • Ednilson Rosa

      Sem se esquecer que terá também uma entrada RJ-45 pra ligar seu cabo Ethernet, para o caso de seu wi-fi não funcionar….

    • Tiago Albuquerque

      Essa tecnologia do pen drive é da NOLIA

    • Tiago Albuquerque

      Essa tecnologia do pen drive é da NOKIA

    • Gabriel Vilella

      Não pode-se esquecer também da saída HDMI e VGA, e que sabe tenha AV e CV.

      Não creio que tem gente que acredita nesse tipo de lorota!

  • Eduardo Felipe

    Sinceramente, não acho provável isso acontecer. Porém como disse o Rilton, o Micro-USB ocuparia menos espaço como o Micro-SIM (do iPhone 4), mas iria fugir muito do desing do iPhone. E todos os acessórios (que precisam do carregador de 30 pinos) já feitos para iPhone não iria servir para o “futuro iPhone”. E colocar as duas entradas para cabos além de ficar feio (que não é coisa da Apple), iria ocupar mais espaço e como a Apple é, provavelmente o cabo Micro-USB iria ser só para carregar (e bote Jailbreak! Kkkkk), na minha opinião a Apple, no máximo, vai fazer um adaptador.

  • Leandro

    Pergunta de um leigo:
    Os celulares não tem voltagem e amperagem diferentes?
    Então que vantagem Maria leva e terem o mesmo tipo de conexão?
    Exemplo básico: iPad e iPhone… im carrega pela USB do micro o outro não.

    Valews,

    • Marcio Rodrigues

      [!] Tem que buscar mais informações a respeito.

      Se não me engano todas as baterias de celulares podem ser recarregas com a mesma voltagem (~5 Volts), o que muda é o tempo que levará para completar a carga. Quanto a Amperagem, ela determina apenas qual a potência máxima do dispositivo que será conectado ao carregador, isto é, se a fonte fornece suporte a 1000 mA, você poderia ligar ao mesmo tempo 2 celulares que consome 500 mA.
      Quem gerencia a forma que a bateria será recarregada é um micro circuito no dispositivo móvel, este circuito pode monitorar a temperatura da bateria, a carga atual, e qual a hora de parar de fornecer energia mesmo que o carregador permaneça conectado.
      Portanto, acredito que um carregador de 5 volts e 800 mA poderia carregar qualquer celular do mundo através de um conector micro USB.

      PS: Eu acredito que a melhor maneira de recarregar os dispositivos móveis seria através da nova tecnologia de recarga, ou seja, via Indução Eletromagnética. Ou quem sabe num futuro próximo não precisemos mais recarregar nada móvel, pois as Baterias Nucleares de nossos dispositivos farão eles permanecerem ligados por mais de 10 anos.

      • Leandro

        Valews…

        Como diria um cliente: O que não é o estudo, não?

  • James

    pra que fazer um aparelho diferente do iphone? tem algum melhor que ele por acaso?

  • Carlos Queiroz

    Bom mesmo seria se o iPhone 5 tivesse HDMI i/o.

  • Erick Abe

    Eu adquiri uma capa protetora da Mophie e ele possui uma bateria extra para que você nunca fique sem bateria. Fora isso, ele carrega através de micro USB e coincidentemente eu posso carregá-lo no carro, pois ele é o mesmo do Nokia N900.

    O único ponto negativo é que ele deixa o aparelho maior que o normal, portanto, difícil de carregar no bolso algumas vezes. Mas é bom para quem fica com o 3G ativo o tempo todo, seja no twitter ou em qualquer outra mídia social.

  • Ainda tenho minhas duvidas sobre isto. Mas sobre a recarga de USB universal para todos aparelhos assim como a comunidade européia quer aplicar, ocasionalmente necessitará que os adaptadores usem voltagens, amperagens e frequências universais também .

  • Samuca

    Steve Jobs deveria sim, implantar uma porta padrao USB, só tem a ganhar com isso, eu era usuário do iphone 3gs e hj tenho um galaxy s, e uma das coisas q tambem faz falta e deveria ser implantado no iphone 5 eh ter a tela maior…eh.mto diferenca de 3,5″ para 4″ do galaxy, mto melhor….nao custa nada, a resolucao pode ser a mesma do 4 so q com tela maior, se isso acontecer volto para apple

    • Cleberson

      Se tá doido mano ASDHUADHAUH
      Você acha que a Apple iria jogar 4 anos de desenvolvimento de apps no lixo pra aumentar a tela?

      Se tem uma coisa que nunca mudou no iPhone, nem no iPod Touch, e nem vai mudar no iPad, é o formato/tamanho/resolução da tela, porque isso é crucial para os desenvolvedores.

      Não tem como aumentar de 3,5” pra 4” e manter a mesma resolução asdhausidudhsu cada tamanho de tela tem uma resolução apropriada, e qualquer 10, 20 pixels de resolução que mudar, os apps já não ficarão do tamanho certo, ou ficarão esticados, desproporcionais, exigindo uma redaptação dos 300.000 apps.

      “Não custa nada”, custa sim, e muito 😛

      • Marcio Rodrigues

        Permita-me uma correção, “é o formato/tamanho/resolução da tela,”.

        A resolução não precisa necessariamente acompanhar o tamanho da tela. Pode aumentar ou diminuir o tamanho de qualquer tela sem mexer na resolução, porém, a qualidade da imagem é seriamente afetada, seja para melhorar ou para piorar.
        Um exemplo bem claro disso é que o iPhone 3GS tem a resolução de 480×320 pixels que resulta em 163 ppi, já o iPhone 4 tem 960×640 pixels que resulta em 326 ppi, e ambos tem tela de 3,5 polegadas.

        Normalmente quanto maior for a resolução mais definição o dispositivo terá, devido a quantidade maior de pixels numa única polegada quadrada.

        • Cleberson

          Eu me expliquei mal, esqueci que aqui não tem IntenseDebate pra corrigir os posts.

          Eu quis me referir à proporcionalidade tamanho/resolução, e ao aspecto.

          Explico: não dá pra socar “qualquer” resolução em “qualquer” tela. pixels são coisas físicas e quadradas, devem encaixar perfeitamente um no outro. Não dá pra deixar tipo pixels em diagonal, com falhas entre uns e outros, pra se adaptar à uma tela estranha.

          Sim, a resolução do iPhone 4 é diferente, mas é proporcional: aonde antes tinha 1 pixel, agora têm 4. A única diferença é essa, a proporção da tela não muda, nem o aspecto, só o tamanho das coisas (que foi a única adaptação que os desenvolvedores precisaram fazer).

          O problema é o seguinte: imagina você ter um celular com aspecto 16:10, e de repente ele muda pra uma tela de aspecto 16:9, ou 5:3. ISSO sim é um problema, e é algo que eu tenho praticamente certeza que ocorre numa mudança de 3,5” pra 4”.

          Fora que isso acontece entre o iPhone 4 e o iPad: usando aquele app do Cydia (RetinaPad), você pode ver como os apps de iPhone em resolução Retina não cabem perfeitamente no iPad: sobram espaços em branco em alguns cantos. É justamente pra evitar isso que a Apple não muda o tamanho da tela do iPhone.

      • Fabio

        Como não? Temos celulares Android com 3.7, 4.0 e 4.3 de tela e todos têm EXATAMENTE a mesma resolução (800×480). Não é desculpa.

      • Samuca

        cara…a tela do iPhone é pequena, fato.
        e claro q pode aumentar o tamanho da tela sem ter q alterar o formato, e mantendo a resolução…
        a resolução dele é muito bom para uma tela de 3,5″. e manteria boa numa tela de 4″ com o mesmo aspect ratio…
        nenhuma alteração teria de ser feita pelos desenvolvedores de apps…
        enfim, cada um com seu cada um..

  • Christian Tavares

    Acho difícil trocar. A não ser que tenha uma entrada a mais. Seria essa a mudança sobre o conector de 30 pinos na horizontal enquanto na verticarl seria o micro-usb?

    Se não me engano, uma entrada USB normal consome muito mais energia que uma entrada de 30 pinos. Com uma entrada USB/micro-USB, vários aparelhos seriam adaptados para se conectar no iPad e isso reduziria muito a autonomia da bateria, coisa que a Apple não quer.

  • Dúvido! O maximo que vai acontecer é vim dentro da caixa do iphone um adaptador… 😉

    • Edivaldo

      Concordo, vale lembrar que a Apple optou por usar o atual padrao de conector já pensando no desenvolvimento de adaptadores externo para interação com apps, tipo um monitor cardiaco acoplado que passa dados pra uma app. O atual padrão vai além da função de carregar bateria/sincronizar dados, abre espaço pra uma série de complementos via hardware que irão extender as funcionalidades e possibilidades do uso dos igadgets.

      • É sim. Comprei o iphone 4 a 2 semanas, e veio com o antiga tomada.. Sabendo que o Brasil quer implementar o novo padrão de tomada…

        • Acho que você está confundindo. Essa tomada é a atual mesmo.

  • Alex iPilot

    A ironia da Historia é que foi a Apple a grande incentivadora do USB, não foi?

  • Bruno

    po, mas é claro que se a apple adotar o padrão micro-USB pra carregamento, ela manterá a porta de 30 pinos….. será apenas uma entrada a mais!

    Inviável remover a porta 30 pinos devido aos inúmeros acessórios que existem pra iphone, ipad e afins…

  • Rogério

    A respeito de cabos, alguém poderia me ajudar? Comprei um dock da Bose a uns 3 anos que funciona perfeitamente com iPods e com o meu antigo iPhone 2 G. Qdo troquei pelo iPhone 3 G ele parou de recarregar porém ainda funciona como dock. No iPhone 4 é a mesma coisa. Pesquisando descobri que a alimentação dos iPhones antigos segue o padrão de porta firewire já nos atuais, é o padrão de alimentação usb (ou o contrário, sei lá eu). Bem, descobri que a Griffin tinha um adaptador firewire para usb, o qual alimentaria os iPhones mais novos no dock, minha dúvida é, alguém sabe onde encontrar esse dispositivo por aqui? Estou em SP/SP, se puderem me ajudar eu agradeço! Valeu

  • Manjador

    O objetivo da Apple em colocar um plug diferente do padrão é justamente pra cobrar direitos sobre o uso do mesmo em acessorios. Com a entrada do micro usb(já usado em todos os celulares atuais desde o motorola razr) isso não iria mais ocorrer. a UE adotou essa medida com o objetivo de vender os celulares sem os carregadores, sendo possível reutilizar novamente, pensando no lado ecológico da coisa. O que a apple vai fazer e colocar um adaptador na caixa. Ela faz isso pelo mesmo motivo de existir o iTunes e o IOS ser tão calado de recursos.. Dinheiro

  • lu

    TENHO CERTEZA QUE IRÁ MANTER O DE 30 PINOS..

    POIS UM USB DESSE TAMANHO NÃO MANTERIA O iPhone ou iPad EM PÉ. ELA IRA COLOCAR DUAS ENTRADAS

  • Pedro .b

    Acho que a apple deve adotar o sistema standard que a CE propôs .
    A CE não brinca com os direitos do consumidor , trata-se de uma vantagem evidente .

    O fim dos carregadores proprietários está finalmente para breve .
    A sony/sony ericsson e a nokia eram empresas com carregadores/ligações proprietários .. actualmente já cumprem a norma .

    A apple terá de a cumprir se quiser vender na europa .
    E se a lei disser que tem de ter usb mini/micro a apple terá de os implementar .

    Quanto aos sim proprietários .. lol
    Esses cartões sim já existiam a algum tempo .. inclusive não passam de cartões normais em que as pontas são cortadas a novo formato .

    Quero ver quando for lançada a nova geração de cartões com memoria flash embutida .. aposto que a apple irá dizer tambem que foi invenção deles .. lol

    A apple é mesmo assim diz que inventa tudo e mais alguma coisa e na realidade apenas muda nomes a funcionalidades já velhas quem é toldado acredita .

  • Pedro .b

    PS:

    Esqueci de referir que o padrão usb permite tudo o que a tomada especifica da apple faz .

    Dou como ex:

    Quem já viu a camera da psp e o gps .. usam ligação micro usb … isto é um ex de um brinquedo .. lol

    Em terminais pode-se usar tambem .
    Tudo pode ser ligado via usb desde monitores , copiadoras .. praticamente quase tudo ,qualquer tipo de sensor que se queira acoplar aos terminais … tudo depende da programação .

    Portanto não existe a desculpa da apple em que oterminal de ligação proprietário permite funções inexistentes em A ou B ..